Quer entender o que é uma boa captação de imóveis? Esse é um processo fundamental para garantir que a sua imobiliária tenha um portfólio competitivo e alcance novos voos em um mercado cada vez mais acirrado.
Neste artigo, explicaremos por que investir em marketing pessoal e em networking auxilia os corretores durante o processo de captação. Você ainda vai conferir dicas para melhorar a obtenção de imóveis para a carteira da sua empresa e saber como um CRM imobiliário pode ajudar nessa tarefa.
O que é uma boa captação de imóveis?
A captação de imóveis visa buscar novos empreendimentos para fazer parte do portfólio da imobiliária ou do corretor de imóveis. Para obter melhores resultados, os profissionais envolvidos na captação devem observar as tendências do mercado, entender as necessidades da base de clientes e conhecer as intenções do proprietário.
A seguir, entenda melhor o que é uma boa captação de imóveis e como executá-la da forma correta.
Aproveitar tendências e oportunidades
Estar por dentro das tendências do mercado imobiliário é uma das principais tarefas dos corretores. Ao conhecer o comportamento do consumidor e buscar oportunidades de negócio, o profissional aumenta as chances de captar imóveis com mais assertividade.
Além do mais, os corretores devem conhecer os fatores que influenciam a precificação de um empreendimento. Nesse sentido, vale a pena saber dados como localização, opções de lazer e número de cômodos. A valorização do imóvel ainda depende da segurança da região, da metragem, da qualidade do acabamento, entre outros fatores.
Imagem e abordagem do corretor
A construção da imagem e a forma de abordagem do corretor imobiliário também são pontos importantes para uma boa captação de imóveis. Assim, o profissional deve cuidar da apresentação profissional e da qualidade do atendimento ao cliente.
Portanto, é interessante desenvolver a sua presença digital, garantir uma boa aparência e se manter acessível para os clientes em potencial. Os profissionais devem investir ainda em canais digitais para facilitar o atendimento.
Nesse ponto, um CRM imobiliário que apresente integração com o WhatsApp e com as redes sociais ajuda a melhorar o relacionamento e a otimizar as suas tarefas. Esse software pode ainda ser integrado ao site da sua empresa e a portais imobiliários para ampliar o alcance do catálogo de imóveis e atualizar os dados automaticamente.
Intenções do proprietário
Do mesmo modo, os corretores precisam estabelecer uma comunicação assertiva com o proprietário do imóvel e compreender as suas necessidades. Por exemplo, caso o dono do imóvel tenha preferência por alugar a propriedade, o corretor pode apresentar as vantagens de vendê-la. É importante não ser invasivo ou insistente além do ponto.
O contato com o proprietário pode ser feito inicialmente por telefone, mas uma reunião presencial dá a oportunidade de o corretor demonstrar comprometimento com a negociação. Nesse encontro, o profissional deve apontar os benefícios do contrato de venda, assim como esclarecer as principais dúvidas do proprietário.
Entender a base de clientes
Também é fundamental conhecer os diferentes perfis de clientes que integram a carteira do corretor ou da imobiliária. Afinal, a depender das necessidades da sua clientela, é possível encontrar os imóveis mais apropriados para eles, aumentando as chances de conversão.
Nessa perspectiva, você pode avaliar quais são os principais critérios que influenciam a melhoria da performance de vendas. De outro modo, também dá para verificar o que pode estar fazendo com que a sua empresa esteja perdendo clientes.
Veja cinco dicas para fazer uma boa captação de imóveis
Agora que você teve uma ideia sobre o que é uma boa captação de imóveis, confira cinco dicas para melhorar esse processo na sua empresa.
- Análise do mercado imobiliário
Para realizar uma análise eficiente do mercado imobiliário, é fundamental ficar a par de condições, como as taxas de juros de financiamento. As alíquotas praticadas no mercado podem facilitar a venda dos imóveis com oportunidades de pagamento mais acessíveis para os compradores.
Também é importante perceber quais são as possibilidades de valorização de um imóvel. Uma propriedade que está localizada em um bairro em desenvolvimento com investimentos em infraestrutura completa tem mais chances de ser valorizada e atrair mais clientes, por exemplo.
- Mapeamento de regiões
Diante disso, você ainda pode realizar o mapeamento das regiões que são mais atrativas para investimentos. Identifique quais são os preços cobrados em imóveis nas cidades ou nos bairros incluídos na área de atuação da sua imobiliária.
É interessante se informar em portais e jornais locais para ficar a par dos projetos estruturais e imobiliários para essas regiões. De outra forma, conheça as dificuldades que podem atrapalhar as vendas dos empreendimentos.
Além disso, é fundamental cultivar uma boa relação com os porteiros de empreendimentos das regiões que você tem interesse para conhecer melhor as oportunidades disponíveis.
- Marketing pessoal
É fundamental que os corretores construam a sua própria marca no mercado. O marketing pessoal envolve desde a escolha da linguagem profissional até o uso de roupas apropriadas e a utilização de canais digitais.
Portanto, uma boa dica é escolher profissionais do mercado para se inspirar. Verifique de que maneira os corretores que você se espelha se posicionam nas redes sociais e mantêm uma postura no atendimento ao cliente.
É importante ainda contar com profissionais de marketing que possam fortalecer a sua marca por meio de estratégias e planejamentos consolidados.
- Networking
O networking é mais um ponto importante para que você se relacione bem com colegas no mercado e ganhe a oportunidade de estabelecer parcerias. Desenvolver a sua rede de contatos facilita indicações dos seus serviços, além de manter relacionamentos interpessoais saudáveis e produtivos.
Com esse propósito, é possível usar as redes sociais para expandir a sua rede de contatos, com o cuidado de manter a postura profissional. Vale a pena ainda participar de eventos como workshops e congressos para ter a oportunidade de conhecer outros profissionais e trocar conhecimentos.
- Perfil de clientes
Na hora de definir o perfil de clientes da sua imobiliária, é essencial contar com um CRM imobiliário para automatizar e otimizar processos. Essa ferramenta é capaz de registrar os dados de clientes e imóveis a fim de promover melhores insights para corretores e gestores.
Coloque nossas dicas em prática e sucesso durante a sua captação de imóveis.
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