Aqui na Loft a jornada do nosso cliente passa por uma etapa muito importante que é o Contrato (ou compromisso) de Compra e Venda (CCV), que descreve as obrigações das partes envolvidas no negócio. O CCV é o primeiro passo formal da realização do sonho dos nossos consumidores. Eu brinco com a sigla CCV e a tenho sempre comigo para me recordar diariamente que preciso criar valor para os meus clientes, internos e externos.
Mesmo quem acredita ser péssimo com vendas e negociação já se deparou na vida com um momento onde teve que ser bom vendedor e gerar valor para alguém, uma situação ou produto, pode acreditar. Quer exemplos? O teatro na escola, o Trabalho de Conclusão de Curso na faculdade, convencer pai e mãe a comprar um brinquedo, na conquista do companheiro ou companheira, numa entrevista de emprego.
Todos somos vendedores
É disso que vamos falar aqui uma vez por mês: VENDAS, ou seja, o meio pelo qual as pessoas alcançam o sucesso em determinada esfera ou resolvem um problema. O valor para os clientes vem do propósito daquela relação de compra e venda, do serviço, do produto e, consequentemente, da capacidade que aquilo tem de suprir uma necessidade, muitas vezes inconsciente, do indivíduo.
A maneira que vendemos e nos relacionamos com os consumidores mudou muito nos últimos anos. Hoje, mais do que nunca, a área de vendas tem uma relação mais profunda com o comprador, porque o objetivo não é somente vender. É a satisfação, a realização do sonho.
O que chamamos de "área de vendas" é o que os compradores entendem como uma possibilidade de evoluir por meio de um produto ou serviço. Esse relacionamento se tornou mais complexo com o advento da internet e das redes sociais. As pessoas carecem de conteúdo, bons recursos tecnológicos na interação, sem nunca deixar de lado o relacionamento e o bom atendimento.
Trazendo valor para os clientes
O consumidor espera que a empresa o ajude a ser bem sucedido em determinado ponto da sua vida ou em uma necessidade pontual. Essa é a nossa tarefa diária, o sucesso dos nossos clientes.
Não é novidade que a visão de longo prazo da Loft é vencer o jogo da vida e atuar em todas as interações dos nossos clientes com o mercado imobiliário. Para que essa visão se concretize, a chave não é apenas ter bons produtos no portfólio e realizar um número cada vez maior de vendas, mas sim gerar valor para as pessoas e elevar a capacidade delas serem bem sucedidas nessas transações, com uma excelente experiência.
Por isso, o nosso propósito tem papel fundamental nessa jornada. A conquista tem que ir além e mobilizar não só bons vendedores, mas também um grupo multidisciplinar que envolve profissionais de Tecnologia, Marketing, Finanças, Jurídico e Pós-vendas.
Em resumo: o crescimento de uma companhia pouco tem a ver com CCVs, e tem tudo a ver com o sucesso dos clientes.