Um novo lar simboliza mais do que uma nova aquisição, também é o lugar onde serão projetados nossos desejos de vida e passaremos momentos importantes do dia a dia junto daqueles que mais amamos. Por isso, saber no que prestar atenção quando comprar apartamento pode te dar uma visão ampla em relação ao imóvel, te dando tranquilidade e confiança nesse momento tão importante.
- Processos de inspeção importantes para quem está comprando um apartamento
- 1. Veja com calma todos os detalhes da estrutura interna do apartamento
- 2. Pergunte sobre as áreas externas
- 3. Reformas e planta do apartamento
- 4. Confira toda a documentação
- 5. Esclareça todos os detalhes da compra antes de assinar o contrato
- Quer saber mais sobre o que deve se atentar quando está comprando um apartamento?
Processos de inspeção importantes para quem está comprando um apartamento
Há dois processos de inspeção importantes na compra e venda de imóveis. Segunda Monika Terra, corretora parceira da Loft, o primeiro deles é o processo de vistoria, feito quando o imóvel vai para o mercado. Nele, é montada uma ficha “com tudo que o imóvel tem e tudo que pode ser oferecido naquele valor de venda˜, explica.
O segundo processo é feito no momento da entrega do imóvel e está relacionado ao que foi acordado entre comprador e vendedor ao assinar o contrato de compra. “Nesse contrato fica acordado entre as partes o que vai ficar no imóvel efetivamente˜, conta Monika.
De acordo com Naktasha Ituassu, também corretora e parceira da Loft, questões como as datas das últimas reformas feitas são coisas que devemos levar em consideração ao avaliar um imóvel.
Pensando nisso, preparamos essa lista com 5 itens indispensáveis caso você esteja comprando um apartamento ou em vias de comprar um. Confira:
1. Veja com calma todos os detalhes da estrutura interna do apartamento
Ao visitar um apartamento a venda, não tenha pressa. É importante conversar com o corretor ou proprietário sobre todas as características do imóvel, para que você tenha conhecimento completo de possíveis necessidades da residência e evitando imprevistos.
Confira a quantidade, tamanho dos cômodos e se eles atendem às suas necessidades presentes e futuras. Lembre-se que famílias podem aumentar e tenha em mente o que deseja para a sua nos próximos anos. Saiba qual é a incidência de sol nos espaços internos, o número de portas de entrada e se o apartamento possui garagem. Preste atenção no acabamento das paredes, pisos, azulejos e molduras de gesso.
2. Pergunte sobre as áreas externas
Verifique o que consta nas áreas de uso comum, como piscina, academia, salões, jardins e saiba as regras de uso de cada uma delas. Note o estado de conservação da fachada, hall de entrada, elevadores e espaços de lazer. Não se esqueça de conferir o valor do condomínio e IPTU.
3. Reformas e planta do apartamento
Pergunte sobre as reformas feitas e as datas que as fizeram, para saber o estado de conservação do seu imóvel. Naktasha Ituassu nos dá a dica e sugere “pedir o contato do arquiteto ou engenheiro que fez a obra, de preferência veja a planta do imóvel“. Também existe a possibilidade de levar um profissional especializado para fazer uma vistoria.
Pergunte se o apartamento passou por processo de averbação, registro feito em cartório que contém a escritura do imóvel, reformas e mudanças realizadas.
4. Confira toda a documentação
Naktasha conta que um dos problemas mais comuns relacionados a imóveis a venda são “documentos que nem sempre estão completamente certos”. Por isso, é necessário conferir se toda a documentação exigida está em ordem. Neste momento, tenha em mente que ter um profissional especializado acompanhando o processo traz mais segurança para o comprador.
Os documentos exigidos são: cópia autenticada da escritura definitiva registrada no Cartório de Registro de Imóveis; matrícula atualizada contendo uma certidão de ônus reais; planta do imóvel aprovada pela prefeitura ou assinada pelo engenheiro ou arquiteto da construtora; verifique a certidão de situação fiscal/IPTU, o habite-se e a declaração de inexistência de débitos condominiais. Também é aconselhável conferir se as contas de água, luz e gás estão em dia.
5. Esclareça todos os detalhes da compra antes de assinar o contrato
Para evitar dores de cabeça no futuro, combine com o vendedor o que ficará ou não no apartamento e o que caberá a ambas as partes. De acordo com Monika Terra, “normalmente cada empresa tem um padrão de contrato, que às vezes vai para um advogado que analisa e faz algumas modificações necessárias”. Dê atenção para as minutas do documento e tire todas as dúvidas que surgirem.
Quer saber mais sobre o que deve se atentar quando está comprando um apartamento?
Pensando em te trazer segurança e confiança no momento da compra do seu futuro lar, preparamos um guia completo Como Comprar seu Apartamento, contendo todas as informações que julgamos importantes para o processo de compra, desde a decisão por comprar ou não até a assinatura do contrato.