Vila Mariana: um bairro residencial e bem localizado

Compartilhar a notícia

Morar na Vila Mariana é estar perto dos seus compromissos, mas também de parques e opções culturais. O bairro conta com boas escolas e faculdades, e pode ser a tranquilidade que sua família busca!

25 de maio de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 21 de julho de 2023 11 min de leitura
vila-mariana-loft

Quem passa pela Vila Mariana costuma se encantar por esse bairro de São Paulo (SP). Afinal, há ruas arborizadas, diversas atrações e pontos gastronômicos, além de um clima agradável, tranquilo e familiar.

Por essas características, a região é bastante procurada por casais com filhos, jovens que buscam o primeiro apartamento e pessoas que desejam aproveitar a aposentadoria. Ou seja, esse é um bairro que atende a todos os tipos de perfis e públicos.

Se você tem interesse em saber mais sobre a região, vale conferir este artigo e conhecer com informações a Vila Mariana — um dos melhores bairros para se viver em São Paulo.

Onde a Vila Mariana está localizada?

A Vila Mariana está localizada na região centro-sul de SP. Ela fica próxima a regiões como Aclimação, Paraíso, Jardim Paulista, Ipiranga e Vila Clementino.

O bairro, que tinha cerca de 130 mil habitantes segundo levantamento da prefeitura, possui uma ótima infraestrutura e oferece acesso fácil aos quatro cantos da cidade para seus moradores. Isso ocorre porque ele está localizado em meio às principais vias de acesso da capital paulista, como:

  • Avenida 23 de Maio;
  • Avenida Paulista;
  • Brigadeiro Luís Antônio;
  • Lins de Vasconcelos;
  • Ricardo Jafet;
  • Rua Vergueiro.

Outro ponto importante é que, devido a sua extensão territorial de mais 8,6 km², a Vila Mariana abriga cinco estações de metrô:

  1. Ana Rosa (Linhas 1-Azul e 2-Verde);
  2. Chácara Klabin (Linha 2-Verde);
  3. Praça da Árvore (Linha 1-Azul);
  4. Santa Cruz (Linha 1-Azul e integração gratuita com a Linha 5-Lilás);
  5. Vila Mariana (Linha 1-Azul).

O bairro está a cerca de 15 minutos do Aeroporto de Congonhas, o que é bastante útil para quem costuma viajar com frequência.

Quais são os principais atrativos encontrados nesse bairro?

Muitas pessoas conhecem a Vila Mariana por conta dos bares, restaurantes e da vida noturna movimentada. No entanto, há muitos outros atrativos presentes nesse bairro e que merecem a sua atenção.

Conheça a seguir os pontos principais dessa região!

Anúncios

Parque Ibirapuera

Um destaque inegável da Vila Mariana é que o bairro concentra a maior parte do Parque Ibirapuera. Esse é o maior e mais famoso parque da capital paulista e um dos mais fotografados do mundo.

O parque foi idealizado por arquitetos como Oscar Niemeyer e Ulhôa Cavalcanti e recebe todos os tipos de visitantes — desde esportistas até famílias que desejam aproveitar um fim de semana ao ar livre.

Devido à boa localização, estrutura e beleza arquitetônica, o parque também recebe uma variedade de eventos, shows e festivais durante o ano todo.

Museu de Arte Moderna (MAM)

Localizado no Parque Ibirapuera, o Museu de Arte Moderna (MAM) conta com um acervo de mais de 5 mil obras produzidas a partir da década de 60.

Além disso, o espaço possui uma das mais completas bibliotecas especializadas em artes, com cerca de 60 mil volumes. A coleção tem obras dos nomes mais representativos da arte moderna e contemporânea — principalmente do cenário brasileiro.

O museu mantém ainda uma grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas.

Museu Afro Brasil

Com um acervo de mais de 8 mil obras e uma biblioteca com 12 mil títulos, o Museu Afro Brasil apresenta as contribuições dos afrodescendentes para a formação da identidade nacional.

Localizado no Parque Ibirapuera, o museu está em um edifício de 11 mil m². Nele, há esculturas, fotografias, gravuras e pinturas. Ademais, é possível observar documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias atuais.

Cinemateca Brasileira

Outro ótimo atrativo presente na Vila Mariana é a Cinemateca Brasileira. Esse é um espaço cultural que oferece filmes, documentários e registros audiovisuais com exibição gratuita.

A história da Cinemateca começa na década de 1940, quando foi criado o Primeiro Clube de Cinema de São Paulo. O objetivo da sua constituição era estudar o cinema como arte independente por meio de projeções, conferências, debates e publicações.

