Como tirar o nome do cônjuge do financiamento em caso de separação?
O divórcio cresceu no Brasil. Só em 2021 foram mais de 80 mil pedidos, uma alta de 4% em relação ao ano anterior.
Muitos casamentos terminam antes do casal quitar o saldo devedor da compra de um imóvel. Nesse caso, existe a possibilidade de fazer a exclusão do cônjuge do financiamento.
Quando um casal se separa, o primeiro passo é definir o formato que será a partilha dos bens. É possível manter o financiamento e informar o banco sobre o divórcio ou excluir o nome do cônjuge.
Como excluir o cônjuge do financiamento?
O processo de exclusão deve ser feito diretamente no banco, mas, antes, é necessário formalizar a partilha do imóvel e atualizar a matrícula no cartório.
Isso quer dizer que as prestações do imóvel pagas enquanto o casal estava junto entram para o valor da causa da açãodivórcio ou estão sujeitas à divisão de bens em um eventual acordo de separação.
No entanto, a dívida continuará sendo cobrada dos dois. A mudança precisa ser feita no contrato do financiamento, para que uma das pessoas assuma como a única devedora das parcelas.
Será necessário emitir um novo contrato de financiamento que pode ter condições diferentes do original. Essa solicitação pode não ser autorizada pelo banco.
O banco irá fazer uma nova análise de crédito para saber se a pessoa que irá assumir a dívida sozinha tem condições financeiras e bom histórico de pagador para arcar com as parcelas.
Em caso de negativa, a solução seria manter o financiamento a dois ou então vender o imóvel - mesmo com a dívida imobiliária em aberto.
Ainda com dúvidas?
Confira mais respostas sobre os procedimentos na matéria completa do Portal Loft.