Saiba o que é importante na hora de avaliar um imóvel

Compartilhar a notícia

Quer evitar cair em um mau negócio na hora de comprar um apartamento? Descubra como avaliar um imóvel para fazer a melhor oferta

10 de agosto de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 28 de junho de 2022 4 min de leitura

O momento em que decidimos dar o passo na direção da compra de um imóvel envolve muita expectativa. É natural idealizar na sua cabeça todas as características que você gostaria de ver no apartamento - e pelo valor mais confortável possível para o seu orçamento, claro. Nem sempre a conta fecha, e muitas vezes é porque não sabemos como avaliar um imóvel.

Ao longo deste artigo, você vai entender que tipo de conhecimento, sobre o apartamento e o mercado imobiliário, é necessário para entrar em um bom negócio. Barganhar não é sorte, uma boa oferta é embasada em argumentos - e você vai ser capaz de perceber qual é o valor do seu apartamento ideal com as orientações que preparamos.

Como avaliar o valor de um imóvel

Precificação é um assunto que rende muita discussão e negociação. Saber como fazer avaliação de imóveis é importante tanto para quem quer vender quanto para quem quer comprar. 

Pedir um valor muito acima do mercado pode levar à lentidão na venda - o tempo médio de venda de um apartamento no Brasil é de 16 meses. Do lado do comprador, conhecer um pouco sobre o mercado imobiliário e ser capaz de comparar as características dos apartamentos pode render um bom negócio.

Vamos aos critérios que ajudam na hora de avaliar um apartamento? Estudar o bairro, o condomínio, a rua em que está localizado e as características da região são etapas fundamentais para estabelecer a melhor oferta no imóvel. 

1) Andar pelo bairro e avaliar os serviços que a região oferece;

2) Pesquisar valores de imóveis similares no bairro, de preferência em quarteirões próximos ao imóvel do seu interesse, para que o comparativo seja mais fiel à realidade;

3) Conhecer todas as áreas comuns do condomínio para atestar seu estado de conservação e manutenção;

4) Se possível, visitar o apartamento e as redondezas em diferentes horas do dia, para prestar atenção em todos os detalhes, como barulhos e luminosidade;

5) Avaliar a planta do apartamento e o estado de conservação do imóvel (se não passou por reforma, é possível negociar o valor para menos);

6) Informar-se sobre o ano de construção do prédio, pois, de modo geral, apartamentos mais antigos tendem a ser mais baratos, a não ser quando são projetos assinados por arquitetos renomados ou que marcaram época;

7) Entender o momento do mercado imobiliário - caso haja mais oferta do que demanda, você pode conseguir o apartamento ideal por um valor mais atrativo.

Na hora da visita, quais perguntas são importantes?

Um imóvel é um investimento para o futuro, por isso é importante estar atento a diversos pontos durante a visita e aproveitar esse momento para tirar dúvidas sobre o apartamento e o condomínio. Pergunte se o imóvel já passou por alguma reforma e há quanto tempo foi realizada. O corretor de imóveis também pode ajudar com informações sobre contas e estrutura do apartamento, como se a água é individualizada e o gás, encanado.

Tente conversar com vizinhos e funcionários do prédio para saber qual é a situação financeira do condomínio e quais são as regras para uso das áreas comuns e de lazer. O imóvel tem vaga na garagem? Se certifique se as vagas são demarcadas ou rotativas - há pessoas que não gostariam de não ter uma vaga fixa. Aproveite também para se informar sobre os horários de funcionamento da portaria.

É sempre bom questionar se o imóvel tem alguma dívida e, após a visita, caso deseje prosseguir com a compra, pedir que sejam enviadas as certidões de quitação de débitos. Quem compra um apartamento com a Loft tem ajuda nesse quesito, já que nosso time jurídico cuida de toda a burocracia para você e garante que o imóvel está com a “ficha limpa”.

Vá em busca do melhor apartamento para você!

Caso esteja buscando por apartamentos à venda nas melhores regiões de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte, basta acessar o site da Loft e você irá encontrar a melhor oportunidade para o atual momento da sua vida!

Para conhecer melhores os apês, as visitas podem ser presenciais ou por videoconferências, tours virtuais e sessões online para tirar dúvidas sobre o imóvel e sobre financiamento imobiliário. Conheça nossos apartamentos e tire todas as suas dúvidas!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde! Caso necessite de mais informações sobre a Loft ou sobre parcerias, entre em contato pelo e-mail imprensa@loft.com.br que responderemos você rapidinho.

Veja também

parede cobogo porta ar condicionado

Morar com estilo

30 de junho de 2022

Cobogó: o que é e como deixar sua casa mais iluminada e decorada

o que é a matrícula de um imóvel - chave pendurada em uma fechadura - foto: Shutterstock

Mercado imobiliário

30 de junho de 2022

O que é matrícula do imóvel e por que saber disso pode livrar de fraudes

LofTV

29 de junho de 2022

Quadra de beach tennis em condomínios: benefício real ou modinha?

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.