A captação de leads imobiliários é essencial se a sua empresa busca conquistar novas oportunidades de negócio.
Para isso, é fundamental conhecer as estratégias que podem ser usadas para atrair possíveis clientes por meio de recursos online e offline.
Neste artigo, tratamos de dicas práticas de como você pode fazer a captação e escolher os tipos de estratégias mais adequadas ao seu negócio. Saiba mais!
- Aumente as suas vendas com a geração de leads
- Conheça 3 formas de gerar leads imobiliários
- Como gerar leads para a imobiliária com inbound marketing?
- Como gerar leads para a imobiliária com outbound marketing?
- Como gerar leads para imobiliária com marketing de indicação?
- Como escolher a melhor estratégia de atração de leads imobiliários?
- Como um CRM pode ajudar na captação de leads?
Aumente as suas vendas com a geração de leads
Antes de mais nada, você sabe o que são leads imobiliários?
Essencialmente, um lead é considerado um possível cliente que concedeu os seus dados de contato a uma empresa. Os leads podem disponibilizar esses contatos após visitar o site ou as redes sociais da sua imobiliária, por exemplo.
Geralmente isso acontece também ao mostrar interesse em receber um material educativo por e-mail, como um eBook ou um curso gratuito.
Portanto, o lead imobiliário é considerado uma oportunidade que a sua empresa já conhece e que demonstrou algum tipo de interesse nos seus serviços ou produtos.
Em consequência, o seu negócio pode voltar a entrar em contato com os leads, a fim de oferecer mais detalhes sobre o que você vende. A geração de leads é fundamental para que a sua imobiliária tenha melhor performance frente à concorrência.
Isso em razão de essa estratégia ser capaz de atrair novos clientes que, além de fechar negócios, podem se encantar com a qualidade do seu serviço e contribuir para a reputação da sua empresa.
Conheça 3 formas de gerar leads imobiliários
Diante da necessidade de gerar leads para a sua imobiliária, é interessante conhecer três maneiras de conseguir os contatos desses possíveis clientes. Confira!
- Inbound marketing
Inicialmente, o inbound marketing é uma estratégia que visa à atração e à conquista de clientes por meio da produção de conteúdos relevantes. Por isso, é um processo que considera quatro etapas: atrair, converter, vender e encantar.
- Outbound marketing
O outbound marketing também se mantém como um processo importante para a atração de leads imobiliários. Diferentemente do inbound, que é um processo mais passivo, com o outbound é possível abordar os clientes em potencial da sua imobiliária de maneira ativa.
- Marketing de indicação
Ademais, outra alternativa que pode fazer parte da sua estratégia de atração de leads é o marketing de indicação. Com isso, qualquer pessoa tem a possibilidade de indicar potenciais imóveis que podem fazer parte da carteira da sua imobiliária.
Assim, o seu negócio faz o contato com o dono da propriedade. Caso ele tenha interesse, o imóvel pode ser anunciado na sua empresa. É possível gerar uma recompensa com o sucesso dessa indicação, por exemplo.
Como gerar leads para a imobiliária com inbound marketing?
É possível captar clientes por meio do inbound com o uso de algumas dicas que detalharemos adiante.
Defina a sua persona
É essencial conhecer bem quem é ou quem são as personas da sua imobiliária. Esse termo se refere a um perfil de cliente com características específicas. É interessante coletar dados que respondam a particularidades como estas:
- idade
- profissão
- lugar onde mora
- hobbies
- mídias que consome
- preocupações e objetivos de vida
- o que leva em consideração ao escolher os serviços de uma imobiliária
Ofereça um conteúdo exclusivo
Depois é essencial elaborar conteúdos que atendam à jornada de compra do possível cliente. A captação pode ser feita por meio de uma oferta de valor relacionada ao mercado imobiliário.
Então, é interessante oferecer um conteúdo rico que resolva um problema da sua persona relativo ao serviço de negociação de imóveis.