Hoje, o lugar tem o maior acervo audiovisual da América do Sul, com mais de 40 mil títulos, além de documentos textuais, fotográficos e iconográficos sobre a difusão, produção e preservação cinematográfica. A Cinemateca Brasileira fica no Largo Senador Raul Cardoso, 133/207.

Casa Modernista

A Casa Modernista, localizada na Rua Santa Cruz, 325, é mais um destaque da Vila Mariana. Ela foi projetada pelo arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik em 1927 e construída em 1928.

Essa atração é considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil e teve grande influência da Semana de Arte Moderna de 1922.

Na arquitetura modernista não há muitos elementos decorativos e supérfluos. As construções são mais limpas e úteis. Ainda, existe uma preferência por linhas e formas geométricas bem definidas, sendo que todos esses aspectos podem ser observados no projeto de Warchavchik.

Em 1984, o imóvel foi tombado. Porém, em 2008 a prefeitura da capital conseguiu a permissão para administrar e cuidar do imóvel. Desde então, ele passou a fazer parte do Museu da Cidade de São Paulo.

Museu Lasar Segall

Para reunir o acervo de Lasar Segall, artista modernista brasileiro, a família fundou, em 1967, o Museu Lasar Segall. A casa onde está localizado o museu é a antiga residência e ateliê do artista, projetados em 1932 por seu concunhado, o arquiteto Gregori Warchavchik.

Parte dos móveis e objetos presentes no museu foi criada pelo próprio Segall. É o caso de poltronas, mesas, estantes e sofás feitos em madeira pintada com tinta preta.

As luminárias e tapetes também foram desenhados pelo artista, o que torna a visita um ótimo passeio para os amantes de arquitetura e design. O museu fica localizado na Rua Berta, 111.

Museu de Arte Contemporânea (MAC)

Outro ponto turístico presente na região da Vila Mariana é o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Universidade de São Paulo (USP). Ele está instalado na Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, em um edifício projetado por Oscar Niemeyer.

O seu rico acervo conta com cerca de 10 mil obras, entre elas peças de:

  • Amedeo Modigliani;
  • Anita Malfatti;
  • Di Cavalcanti;
  • Juan Miró;
  • Lygia Clark;
  • Pablo Picasso;
  • Tarsila do Amaral;
  • Wassily Kandinsky.

Portanto, se você gosta de apreciar belas obras de arte de grandes artistas, não deixe de conhecer esse museu.

Sesc Vila Mariana

Além dos museus apresentados anteriormente, outro atrativo da Vila Mariana é o Sesc, localizado na Rua Pelotas, 141. Esse é um centro de cultura e lazer que oferece atividades para todos os tipos de públicos.

Há cursos, aulas, oficinas, apresentações, exposições, peças, entre outros. O Sesc também possui quadras de esportes e piscinas para que todos possam aproveitar e se exercitar.

Bares e restaurantes na Vila Mariana

Não há como falar sobre a Vila Mariana sem citar os bares e restaurantes. Afinal, esses são atrativos bastante populares para quem mora ou visita a região. Há, por exemplo, o Veloso Bar, conhecido pelas coxinhas, caipirinhas e petiscos. 

Vale destacar, ainda, opções como:

  • restaurante japonês Jojo Lab;
  • sorveteria Walnuts;
  • Jazz Restô & Burgers;
  • Fortunato Bar;
  • Barbirô;
  • Fuego Celeste Parrillada;
  • Bráz Quintal;

Vale ressaltar que há uma rua específica, a Joaquim Távora, que oferece diversas opções de bares e restaurantes para conhecer. Na localidade, você encontra estabelecimentos com experiências para diferentes bolsos e gostos.

Outros atrativos

Até aqui, você conferiu diversos atrativos presentes na Vila Mariana que são ligados à cultura, lazer, gastronomia e entretenimento. Porém, a região também tem escolas, faculdades, supermercados e hospitais.

Em relação às instituições de ensino, alguns exemplos são os colégios Bandeirantes, Benjamin Constant, Marista Arquidiocesano e o Liceu Pasteur. Ainda, há as faculdades:

  • Anhanguera;
  • Belas Artes;
  • ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing);
  • FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação);
  • FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas);
  • PUC (Pontifícia Universidade Católica);
  • UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).

Quanto aos supermercados, você encontra unidades do Carrefour, Extra, Master, Pão de Açúcar, Pastorinho, entre outros. Por fim, em relação à infraestrutura hospitalar, há uma unidade do conhecido hospital Albert Einstein, além do Luz Vila Mariana, do Santa Rita e do Sepaco.

