Como proteger seu apartamento da presença do coronavírus?

Compartilhar a notícia

18 de junho de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 24 de junho de 2022 5 min de leitura
proteger-apartamento-coronavirus

Entenda como evitar a transmissão do vírus e manter sua casa higienizada durante este período de pandemia

A covid-19 ainda é, infelizmente, uma realidade no país. Os números de casos e internações pela doença continuam se mantendo em um patamar alto mesmo um ano depois do início da pandemia. Pela nossa saúde, pela de nossos familiares e pela de pessoas que não conhecemos, precisamos manter os cuidados tanto na rua quanto em casa.

Neste artigo, vamos explicar o que é a covid-19 e como se dá a transmissão. Falaremos também sobre dicas para proteger a sua casa e a de familiares e amigos deste vírus.

O que é a covid-19

O que chamamos de covid-19 é a doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, segundo definição do Ministério da Saúde. Este vírus foi identificado pela primeira vez em amostras de pacientes com pneumonia de causa desconhecida na cidade de Wuhan, província de Hubei, China, em dezembro de 2019, e se espalhou por todo o mundo.

O que se sabe sobre a transmissão da covid-19

A doença se espalha por meio de gotículas respiratórias ou por contato, afirma o Ministério da Saúde. De acordo com os especialistas, “a transmissão por contato ocorre quando as mãos contaminadas tocam a mucosa da boca, do nariz ou dos olhos”. 

“O vírus também pode ser transferido de uma superfície para outra por meio das mãos contaminadas, o que facilita a transmissão por contato indireto”, explica o órgão.

Dicas para se proteger da covid-19

Separamos algumas medidas básicas para ajudar você, seus familiares e amigos a se protegerem da covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, estas são “medidas não farmacológicas de prevenção e controle da pandemia”.

1) Distanciamento social

Para conter a velocidade de transmissão do coronavírus, é preciso manter uma distância física mínima de pelo menos 1 metro de outras pessoas tanto em ambientes fechados quanto ao ar livre. É fundamental não promover ou participar de aglomerações, uma vez que é improvável que se consiga um distanciamento social nessas situações.

“Quanto mais pessoas interagem durante este tipo de evento e quanto mais tempo essa interação durar, maior o risco potencial de infecção e disseminação do vírus SARS-CoV-2. Lugares ou ambientes que favorecem a aglomeração de pessoas devem ser evitados durante a pandemia”, informa o Ministério em seu site.

É importante ainda cortar apertos de mão, beijos e abraços enquanto a pandemia perdurar. Manter o distanciamento social e evitar contato físico é necessário por enquanto.

2) Higienizar as mãos

O Ministério da Saúde enfatiza a importância deste tipo de medida, uma vez que a transmissão pode ocorrer pelas mãos. Lavar as mãos com sabão interrompe a propagação do vírus. Caso você não tenha como fazer desta forma, o uso do álcool em gel 70% é recomendado.

“A higienização das mãos é a medida isolada mais efetiva na redução da disseminação de doenças de transmissão respiratória”, afirma o Ministério.

Os especialistas também recomendam que o celular e os brinquedos das crianças também sejam higienizados com frequência. Importante também não tocar olhos, nariz e boca com as mãos sujas, apenas com elas higienizadas.

3) Usar máscaras

O uso de máscaras é altamente recomendado pelo Ministério da Saúde. Isso porque a máscara tem o potencial de diminuir a exposição ao vírus. Para colocá-la, é preciso lavar as mãos antes. Ponha a máscara sobre a boca e o nariz, prenda-a sob o queixo e ajuste-a nas orelhas ou na cabeça.

Proteja seu apartamento da presença do coronavírus

Para proteger sua casa deste vírus, é necessário tomar algumas medidas. Uma delas é assegurar que os ambientes internos do imóvel tenham uma boa ventilação. Abra bem as janelas e deixe o vento passar para garantir uma excelente circulação de ar.

Como muitas vezes não sabemos se as pessoas com quem moramos estão infectadas, é importante não compartilhar objetos pessoais. Ou seja, cada integrante da casa deve ter seu próprio talher, toalha, prato e copo neste período.

Se alguém com quem você mora estiver com covid-19 ou com sintomas, o ideal é que vocês se isolem, cada um em um ambiente diferente. As refeições devem ser feitas dentro do próprio quarto, todos devem usar máscara em casa e ambientes que por ventura precisarem ser compartilhados, como banheiro, devem ser higienizados antes de usados.

A Loft protege seus funcionários do Coronavírus

A Loft foi uma das primeiras empresas a assinar o Compromisso pelo combate à propagação do vírus Covid-19 no Brasil. A carta pede que empresas adotem medidas de segurança e apoiem financeiramente seus fornecedores e prestadores de serviço, entre outros pontos, a fim de evitar o crescimento de contágio.

A empresa tem mais de 500 funcionários e lida com cerca de 12 mil prestadores de serviços diretos e indiretos (de pedreiros em obras a corretores parceiros). Além do home-office dos lofters, a Loft oferece visitas remotas por videochamada. Veja aqui como funciona.

Acompanhe as notícias sobre mundo imobiliário, serviço financeiro e compra e venda de imóveis no Blog da Loft!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde! Caso necessite de mais informações sobre a Loft ou sobre parcerias, entre em contato pelo e-mail imprensa@loft.com.br que responderemos você rapidinho.

Veja também

lavanderia dentro armario sala estar marcenaria

Morar com estilo

24 de junho de 2022

Inspiração: A lavanderia deste apê fica dentro do armário da sala de estar

plantas apartamento sala vaso pleomele

Morar com estilo

23 de junho de 2022

Plantas e folhagens para apartamento: 10 opções para você cultivar

SBPE Sistema Brasileiro de Poupanca e Emprestimo

Mercado imobiliário

22 de junho de 2022

SBPE: saiba o que é e para quem vale a pena

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.