Só olhando? Veja dicas para identificar boas oportunidades de apês à venda

Compartilhar a notícia

06 de dezembro de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 28 de junho de 2022 4 min de leitura
identificar-oportunidades-de-apartamento

Listamos 5 coisas que você pode fazer para sonhar com seu futuro apartamento sem tirar os pés do chão.

Comprar um imóvel é uma grande decisão, daquelas que podem levar anos para amadurecer. Por isso é super comum dar uma olhada descompromissada no mercado mesmo muito tempo antes de ter certeza: assim a ideia vai tomando contornos mais nítidos e, quando for o momento de compra, as coisas já estão mais claras. 

Neste post, vamos oferecer algumas dicas para quem está nesse meio termo, entre o desejo de comprar o próprio apê e a necessidade de conhecer um pouco mais antes de bater o martelo.

5 dicas para identificar boas oportunidades à venda

Saiba que boas oportunidades vão embora rápido

Imagine que, nessa busca descompromissada, você achou uma joia. Se ainda não estiver com a papelada em dia (veja a lista) e os recursos financeiros prontos, pode acabar perdendo um apê que você adorou porque alguém foi mais rápido. E tudo bem, acontece! Da próxima vez, você vai estar mais preparado.

Entenda quanto você pode gastar num apartamento antes de começar a buscar

Aliás, falando em recursos financeiros… É importante que você tenha clareza sobre quais são os custos envolvidos na compra de um apê. A entrada, por exemplo, costuma ser no mínimo 20% do valor do imóvel e deve ser paga à vista. Além disso, as documentações cartorárias (imposto, registro do imóvel, escritura etc.) geralmente custam o equivalente a 4-5% do valor do imóvel.

E para quem faz financiamento imobiliário (é o caso da maioria dos brasileiros), vale a pena lembrar que os credores levam em conta sua renda na hora de determinar quanto dinheiro vão financiar: o valor da parcela do financiamento não passa de 30% dela. 

Faça uma simulação de financiamento

Um jeito de facilitar esse caminho e entender quanto você teria para gastar é pedindo uma carta de crédito aos bancos, que eles oferecem depois de analisar seu perfil de crédito. Nessa carta, vai constar quanto dinheiro o credor aceita te emprestar naquele momento e sob quais condições. É um documento não vinculante, gratuito e válido por 90 dias. 

Se você curtiu a ideia, a Loft oferece uma assessoria gratuita de financiamento imobiliário, pode te ajudar nessa negociação. Assim você pode sonhar de um jeito mais realista e fica de olho nos apês que de fato cabem no seu bolso.

Leia também: Sonhando em comprar um apartamento? Saiba qual cabe no seu bolso

Tenha clareza sobre seus objetivos com a compra

Então você já sabe, mais ou menos, quanto pode pagar pelo apê. Agora é hora de definir o que esse apê precisa ter e o que seria legal que ele tivesse. Um jeito legal de fazer isso é criando uma lista com todos os seus desejos e necessidades, de "perto do corredor de ônibus" a "home office" ou "academia no prédio".

Em seguida, você elenca essas características de acordo com seu nível de prioridade, entre o que é absolutamente essencial para você e aquilo que é um ótimo diferencial. É difícil encontrar uma casa que atenda 100% da lista, mas assim você já consegue afunilar bem a sua busca!

Saiba avaliar o entorno do edifício a curto, médio e longo prazo

Comprar um apartamento para morar significa que você vai passar pelo menos alguns anos por lá, e numa cidade grande isso é tempo suficiente para muita coisa mudar. É uma ótima ideia aprender a avaliar o que tem em volta do prédio agora e o que está agendado para mudar, como, por exemplo, a construção de uma nova estação de metrô (que é barulhenta, mas depois valoriza a região).

Também reserve um tempinho para entender como o mercado imobiliário local vê aquela região. Ela está se valorizando, já está bem estabelecida ou está em um relativo declínio? Isso vai te ajudar a alinhar expectativas sobre preço e, eventualmente, se você quiser, até a negociar com o vendedor. 

Leia também: Siga esses passos de como juntar dinheiro para comprar um apê

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde! Caso necessite de mais informações sobre a Loft ou sobre parcerias, entre em contato pelo e-mail imprensa@loft.com.br que responderemos você rapidinho.

Veja também

Comunicados

05 de julho de 2022

Grupo Loft reorganiza sua operação

bancada-varanda-gourmet-luminaria

Morar com estilo

05 de julho de 2022

Decoração de varanda: aprenda 7 ideias de inspiração

Fachada da estação Faria Lima, uma das 11 da linha amarela do metrô

Mercado imobiliário

04 de julho de 2022

Proximidade com metrô valoriza imóveis em São Paulo

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.