Como se locomover na Vila Mariana?

Conforme você conferiu, a Vila Mariana tem uma localização estratégica. Por conta dessa característica, é possível se locomover facilmente com seu veículo pelas ruas e avenidas que ficam próximas da região.

Além disso, não há dificuldades para transitar pelo bairro a pé, de bicicleta ou utilizando o transporte público. Afinal, existe a chance de utilizar diversas estações do metrô, especialmente as das linhas 1 e 2 (azul e verde) e, ainda, recorrer a corredores de ônibus municipais que passam pelo bairro.

Então, como você pode observar, é fácil se movimentar de diversas maneiras pela região. Fica a seu critério escolher aquelas que mais fazem sentido para o seu caso.

O que dizem os moradores sobre a região?

Segundo moradores, a Vila Mariana é repleta de qualidades e essas opiniões podem ajudá-lo a decidir que o bairro é uma alternativa interessante.

No geral, as pessoas acreditam que o local:

  • é uma região segura;
  • possui ruas bem iluminadas;
  • é bom para pets;
  • tem ruas arborizadas;
  • é adequado para a prática de atividades físicas;
  • possui diversas conveniências, como mercados, farmácias, academias, padarias, bancos, salões de beleza, clínicas, lojas e outros.

Para a gerente de comunicação Mariana Maciel, essas características foram essenciais para ela escolher morar no bairro.

“A Vila Mariana é uma região excelente para mim, que moro com minha pet, pois tem parques próximos, é tranquila e tem vigilância nas ruas. Faço tudo a pé: vou até a Avenida Paulista em uma pernada, faço mercado, vou à feira… O que é mais longe está a apenas algumas estações de metrô de distância — fácil de resolver! Para as famílias, acredito que seja um bom bairro também pela proximidade com boas escolas e opções de lazer”, diz ela.

Portanto, como você pode observar, as pessoas que moram na Vila Mariana costumam estar satisfeitas com o que a região oferece.

Como é o custo de vida nessa localidade?

Há muitos atrativos para usufruir na Vila Mariana. Esse é um bairro com uma infraestrutura completa e que tem bons níveis de segurança — o que costuma atrair o interesse de diversas pessoas.

Evidentemente, tudo isso tem um preço. Logo, é importante saber que o custo de vida nessa localidade não é tão baixo, considerando como base a realidade financeira brasileira. Por isso, a população que vive na Vila Mariana costuma ser de classe média e classe média alta.

O preço para alugar ou comprar um imóvel na região depende de diversos fatores, principalmente em relação à localização, ao tipo e tamanho da propriedade. Portanto, vale analisar as suas necessidades ao buscar opções para comprar ou alugar. 

Ao mesmo tempo, você pode reduzir os custos em relação aos deslocamentos, já que a estrutura do bairro é completa, permitindo que você aproveite as atividades perto de casa.

Afinal, vale a pena morar na Vila Mariana?

Com base nas informações apresentadas até aqui, deu para entender melhor como é a Vila Mariana, certo? Há anos, o bairro é considerado um dos melhores para se viver em São Paulo. Portanto, respondendo à pergunta deste tópico: sim, vale a pena morar na Vila Mariana!

A região oferece qualidade de vida aos moradores, que têm acesso a tudo que precisam próximo de suas residências. Como o bairro possui uma ótima infraestrutura, ele proporciona segurança, facilidades e praticidade aos seus moradores.

Como encontrar um bom imóvel na Vila Mariana?

Se você se interessou em morar na Vila Mariana, é provável que queira saber como encontrar um bom imóvel na região, correto?

Para isso, você pode contar com a Loft! A nossa empresa se preocupa com o bem-estar de quem está procurando um novo lar e tem diversas opções de casas e apartamentos na Vila Mariana. Basta acessar nosso site e fazer buscas em nossa plataforma de pesquisas.

Assim, você poderá escolher o imóvel certo para atender às suas necessidades e preferências, garantindo muito mais qualidade de vida.

Neste post, você conheceu as principais características e atrativos da Vila Mariana. Como você viu, há muito para fazer, aproveitar e explorar na região. Portanto, vale a pena considerá-la como opção para morar na Terra da Garoa.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Veja também

Espaço do Corretor

12 de abril de 2024

Como ser um bom corretor de imóveis

Espaço do Corretor

12 de abril de 2024

4 livros que todo o corretor de imóveis deve ler

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.