Quando uma pessoa decide negociar uma casa ou um apartamento, a participação de um bom corretor de imóveis é uma das presenças mais importantes. Afinal, ele é responsável por aproximar o cliente que quer comprar daquele que deseja vender uma propriedade. Nesse processo, utilizar a ficha de visita de imóvel é essencial.
A partir desse documento, o profissional pode ter mais segurança no exercício das suas atividades, além de haver mais proteção para o comprador e para o vendedor. Então vale a pena entender como esse item funciona, certo?
Neste artigo, você entenderá por que é essencial para um corretor usar a ficha de visita de imóvel em todas as visitações!
O que é ficha de visita de imóvel?
A ficha de visita de imóvel é um documento que serve para registrar oficialmente que um corretor imobiliário mostrou uma propriedade para determinado cliente. Logo, ela funciona como um comprovante da realização do trabalho desse profissional, já que sua atividade não se limita à negociação.
Vale notar que a ficha de visita de imóvel não é um contrato e não funciona como um compromisso de compra, por exemplo. Se um comprador visitar um imóvel e decidir não efetuar a compra, ele não será obrigado a fazer nenhum pagamento por assinar essa ficha.
Quais informações devem constar na ficha?
Para cumprir o seu papel, a ficha de visita de imóvel tem que conter algumas informações essenciais. Portanto, vale a pena conhecer como deve ser a estrutura desse documento para elaborá-lo com mais facilidade.
Veja quais são os elementos que devem constar nessa ficha!
Nome e dados do corretor
Para começar, é preciso incluir a identificação do profissional responsável pela corretagem do imóvel. Isso envolve adicionar o nome, o RG, o CPF e, preferencialmente, o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).
Nome e dados do comprador em potencial
Também é preciso identificar o possível comprador que fará a visita. Além do nome completo, é comum solicitar o RG e o CPF para fins de identificação. Ainda, é necessário obter a assinatura do cliente para que ele ateste a realização da visita.
Endereço do imóvel
Após a identificação do corretor e do cliente, é necessário apresentar as informações do imóvel. O meio mais comum de fazer isso é apresentando o endereço, que deve estar completo. Adicione o logradouro, o número e o complemento — como o bloco do condomínio e o número do apartamento.
Data e horário da visita
Por fim, essa ficha deve conter informações completas a respeito da data e do horário da visita. É fundamental especificar o dia, mês e ano para eventuais consultas futuras. O horário também deve ser preciso, já que ele pode fazer a diferença em um questionamento posterior.
Por que usar esse documento em todas as visitas?
Após entender mais sobre os dados necessários na ficha de visita de imóvel, é interessante compreender os motivos para utilizar o documento. Afinal, ele é um dos elementos mais relevantes para quem atua como corretor imobiliário.
Na sequência, descubra quais são os principais benefícios de utilizar esse documento em toda visita feita!
Segurança jurídica para o corretor
Como você viu, a ficha de visita é fundamental para atestar que o corretor está fazendo seu trabalho. Afinal, sua função não se limita a fechar um negócio, pois etapas anteriores — como a visita — são fundamentais para atender aos objetivos do cliente vendedor.
Sendo assim, utilizar essa ficha é essencial para ter um meio de comprovar quais pessoas visitaram o imóvel e quando cada visita aconteceu. Isso é ainda mais importante no caso de imóveis que não têm regime de exclusividade.
Nessa situação, mais de um corretor pode mostrar o mesmo imóvel para o cliente — em especial, ao longo de períodos maiores. Se você tiver sido o primeiro corretor a fazer a visita, é possível comprovar o fato por meio da ficha.
O mesmo acontece se você fizer uma visita com um interessado, mas ele decidir fechar negócio sem a sua intermediação. Com a ficha de visita assinada, é possível comprovar o seu papel na aproximação entre comprador e vendedor.
