Para que a imobiliária possa alcançar resultados mais atrativos, existe a necessidade de buscar continuamente por estratégias que possam atrair e reter mais clientes.
Muito mais do que apenas conhecer o seu cliente e entender as necessidades de sua região, é preciso se adaptar e buscar por alternativas que possam gerar valor para o público, bem como permitir uma maior fidelização. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você confira algumas dicas para conseguir mais clientes na imobiliária e facilitar a negociação. Continue a leitura e saiba mais!
1. Busque continuamente por capacitação profissional
O primeiro passo é investir continuamente na capacitação profissional de seus colaboradores. Além de trazer mais autoridade perante o seu público, essa estratégia contribui para potencializar as habilidades de cada profissional, aumentar a motivação aos funcionários, além de gerar um diferencial competitivo no mercado.
Outro ponto de destaque sobre a capacitação está relacionado à retenção de talentos. Sabemos que a contratação e demissão de pessoal gera custos a um negócio. Além disso, buscar por um novo colaborador vai demandar tempo de sua equipe, tanto para encontrar aquele mais adequado quanto para treiná-lo nos primeiros dias na empresa.
Nesse sentido, a capacitação se torna fundamental para que haja um maior engajamento das equipes, além de aumentar a confiança dos clientes em relação aos produtos disponíveis em sua imobiliária.
2. Conheça o mercado
É importante, ainda, que os profissionais conheçam o mercado no qual estão inseridos. Imagine duas situações distintas. Um cliente buscou por duas imobiliárias. Na primeira, o consultor não soube informar quais eram os bairros que mais se adequavam às suas necessidades e nem mesmo sabia responder sobre o potencial de valorização da localização pretendida, uma informação muito procurada na hora de escolher um bairro para morar.
Em contrapartida, na segunda, o colaborador trouxe alternativas que melhor se encaixavam à realidade do cliente, não apenas em relação às especificidades do bairro, como também sobre os diferenciais de cada um deles para facilitar a escolha. Apresentou dados e informações relevantes em relação à valorização de cada uma das opções, mencionando quais eram as regiões com maior expectativa de crescimento (de infraestrutura e também de novos moradores).
Ao decidir fechar contrato, qual das duas opções o cliente se sentirá mais confiante em seguir com a negociação? Certamente, aquela que melhor conhece o mercado e ofereceu insumos para tirar suas dúvidas. Sendo assim, estimule os profissionais de sua imobiliária a sempre buscarem por novos aprendizados para melhorar a argumentação no contato com o público.
3. Invista no marketing pessoal
O que é marketing pessoal, afinal? Quando mencionamos sobre a importância de buscar por estratégias para fechar mais contratos, não estamos nos referindo às ações específicas para a imobiliária. Colaboradores também precisam ter atenção a alguns pontos para captar um número maior de clientes e, consequentemente, obter resultados mais atrativos.
O marketing pessoal é um deles. Trata-se de um conjunto de ações adotadas que visam estabelecer uma percepção positiva em relação a um indivíduo. Essa dica está diretamente relacionada à anterior: a partir do momento que alguém tem autoridade sobre o assunto em questão, consequentemente está investindo em uma imagem mais atrativa para o seu público.
Outras vantagens que podem ser observadas a partir do investimento em marketing pessoal são:
- melhora na fala dos profissionais e quebra da timidez, especialmente ao entrar em contato com um número maior de pessoas;
- maior autoestima e melhor engajamento para solucionar situações distintas no dia a dia;
- melhor interação com clientes e também com colegas;
- desenvolvimento da confiança ao passar informações relevantes para o público.
4. Gere leads pela internet
Hoje em dia, o negócio que não investe no mercado digital, certamente, está perdendo público. Pense em você como consumidor: ao buscar por qualquer tipo de produto, onde realiza a primeira pesquisa? Por essa razão, traçar estratégias que possam alcançar essas pessoas no âmbito digital aumenta consideravelmente as chances de fechar mais contratos, concorda?
Um lead pode ser considerado um potencial cliente. É ele quem, de alguma forma, demonstra interesse pelos seus produtos. Como é possível aumentar a quantidade de leads em seu site? Investindo em produção de conteúdo relevante, entendendo quem é o seu público e quais são as principais dores que ele tem em relação ao negócio.
Não deixe de produzir materiais ricos, como e-books, por exemplo. Você deve oferecê-los e, em troca, solicitar algum tipo de contato de seu cliente. Assim, você terá em mãos importantes dados para que sua equipe possa começar a estabelecer contato, de acordo com as necessidades específicas daquela pessoa.
5. Preste informações em tempo real
Outro diferencial é conquistado por meio de um atendimento ágil e que presta informações em tempo real. Se algum dado importante de um imóvel não constar em seu site (endereço, preço, segurança do condomínio etc.), ofereça algum canal de comunicação no qual o lead (potencial cliente) terá as respostas de forma rápida e prática.
Lembre-se: quando ele não encontra o que precisa em seus canais de comunicação, certamente buscará por outras alternativas na internet e, caso encontre, você poderá ter perdido uma importante oportunidade.
6. Ofereça um processo que seja digital
Nos últimos anos, temos vivido uma revolução nas mais diversas áreas, inclusive no mercado imobiliário. Os usuários têm buscado cada vez mais por empresas que tragam facilidades para o seu dia a dia. Nesse sentido, o negócio que oferece a opção de fechar contratos por meio de assinatura eletrônica, reduzindo a burocracia de cartórios e demais etapas do processo de negociação, certamente, sai na frente.
Hoje, existem muitas alternativas que permitem esse procedimento — o contrato tem a mesma validade do assinado presencialmente e, inclusive, é permitido por lei. Por essa razão, é sempre importante buscar por opções seguras que ofereçam maior praticidade ao seu negócio, como é o caso do CredSign, assinatura eletrônica da CredPago.
Neste conteúdo, você pôde conferir algumas dicas de como fechar contrato com mais facilidade em seu negócio. Conforme percebemos, além de contar com um bom planejamento das estratégias pretendidas, é essencial preocupar-se em se tornar uma empresa presente no digital. Além de ser encontrado com mais facilidade, certamente o seu cliente poderá passar por todas as etapas de locação de forma mais simples.
Gostou das dicas apresentadas? Compartilhe este material em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro do assunto!
Deixe seu comentário