Mora em apartamento ou pretende viver em um? Essa taxa precisa estar no seu planejamento financeiro
A taxa de condomínio é o valor cobrado mensalmente para sustentar as despesas de moradores que dividem o mesmo espaço e serviços.
Ela abrange todas as despesas comuns, ou seja, aquelas que não dizem respeito apenas ao uso da unidade de cada condômino, como manutenções, portaria, limpeza, entre outros.
A taxa de condomínio é composta por despesas ordinárias - gastos com funcionários, água e luz das áreas compartilhadas, seguros, dentre outras - além de um fundo de reserva.
Somados, esses valores pagam tudo o que serve a todos os condôminos. Para o cálculo da taxa, essa soma é dividida proporcionalmente de acordo com a fração ideal de cada imóvel.
O que é fração ideal?
É o índice de rateio utilizado para dividir as despesas comuns. Normalmente, corresponde a uma proporção da unidade na área total do empreendimento.
Assim, na maioria das vezes, quem tem fração ideal maior paga uma taxa de condomínio maior de quem tem fração ideal menor e, juntos, todos pagam o valor total das despesas condominiais.
Por menor que seja a fração ideal, é importante ter em mente que todos precisam pagar a taxa de condomínio. Essa obrigação é imposta pela lei e não pode deixar de ser cumprida sob risco de dívida.