Em ambos os casos, o documento serve como comprovante da sua atuação, fazendo com que você tenha direito a receber a comissão. Caso seja necessário, você pode acionar a Justiça para garantir o cumprimento das condições contratuais.
Controle preciso das visitas
Outro ponto relevante é que a ficha de visita de imóvel serve para criar um histórico de exibição da propriedade para os clientes. Você pode fazer um compilado com todas as visitas da casa ou apartamento para acompanhar melhor os seus esforços.
Se você adotar uma estratégia de divulgação, por exemplo, é possível medir indiretamente os efeitos dela ao conferir se houve um aumento nas visitas realizadas. Essa também é uma forma de demonstrar ao cliente como tem sido o fluxo de visitantes ao longo do tempo.
Ainda, o controle eficiente das visitas pode servir como embasamento para tomar decisões estratégicas. Você pode orientar seu cliente a reduzir o preço se notar que há muitos interessados, mas que não fecham devido ao valor de venda.
Reconhecimento do trabalho
Conforme você acompanhou, a ficha de visita de imóvel é especialmente importante para o reconhecimento do seu trabalho. Com ela, você consegue comprovar para o seu cliente que tem empenhado seus melhores esforços para atrair compradores para o imóvel.Isso pode ajudar a fortalecer o laço de confiança junto ao proprietário do imóvel, facilitando seu trabalho. Esses dados também podem aumentar a satisfação do seu cliente, o que pode resultar em fidelização e indicação para outras pessoas.
Ainda, há como usar essas informações como case de sucesso ao se posicionar profissionalmente. Para entender essa estratégia, imagine que você consegue vender um imóvel na terceira visita realizada.
Com a ficha de visita, você tem um documento que comprova a sua eficiência em conseguir fechar uma negociação. Então os resultados comprovados podem ser usados para divulgar sua atuação e atrair outros clientes.
Monitoramento de clientes
Além de proteger o seu trabalho e aumentar seu reconhecimento, usar uma ficha de visita do imóvel permite o monitoramento efetivo dos seus clientes e das visitas realizadas. Imagine que você está com um casal procurando um apartamento há mais de 2 meses.
No período, você já realizou mais de 10 visitas em diversos bairros. Ao mesmo tempo, você atende outros clientes com demandas diferentes, fazendo com que sua rotina seja bastante agitada e impossibilitando se lembrar de todos os detalhes, certo?
Nessa situação, você encontra um apartamento que deseja apresentar para o casal que já viu outras 10 propriedades. Como você não tem certeza se eles já foram no local, é possível verificar as fichas relacionadas a esses clientes.
Com a análise, você pode acabar identificando que eles já visitaram um imóvel no mesmo condomínio, mas em um bloco diferente. Se o retorno deles tiver sido positivo sobre o local, essa nova visita pode aproximá-lo da conclusão do negócio — e você ainda evita prejuízos à experiência do cliente ao marcar visitas repetidas.
Ainda, o documento pode ajudar a identificar quais são os clientes com maior potencial de fechar negócio. A partir das análises, você saberá quem contatar caso o preço de uma propriedade seja reduzido ou se uma oferta surgir.
Como incluir a ficha de visita de imóvel na sua rotina?
Após ficar ciente da necessidade de utilizar essa ficha para ter mais proteção e eficiência, o próximo passo é saber como incluí-la em sua rotina. A seguir, você verá dicas que podem ajudá-lo nesse sentido!
Crie um modelo básico
O primeiro passo é criar uma versão da ficha para servir de modelo. Dessa forma, você consegue padronizar os documentos e terá mais eficiência, já que será necessário apenas mudar os dados de acordo com cada cliente.
Confira as informações de preenchimento
Outra dica é ter atenção com os dados ao preencher a ficha. Confira com cuidado elementos como nome e documentos do cliente, endereço, contato e o seu próprio código de corretor, por exemplo. Isso é necessário porque divergências nos dados podem prejudicar a eficácia da ficha de visita.