Você pode ofertar um eBook que oriente a persona a escolher o apartamento ideal, uma planilha para planejar os custos da casa própria, uma checklist com os itens necessários para uma mudança, entre outros materiais.
Elabore a coleta de dados
Uma das principais maneiras de captação de leads imobiliários com inbound marketing é por meio de landing pages. Essas páginas oferecem a possibilidade de o seu possível cliente cadastrar dados, como nome e e-mail, entre outras informações relevantes para a sua imobiliária.
Assim, você pode apresentar brevemente os conteúdos exclusivos que já elaborou, a exemplo de eBooks, bem como usar um CTA (Call to Action) atraente. Essa chamada para ação deve usar uma linguagem persuasiva para convencer o seu cliente a aceitar conceder os seus dados em troca do material.
Como gerar leads para a imobiliária com outbound marketing?
Como já citamos, o outbound se trata de uma estratégia mais ativa de captação. Continue a leitura para entender mais como colocá-la em prática.
Use o telemarketing
Ligações para os seus contatos podem ser uma oportunidade de apresentar informações que mostrem a autoridade da sua imobiliária. Para isso, você pode restaurar antigos contatos com clientes. Uma boa dica é tornar essa ligação mais personalizada, a fim de ofertar as soluções mais apropriadas para as suas dores.
Utilize a mídia impressa
O desenvolvimento de flyers e panfletos também é uma maneira de impactar uma grande quantidade de pessoas, assim como os convencionais outdoors podem ser usados para trazer ótimos resultados para a sua imobiliária.
Outra possibilidade é fazer parcerias com estabelecimentos e fixar banners.
Aposte em eventos
É importante ainda estar presente em eventos do segmento imobiliário para facilitar a prospecção ativa e fechar novos contratos para a sua imobiliária. Além disso, a marca da sua empresa pode se tornar mais conhecida e é possível estabelecer parcerias comerciais para o seu empreendimento.
Como gerar leads para imobiliária com marketing de indicação?
É comum que o marketing de indicação seja feito de maneira informal no setor imobiliário. Porém, sistematizar programas de indicação podem gerar retornos significativos. Veja algumas dicas de como fazer isso a seguir.
Ofereça um bom serviço
Para começar, é essencial investir em um bom serviço para atender às expectativas do seu público. Assim, ofereça um atendimento humanizado desde o primeiro contato com os clientes da sua imobiliária.
Também é fundamental se mostrar disponível e fornecer várias formas de contato com a sua clientela.
Invista em pós-venda
Um dos principais empecilhos que podem atrapalhar o nível de indicação dos serviços da sua imobiliária é a satisfação dos seus clientes.
Portanto, entre em contato com a sua clientela depois do fechamento das negociações, a fim de entender se o serviço foi da maneira que desejava.
Ofereça recompensas
A oferta de recompensas também é uma maneira cada vez mais comum para gerar leads para a sua imobiliária.
Analise a possibilidade de dispor de retornos financeiros para os clientes que indicarem imóveis. Essa retribuição pode ser feita quando a propriedade entrar para o seu catálogo e/ou no momento em que a locação/venda ocorrer.
Como escolher a melhor estratégia de atração de leads imobiliários?
Geralmente, a combinação entre todas essas estratégias pode ser o mais apropriado para o seu negócio. Assim sendo, compreenda quais são os objetivos da sua imobiliária e priorize a forma de captação mais adequada.
Caso a sua empresa tenha empreendimentos em várias cidades, pode ser mais vantajoso focar na estratégia de inbound marketing, por exemplo.
Já se a sua imobiliária tiver uma atuação mais local, o uso de mídia impressa e outdoors pode ser assertivo. Nesse sentido, avalie o custo-benefício e as chances de conversão.
Como um CRM pode ajudar na captação de leads?
Contar com um CRM (Customer Relationship Management) voltado para o Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente é um diferencial competitivo para a captação de leads imobiliários.
Isso porque essa ferramenta possibilita o gerenciamento de imóveis, bem como dos contatos dos clientes e das mídias digitais da sua imobiliária.
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