Um dos documentos mais importante quando se compra ou vende uma propriedade é o registro do imóvel. Trata-se de um papel obrigatório e, por isso, entender os trâmites relacionados a ele é importante.
O registro do imóvel é obtido no Cartório de Registro de Imóveis da cidade onde o bem está localizado e tem a função de oficializar a transação de compra e venda.
Portanto, esse documento serve, principalmente, para atestar quem é o dono do imóvel e o seu responsável legal. A partir da emissão, o processo de compra e venda é encerrado conforme manda a lei.
Após fazer o registro, o nome do novo proprietário do imóvel será incluído na matrícula — que serve como uma espécie de documento de identificação com todo o histórico do bem.
A escritura serve para oficializar o interesse entre as partes quanto à compra e venda do imóvel. É emitida depois da assinatura do contrato para firmar o compromisso de ambos.
Registro x Escritura
Em geral, a emissão da escritura é feita pelo Cartório de Notas. Porém, em casos como o financiamento, o contrato firmado entre as partes já tem o valor de uma escritura.
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