Hobby Box: aprenda a organizar o depósito privativo na garagem

Compartilhar a notícia

Muitas vezes relegado ao segundo plano, o “quartinho da bagunça” dos prédios pode ser um grande aliado na organização da casa

02 de junho de 2022

Autor Nádia Kaku
Atualizado: 20 de junho de 2022 6 min de leitura
o-que-e-self-storage

“O que é hobby box?”. Se você mora em um prédio, já pode ter dito ou escutado essa pergunta. E a resposta é simples: hobby boxes são aqueles depósitos privativos de apartamentos, localizados geralmente na garagem ou no térreo dos edifícios. Apesar da área enxuta, com metragens que raramente ultrapassam 4 m², podem desempenhar um papel crucial na organização do lar. “É um local super estratégico. O ambiente permite que itens que não cabem na casa ou não combinam com a decoração atual possam ser armazenados de forma simples e segura", explica a personal organizer Juliana Aragon, profissional parceira da Ordene.

“Já vi um espaço que foi transformado em uma oficina, porque o dono gostava de fazer trabalhos manuais e a área era de fácil acesso”, conta Flávia Ferrari, home expert e apresentadora do canal A Dica do Dia. No entanto, como não ficam à vista e não são acessados no dia a dia, é preciso tomar alguns cuidados para não virar um quartinho da bagunça repleto de objetos sem função.

Como organizar o hobby box

Se o seu depósito já está cheio de coisas, comece retirando tudo o que há dentro e limpando cada peça, para evitar mofo. Aproveite e faça uma seleção, escolhendo o que guardar, descartar ou doar. Uma dica aqui é agrupar objetos de uma mesma natureza. Por exemplo: travesseiros de pescoço, nécessaires e plásticos a vácuo para roupas podem ser guardados dentro das malas de viagem. O mesmo vale para peças de uso sazonal: crie uma caixa só para enfeites de Natal ou acessórios usados na praia. Dessa forma, é possível reparar se não há objetos duplicados, coisas que não funcionam ou com prazo de validade vencido. Esse processo também ajuda na hora de encontrar algo no depósito.

Caso tenha dificuldade já nessa primeira etapa, cogite contratar um profissional especialista em organização. “Por meio de visitas, vídeos ou fotos, podemos estimar o tempo gasto no trabalho e também a melhor forma de adequar o espaço para o uso dos moradores”, explica a personal organizer Camila Felippelli.

Guarde muita coisa em pouco espaço

hobby box deposito garagem adega vinhos cerveja bebida
Organizando bebidas: guarde os vinhos deitados e as cervejas e espumantes em pé. Foto: Camila Felippelli

Após essa categorização, armazene o que for possível em recipientes fechados para evitar poeira e umidade. “As caixas organizadoras funcionam para objetos de diversos tamanhos e podem ser identificadas somente com uma etiqueta”, indica Juliana. Prefira as translúcidas, como as feitas de plástico, e evite as de papelão, que podem atrair traças ou outras pragas. “Uma boa opção são as modulares, que se encaixam entre si, otimizando o espaço”, lembra Flávia. Modelos assim são fáceis de achar em lojas especializadas de organização, como a UZ Utilidades e a Ordene. Locais que vendem materiais para escritórios também costumam comercializar. Saquinhos de sílica ou anti mofo podem ser usados dentro das caixas ou até nas prateleiras para melhorar a umidade.  

Como armazenar móveis

Móveis não devem ficar apoiados diretamente no chão. “Acomode-os sobre um pallet de madeira ou de plástico para evitar criar mofo no contato com a superfície. Cadeiras podem ser empilhadas, mas coloque um pano entre cada uma delas para proteger o material”, ensina Camila. Para cobrir peças grandes, não utilize plásticos e prefira lençóis ou TNT. “É um tecido leve e que deixa o objeto respirar, evitando o mofo. Hoje existe no mercado até capas de TNT para árvores de Natal”, completa a personal. Se o objeto já vier com uma capa específica - como guarda-sóis e malas - mantenha-os ali. Ferramentas podem ser organizadas em maletas ou ganchos na parede.

estante organizacao plastico garagem deposito
Cada prateleira desta estante da Ordene comporta até 50 kg: por ser feita de plástico virgem, não enferruja. Foto: Divulgação

Ideias para guardar livros

Para livros, o ideal é colocar em caixas ou envolver com tecido. Se for muito necessário estocá-los em um lugar úmido, é mais seguro colocar em plásticos - mas é preciso retirá-los periodicamente da embalagem para respirar. “Existem caixas específicas para armazenar papéis e documentos, que são utilizadas por arquivistas”, acrescenta Camila.

O que não guardar no hobby box

Objetos explosivos, inflamáveis ou tóxicos são proibidos, e produtos que possam causar mau cheiro ou atrair insetos não são aconselhados. “Uma exceção é quando o espaço é de fácil acesso e bem ventilado. Aí compensa estocar alimentos não perecíveis e mercadorias compradas em atacado, como caixas de sabão em pó e enlatados”, pondera Flávia. “Se for criar uma adega, opte por colocar os vinhos deitados e deixe os espumantes e cervejas em pé. Mas retire tudo das caixas de papelão”, diz Camila. Caso queira guardar itens de valor, verifique a segurança e invista num cofre.

Otimize o espaço

garagem deposito estante adega mala viagem enfeite natal
Etiquetas nas caixas e nas prateleiras auxiliam na hora de encontrar um objeto específico. Foto Camila Felippelli

Dentro do depósito, lembre-se de tirar proveito da altura do cômodo: prateleiras e estantes podem ir até o teto e conseguem acomodar mais coisas do que caixas no chão. Aproveite o espaço atrás da porta para instalar ganchos. Armários de metal ou estantes parafusadas na parede são uma boa opção para armazenar bagagens pesadas. Peças de organização usadas em closets também podem auxiliar num melhor aproveitamento de espaço. "Consulte a planta baixa do hobby box para verificar se não há encanamentos antes de furar as paredes”, alerta Camila. 

Investir em móveis sob medida não é muito indicado. “Se você vender o apartamento no futuro, pode ser que o próximo morador precise de uma estrutura diferente da sua”, atenta Flávia. Lembre-se também de deixar uma área livre para um eventual armazenamento de emergência. E, mesmo depois de todo esse processo, a manutenção é essencial. “É importante manter uma rotina de limpeza a cada 15 ou 30 dias”, finaliza Juliana.

Veja mais:

Repórter de decoração do Portal Loft. Jornalista formada pela ECA-USP, trabalha há mais de 10 anos cobrindo arquitetura, design e decoração. Com passagens por redações de revistas impressas e digitais, foi editora e socialmedia das marcas Casa.com.br, CASACOR, Minha Casa, A&C e Casa Claudia.

Deixe seu comentário

Veja também

sala estar sofa verde janela sacada

Mercado imobiliário

27 de junho de 2022

Home Staging: o que é e como isso ajuda a vender seu imóvel mais rápido

quadros filmes shutterstock

Morar com estilo

27 de junho de 2022

Decoração com quadros de filmes: inspiração, complemento ou ponto de partida

lavanderia dentro armario sala estar marcenaria

Morar com estilo

24 de junho de 2022

Inspiração: A lavanderia deste apê fica dentro do armário da sala de estar

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.