Seja transparente com o cliente
Para aproveitar o melhor da ficha de visita de imóvel é essencial ser transparente com o cliente. Então explique por que a assinatura dele no documento deve acontecer antes mesmo de a visita ocorrer.
Aproveite para tirar dúvidas e demonstrar que esse é um procedimento simples e padronizado. Lembre-se de que a segurança e a confiança são elementos essenciais no relacionamento com quem deseja comprar um imóvel.
Organize as fichas assinadas
Tão importante quanto criar as fichas e ter a assinatura dos clientes é garantir que elas estejam organizadas. Você pode ter duas cópias do documento, criando pastas para cada cliente e para cada imóvel. Ainda, é possível organizá-las por mês.
Você sabe quem visitou, quais foram os imóveis apresentados e quando o processo ocorreu. Quanto mais organizadas essas informações estiverem, mais você poderá aproveitá-las para analisar seu trabalho e até para buscar soluções mais eficientes para colocar em prática.
E se o cliente não quiser assinar a ficha?
Como você acompanhou, a ficha de visita de imóvel é um documento essencial que traz maior segurança para todas as partes. Então o ideal é que o cliente assine o registro antes mesmo de conhecer a propriedade, evitando problemas futuros.
Porém, como essa não é uma etapa obrigatória, podem surgir resistências por parte dos clientes. Se essa situação acontecer com você, é essencial saber como agir.
Na sequência, descubra o que fazer se o cliente não quiser assinar a ficha de visita de imóvel!
Identifique o motivo da recusa
O primeiro passo é entender quais são as razões que levaram o potencial cliente a negar a assinatura do documento. Isso pode ocorrer por um desconhecimento do procedimento, causando desconfiança sobre a necessidade da assinatura.
O cliente também pode achar que assinar o documento o comprometerá com a compra de alguma forma. Outros motivos envolvem preocupação com o uso dos dados pessoais ou desconfiança devido ao uso de uma abordagem incorreta no momento de solicitar a assinatura.
Busque superar as objeções
Após identificar os motivos para o cliente se recusar a assinar o documento é preciso começar a trabalhar para superar essas objeções. Como você viu, a ficha deve ser simples, sem exigir um grande volume de dados do cliente.
Também é fundamental demonstrar que esse é um procedimento padrão, mas que não gerará custos ou obrigações quanto à aquisição do imóvel. Além disso, é fundamental ser transparente e demonstrar que o documento permite uma negociação justa para todos os envolvidos.
Repense a visita
Se mesmo após compreender e solucionar as objeções o cliente continuar se recusando a assinar o documento, pode ser o caso repensar a realização da visita. Afinal, esse pode ser um indício de que o cliente deseja fazer a compra do imóvel diretamente com o proprietário, o que prejudicará sua comissão.
Porém, a negativa também pode ser motivada por mero desconhecimento. Logo, é preciso analisar cada caso com cuidado para entender qual pode ser a melhor maneira de proceder.
Registre todas as informações
Seguir com a visita do imóvel mesmo sem a assinatura da ficha é um movimento arriscado que pode causar problemas para o seu trabalho no futuro. Porém, caso você ainda decida agir dessa forma, o ideal é registrar todas as informações do contato com o cliente.
Você pode utilizar as mensagens de comunicadores instantâneos, como o WhatsApp. Porém, é ainda mais seguro recorrer aos e-mails. Logo, vale a pena marcar visitas por esse meio, obtendo a confirmação do cliente pelo mesmo canal.
Assim, se for necessário, você terá algumas informações que podem atestar sua atuação na negociação. Entretanto, na prática, a comprovação da sua participação no negócio, se necessário, será mais complexa.
Agora você sabe como funciona a ficha de visita de imóvel e como ela ajuda a tornar a atuação do corretor mais protegida e organizada. Portanto, vale a pena utilizar o documento em todas as visitas realizadas às propriedades da sua carteira.
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