Glossário financiamentoimobiliário

Texto Juliana Maciel

É quando um imóvel residencial ou comercial serve como garantia de um empréstimo ou financiamento. De acordo com a legislação, a matrícula da casa ou apartamento fica em nome do banco até que a dívida seja quitada. Em caso de inadimplência, a casa ou apartamento pode ir a leilão.

Alienação fiduciária

Nada mais é do que o pagamento de uma dívida. Ou seja, é o processo de redução do saldo devedor em parcelas periódicas até que ele seja totalmente extinto.

Amortização

É a anotação de uma mudança estrutural ou de propriedade no registro de um bem imobiliário. Por exemplo: depois de quitar o financiamento, é necessário fazer a averbação do imóvel em um Cartório de Registro de Imóveis para deixar claro que agora ele pertence a um novo dono.

Averbação

É o custo total de uma operação de crédito, incluindo todos os encargos, como taxa de juros, tarifas, tributos, seguros e outras despesas. É o valor que de fato vai incidir sobre as prestações de um financiamento e precisa ser informado para o cliente pela instituição financeira antes da assinatura do contrato.

Custo Efetivo Total (CET)

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, uma contribuição compulsória feita por todos os trabalhadores contratados com carteira assinada. Pode ser usado na compra à vista de um imóvel residencial, para a amortização ou quitar o saldo devedor de um financiamento imobiliário.

FGTS

Também chamado de crédito imobiliário. Tipo de empréstimo a longo prazo – pode chegar a 420 meses, ou seja, 35 anos – concedido por instituições financeiras exclusivamente para a compra de imóveis.

Financiamento imobiliário

É uma outra forma de usar o imóvel como garantia de um empréstimo. No caso da hipoteca, o bem continua em nome do proprietário e é feita uma anotação da matrícula do imóvel explicando que está hipotecado.

Hipoteca

Quando um crédito é reajustado de acordo com um índice, ou indexador, econômico. É aplicado pelos bancos como correção monetária em empréstimo e financiamentos para que o dinheiro emprestado não se desvalorize com o tempo.

Indexação

É o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para medir a inflação. É usado como correção monetária em contratos de financiamento imobiliário, para garantir que o crédito pago pelo cliente não perca valor por causa da inflação.

IPCA

A matrícula é emitida quando um bem imobiliário é regularizado no Cartório de Registro de Imóveis da região onde está localizado e resume características como localização, tamanho e histórico de compra e venda.

Matrícula do imóvel

É o tomador de empréstimo. A pessoa que recebe os recursos do financiamento para comprar um imóvel, por exemplo, e é responsável pelo pagamento da dívida à instituição financeira.

Mutuário

É um tipo de amortização de financiamentos imobiliários em que as parcelas começam mais altas e vão reduzindo ao longo do tempo. Uma parte da dívida é paga todos os meses, com valor fixo e, como o total vai caindo gradualmente, os juros que incidem sobre ele também diminuem.

SAC

Valor devido a uma instituição financeira, ou seja, o montante da dívida, abatido mensalmente pelas parcelas. É sobre o saldo devedor que incidem as taxas de juros do financiamento imobiliário, por exemplo.

Saldo devedor

O Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo é uma linha de crédito oferecida por bancos públicos e privados com recursos vindos da poupança. Pode ser usada para financiar até 80% do valor de imóveis residenciais e comerciais. É a principal fonte de recursos para o financiamento imobiliário no Brasil.

SBPE

É a taxa básica de juros da economia brasileira, que influencia todas as outras taxas do mercado, como juros de cartões de crédito, de empréstimos e de financiamentos imobiliários. O nome vem da sigla para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia.

Selic

Sistema Financeiro da Habitação, que permite financiar até 80% do valor do bem em um prazo de até 35 anos, corrigido por uma taxa de juros anual de, no máximo, 12% mais Taxa Referencial. O comprador precisa ter mais de 18 anos e não pode ter outro imóvel na mesma cidade.

SFH

Sistema Financeiro Imobiliário, que financia  imóveis residenciais, comerciais e rurais. Até 90% do valor do bem podem ser financiados pelo SFI e os recursos que bancam o crédito imobiliário vêm de fundos de investimento e fundos de pensão. Não há limite para a taxa de juros anual.

SFI

Também conhecida como Sistema Francês de Amortização. Ao contrário do SAC, na Tabela PRICE o valor das parcelas permanece o mesmo ao longo de todo o financiamento imobiliário. Sobre esse valor fixo é calculado quanto vai ser abatido do montante da dívida e quanto vai para o pagamento de juros.

Tabela PRICE

A Taxa Referencial é uma precursora da taxa Selic. Atualmente, serve como correção monetária de aplicações financeiras, como a poupança, e de alguns financiamentos. É calculada diariamente pelo Banco Central.

TR

Tooltip

Ainda tem dúvida?

Glossário financiamentoimobiliário