Quando se tem uma dívida a forma mais comum de pagá-la é através de parcelas recorrentes, mas é possível pagar um valor extra para que o prazo para quitar ou o montante da dívida diminua.
Este processo é chamado de amortização. Muito comum em financiamentos imobiliários, existem dois diferentes sistemas que ditam como isso irá funcionar na prática: oSAC e a Tabela Price.
Neste sistema, o valor abatido do total financiado é o mesmo em todas as parcelas. Isso significa que você começa pagando um valor maior de financiamento e termina pagando menos.
Já neste segundo, o valor da parcela é o mesmo do início ao fim do financiamento. O sistema é voltado para quem não dispõe de tanto dinheiro no começo e prefere ter parcelas fixas.
Além da amortização recorrente, realizada através do pagamento das parcelas sucessivas previstas no contrato, é possível fazer pagamentos adicionais para reduzir ainda mais o saldo devedor.
A amortização pode ser feita diretamente nos aplicativos de habitação da instituição financeira. Para quem trabalha com carteira assinada, é possível usar o FGTS para abater o valor da dívida.