Ao procurar pelo financiamento imobiliário ideal para o seu bolso, é comum olhar a taxa de juros e se basear nela para tomar a decisão de fechar ou não o contrato com uma instituição.
No entanto, outro cálculo deve ser feito para entender de maneira mais realista qual o valor da conta no final, envolvendo juros, taxas e seguros que estão previstos em contrato.
O que é cet?
O Custo Efetivo Total representa o valor real que será pago ao final do empréstimo. Todas as instituições financeiras têm obrigação legal de fornecê-lo detalhadamente para seus clientes.
Trata-se do valor que o comprador terá que investir no financiamento do imóvel incluindo todas as taxas, tributos, encargos e seguros envolvidos nesse tipo de transação de crédito.
Os juros de um empréstimo são somente um dos itens que compõem o custo total da contratação de um serviço financeiro, já que outros valores adicionais costumam surgir.
Acompanhar a taxa de juros basta?
Em resumo, podemos dizer que a fórmula do Custo Efetivo Total é essa aqui: CET = juros + taxas + encargos + tributos + seguros.