Cor do ano da Pantone: como usar Very Peri no design de interiores

Compartilhar a notícia

O Very Peri, um azul puxado para o lilás, propõe um olhar de renovação após o longo tempo de isolamento social. Pode estar presente em objetos de decoração, revestimentos, móveis e até na iluminação.

17 de junho de 2022

Atualizado: 20 de junho de 2022 5 min de leitura
very peri cor do ano pantone paleta catalogo tinta

Colaboração de Marcela Guimarães

As cores têm um papel fundamental na arquitetura e no design de interiores, não apenas estético, mas também emocional. Elas estimulam sensações e nos fazem compreender um ambiente. Todo ano, especialistas elegem uma cor que servirá como linguagem padrão, influenciando o desenvolvimento de produtos, moda, design industrial e gráfico, além da decoração.  

Para 2022, a Pantone, consultoria americana considerada autoridade em cores, escolheu a Very Peri 17-3938, da família dos azuis com uma pegada lilás. “Uma cor que traz personalidade. Tem o aconchego do azul e a vibração do vermelho, provocando sensação de jovialidade e presença”, avalia André Gonzaga, arquiteto especialista em cores e professor de design de interiores do Senac.

Criada para provocar “novos padrões no pós-pandemia”, a cor Very Peri pode ser inserida nos ambientes de maneira marcante, em móveis, tapetes e revestimentos, ou de maneira mais discreta, usando objetos soltos de decoração. “A gente precisa tirar da cabeça que cor é apenas tinta”, provoca André Gonzaga, que reforça haver uma gama de opções e usabilidade além das tintas. “É uma cor que pode ser usada de maneira intensa ou ponderada e, por ser o tom do ano, pode ser adicionada à decoração com sutileza usando a iluminação”, sugere o especialista.

Neste caso, a dica do arquiteto é usar a cromoterapia para trazer as sensações propostas pela cor, com fitas de LED ou bastões, que podem ser instalados no quarto ou num banheiro, como uma iluminação de descanso. “Assim a cor não vai alterar o ambiente, mas acrescentar um clima aconchegante, acolhedor e encorajador ao mesmo tempo, e pode ser usado quando o morador desejar”, diz André.

luminaria roxo very peri led luzinhas
Cordão de cobre composto por 50 LEDs em “fio de fada” roxo, vendido pela Benluz. Foto: Divulgação

Os revestimentos para cozinha e banheiro, por exemplo, podem ganhar nuances ou tons que remetem ao Very Peri e conseguem ser encontrados no mercado facilmente, segundo o arquiteto. “Um dos ambientes propícios para uso desses revestimentos é o lavabo, porque é pequeno e de uso rápido, podemos ousar e não vai cansar. Além de trazer personalidade.”

sala estar rack very peri tapete varanda integrada
Na sala de estar integrada com a varanda, as arquitetas Ieda e Carina Korman, do Korman Arquitetos, investiram em um rack no tom Very Peri. Foto: JP Image

Para quem não tem medo de arriscar, por que não investir em um sofá ou até em um tapete Very Peri? Estampas florais em almofadas, quadros e tapeçaria com toques da cor também são opções. “A cor está sendo usada também em revestimentos de marcenaria, tanto na cozinha como no banheiro e até na sala de estar, em estantes, cristaleiras e armários. Pode estar em nichos ou em portas inteiras. Também temos utilizado a cor nas bancadas de cozinha”, destaca André. 

Faça composições com a cor do ano

moodboard azul louca batedeira roxo
Crédito: André Gonzaga

Assim como se faz na moda, as composições de cores também são importantes na decoração. O círculo cromático é um ponto de partida, explica o especialista. Há cores contrastantes (opostas) e análogas (vizinhas).

moodboard very peri azul roxo madeira
Crédito: André Gonzaga

“Para compor, temos o branco, o cinza, o bege, o preto e os amadeirados. Ambientes criativos e mais ousados podem ser criados com amarelo, dourado, laranja, tons de azul e rosa.”

moodboard very peri verde roxo rosa
Crédito: André Gonzaga

Os itens decorativos, como vasos, cachepôs, luminárias e até a roupa de cama são uma ótima opção para acrescentar a cor do ano sem abusar dela.

moodboard madeira roxo madeira
Crédito: André Gonzaga

As próprias flores podem trazer essa pitada de modernidade, em arranjos específicos que vão chamar atenção e perfumar a casa. Importante não esquecer das texturas. “Misturar opaco, rústico, brilhante, liso, porque traz sensações também”, acrescenta André.

moodboard cobre rosa very peri
Crédito: André Gonzaga

Use Very Peri em detalhes de decoração

Se você amou o azul com pegada lilás Very Peri e quer estampá-lo nas paredes, pode escolher um cantinho menor da casa, como a área de home office, ou o hall de entrada. Nesse sentido, pintar uma porta também pode funcionar como ponto de destaque. Aliás, uma porta de entrada em Vey Peri ganha uma releitura vintage. Lembra do seriado Friends? A icônica porta lilás do apartamento de Monica Geller - com aquela moldura amarela - marcou uma geração.

E já que é para inspirar e provocar sensações, o arquiteto André Gonzaga sugere o uso de aromas que remetem à cor do ano, como a lavanda. “É uma forma mais lúdica e sensorial de usar a Very Peri.” E por que não servir um bom jantar para convidados em um jogo de mesa com tons de azul-lilás? Pratos, taças, conjuntos americanos, velas - essas peças podem trazer a cor do ano para momentos de confraternização. Uma maneira criativa de  comemorar o retorno dos encontros presenciais e afetivos, e mostrar-se um anfitrião conectado às novidades. 

Veja também: 

Aqui você encontra os conteúdos produzidos pelos colaboradores da Loft especialistas em economia, decoração, mercado imobiliário e estilo de vida. São profissionais altamente capacitados e com anos de experiência em produção de conteúdo para te ajudar nas suas principais dúvidas.

Veja também

lavanderia dentro armario sala estar marcenaria

Morar com estilo

24 de junho de 2022

Inspiração: A lavanderia deste apê fica dentro do armário da sala de estar

plantas apartamento sala vaso pleomele

Morar com estilo

23 de junho de 2022

Plantas e folhagens para apartamento: 10 opções para você cultivar

SBPE Sistema Brasileiro de Poupanca e Emprestimo

Mercado imobiliário

22 de junho de 2022

SBPE: saiba o que é e para quem vale a pena

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.