Portal Loft
  • Morar com estilo
    Decoração Ambientes
  • Vizinhança
    Bairros Condomínios Apartamentos Casas
  • Mercado imobiliário
    Anunciar apartamento Comprar apartamento Vender apartamento Assuntos financeiros Financiamento imobiliario +Loft
  • Dados e pesquisas
    Sala de Imprensa Sobre a Loft
  • Negócios
    Espaço Corretor Fechar negócio Loft mais negócio Planejar a venda Receber visitas
  • Imóveis à venda
    Imóveis à venda em São Paulo Imóveis à venda no Rio de Janeiro Imóveis à venda em Porto Alegre Imóveis à venda em Belo Horizonte Vender imóveis Contato
  • Web Stories
  • Home
  • Análise da Semana: aluguel rendeu muito acima da inflação em 24 e deve seguir subindo em 25

Análise da Semana: aluguel rendeu muito acima da inflação em 24 e deve seguir subindo em 25

Compartilhar a notícia

20 de janeiro de 2025

Autor Imprensa Loft
Atualizado: 20 de janeiro de 2025 3 min de leitura

Por Felipe Morgado e Gerson Oliveira Filho

Reportagens publicadas nesta semana com forte destaque na grande imprensa – no Estadão, por exemplo – enfatizam dado segundo o qual o aumento dos preços dos aluguéis em algumas das principais capitais brasileiras desacelerou em 2024 em relação ao ano anterior.  

Estes seriam os casos de Belo Horizonte (22,88% ante 13,71%), Rio de Janeiro (17,87% para 10,16%) e Curitiba (21,03% para 15,34%). Os dados são do Índice de Aluguel Quinto Andar Imovelweb. 

O próprio levantamento, no entanto, mostra que houve movimento no sentido contrário, de aceleração em três outras capitais, de igual ou maior importância para o mercado como um todo: Brasília (9,09% para 15,73%), Porto Alegre (13,83% para 14,71%) e São Paulo (9,70% para 9,72%).   

Ainda mais importante do que isso, o dado mais relevante não está destacado nestas reportagens, porém está presente em outro conjunto de textos publicados sobre o balanço de 24: o aumento dos preços dos aluguéis em 2024 superou de forma muito intensa os índices de inflação no período.   

De acordo com reportagem do Valor Econômico, entre outros veículos, a valor do aluguel residencial encerrou 2024 com uma alta de 13,5%, segundo o Índice Fipezap. Já o custo de vida medido pelos principais índices que balizam os contratos de aluguel foi muito menor: IPCA/IBGE (4,83%), e IGP-M/FGV (6,54%).   

O fato é que a trajetória de alta dos preços do aluguel é constante desde a pandemia, e não há motivos a vista do mercado e no contexto macroeconômico que mostrem algum fator capaz de alterar essa tendência.   

A alta da taxa dos juros e o consequente pacote de restrições na concessão de financiamento da Caixa apontam para um 2025 com maiores obstáculos do que 2024 para quem quer comprar imóveis, o que aumenta a pressão sobre o preço do aluguel. Valor que também é pressionados pela falta de supply registrada nas principais metrópoles, sobretudo dos imóveis menores, alvo de maior demanda, principalmente dos jovens.   

Há também certo movimento das empresas convocando cada vez mais seus funcionários ao retorno ao trabalho presencial. Tendência que ainda precisamos observar se vai se confirmar, e em que intensidade.   

Importante ainda notar que nos casos das cidades em que o aumento do preço foi alto, porém menos alto que 2023, essa aceleração, pelo que se vê no mercado, está justamente conectada com a dificuldade que os inquilinos encontraram no ano passado em realizar seu desejo de mudança para apartamentos maiores, por conta do preço alto. Em 2024 a quantidade de renovações de contrato de aluguel foi muito maior que 2023.  

Sobre o que ocorrerá neste ano de 2025 ainda é incerto dizer se o valor do aluguel subirá mais do que subiu em 2024 em todas as metrópoles. Mas tudo aponta por uma pressão constante nos preços dos aluguéis. Maior ou um pouco menor que em 2023 e 2024, o que o mercado está mostrando é que 2025 vai ser mais um ótimo ano para quem investe em aluguel.   

A diferença de mais de 100% entre o aumento médio dos valores da locação residencial em 2024 (13,5%) e o índice mais alto de inflação usada nos contratos (6,54%) é um argumento matador para quem está operando no mercado neste começo de ano. 

Autor Imprensa Loft

Posts mais lidos

vila-mariana-loft

Bairros

Bairros

10 de junho de 2024

Vila Mariana: um bairro residencial e bem localizado

Imobiliárias

Imobiliárias

05 de abril de 2024

Leads imobiliários: saiba como captar clientes qualificados para a sua empresa

Banner Loft Masi Negócio lateral

Veja também

Sala de Imprensa

10 de abril de 2025

Loft começa a indicar imobiliárias a proprietários por região, com ajuda dos novos sócios Angélica e Huck

Sala de Imprensa

19 de março de 2025

Tremembé, Campos Elísios e Itaquera lideram valorização de imóveis em São Paulo em 2025

Sala de Imprensa

19 de março de 2025

Botafogo, Vila da Penha e Tijuca lideram valorização de imóveis no Rio em 2025

Assine nossa Newsletter

  • Morar com estilo
  • Vizinhança
  • Mercado imobiliário
  • Dados e pesquisas
  • Negócios
  • Web Stories
  • Contato

Portal Loft © 2022 Loft - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.