3 dicas de iluminação para valorizar o design da casa
Uma boa iluminação é capaz de trazer aconchego, calor, alegria e sofisticação. Mas para conseguir tudo isso, é importante investir em ações que vão além da escolha da lâmpada ou luminária.
Para a arquiteta Francine Felício, o segredo para criar um bom projeto luminotécnico é "entender como vivem os moradores daquela residência e quais as necessidades deles".
Foto: Mariana Orsi
A profissional cita como exemplo a sala de estar, onde a iluminação mais intimista deve prevalecer. Já o home office e bancadas de estudo precisam de mais claridade.
No Brasil é comum encontrar apenas pontos de elétrica no teto. Mas alternar a altura das fontes de iluminação, formatos de lâmpadas e luminárias pode fazer grande diferença.
Foto: Julia Herman
Uma alternativa é contar com a tecnologia como aliada. A arquiteta Sabrina Salles investiu em automação para criar diferentes cenários em um mesmo ambiente.
"ALEXA, CHEGUEI"
Foto: Rafael Renzo
Abusar da luz branca não é bom. Sabrina orienta evitar luz fria para salas ou quartos, pois, "tira o aconchego desses ambientes. Deixe para a cozinha ou banheiro”.
Foto: Emerson Rodrigues
Quer saber mais?
Confira outras dicas das especialistas em um conteúdo exclusivo sobre a importância da iluminação no Portal Loft