3 dicas para acertar na escolha do financiamento imobiliário
O financiamento imobiliário é uma das melhores alternativas para quem deseja adquirir um imóvel e realizar o sonho da casa própria.
O setor de crédito imobiliário bateu recorde histórico em 2021, com R$ 255 bilhões em valor investido.
Encontrar as melhores oportunidades requer pesquisa. Por isso, é muito importante fazer simulações em diferentes instituições. A seguir, separamos algumas dicas de como escolher um financiamento!
1
Atente-se ao CET
Além das taxas de juros, outro índice importante de se observar é o CET - o custo efetivo total do empréstimo.
Esse valor inclui todas as taxas, tributos e seguros presentes na hora de financiar um imóvel, e, por isso, traz uma visão mais realista do valor final a ser pago.
2
Amortização
Se você já simulou um financiamento, deve ter percebido que os valores da parcela começam maiores e terminam menores. Isso se justifica pelo uso da tabela SAC para o cálculo.
Atualmente é possível contar com outra tabela - a Price. Nesse caso, as parcelas começam menores e vão aumentando ao longo do tempo.
3
Forma de pagamento
Alguns contratos prevêem uma forma de pagamento específica como condição para a concessão de determinadas taxas ou descontos.
Se o financiamento oferece desconto para pagamentos antes da data do vencimento, por exemplo, é fundamental se organizar antes de assinar para não ver o valor da parcela ser alterado de repente.
Quer saber mais?
Confira outras dicas de especialistas para escolher o financiamento imobiliário ideal para você no Portal Loft.