Mudou de endereço e não sabe o que fazer com a conta de luz? Transfira para o seu nome e faça isso o quanto antes
Se você mudou de endereço, uma das primeiras coisas a fazer é a troca da titularidade da conta de luz. O processo é menos burocrático do que se imagina - pelo WhatsApp mesmo dá para fazer a mudança.
De maneira geral, o titular da conta é aquele que está consumindo a energia elétrica. Seja o imóvel próprio ou alugado, quem habita a residência deve se responsabilizar pela conta de luz.
E imóvel alugado?
O artigo 23, da Lei nº 8.2451/91, determina que, caso o imóvel esteja alugado, o locatário deve "pagar as despesas de telefone e de consumo de força, luz e gás, água e esgoto".
Como transferir a titularidade da conta de luz?
Cada região pode ter regras específicas, mas no geral é necessário seguir o procedimento de envio de alguns documentos presencialmente ou online.
- CPF e RG;- Contrato de aluguel ou documento de compra e venda do imóvel;- Número da unidade consumidora;- Telefone para contato.
Documentos necessários
A mudança de titularidade da conta de energia costuma ser um procedimento rápido e que pode ser feito presencialmente ou através dos canais digitais das concessionárias.
Basta acessar a página de Transferência de Titularidade no site da distribuidora, anexar cada documento solicitado no formato indicado e aguardar a notificação da empresa.