A cobrança de aluguel é uma tarefa que pode ocupar muito tempo no dia a dia dos corretores de uma imobiliária.
Quando o envio de boletos e notificações é feito de forma manual, podem ocorrer falhas e esquecimentos no processo. Por isso, surge a necessidade de automatizá-lo, para aumentar a produtividade nas empresas.
Neste artigo, abordaremos as principais vantagens da automatização de processos no setor imobiliário e de que maneira a cobrança de aluguel pode ser realizada com esse recurso. Acompanhe!
Transformação digital: quais os benefícios da automatização de processos no meio imobiliário?
A automatização de processos faz parte do cotidiano de diversas imobiliárias, principalmente por oferecer diversos benefícios. No entanto, ao apresentar resistência com a modernização dos processos, muitas empresas ainda passam por problemas e, assim, deixam de reduzir os seus custos e as falhas ao aderir à automatização.
Quando os procedimentos são realizados de forma manual, são desperdiçados mais recursos e esforços dos profissionais. Por outro lado, a automatização minimiza a chance de erros e possibilita a otimização dos processos. É possível ainda identificar quais são os pontos de ineficiência devido à possibilidade de mapeamento.
Além dessa economia, a automatização dos processos promove a segurança das informações da empresa e do cliente. Com todos os dados centralizados e organizados, diminui a probabilidade de perder informações importantes para o seu negócio e de ocorrer retrabalho.
Como cobrar um aluguel de forma automatizada?
Em uma empresa com muitos clientes, efetivar a cobrança de aluguel atrasado, por exemplo, pode ser muito complicado sem a automatização.
Os prazos para envio dos boletos podem não ser cumpridos por conta da dificuldade de organização da demanda. Em um mercado tão competitivo, os atrasos ainda podem causar insatisfação nos clientes.
O uso de um software facilita esse processo, porque o envio dos boletos passa a ser automatizado. Além disso, a ferramenta possibilita enviar notificações relativas ao vencimento. Assim, além de reduzir a possibilidade de falhas, o recurso diminui o gasto de tempo com tarefas repetitivas.
Com isso, os profissionais da imobiliária podem ganhar horas de trabalho para executar funções mais importantes e melhorar o desempenho da companhia. A imobiliária também adquire uma ferramenta aliada para aumentar o controle sobre a inadimplência dos locatários de imóveis.
Quais recursos podem ser automatizados?
A automatização pode facilitar diversas tarefas nas empresas, como:
- envio da cobrança de aluguel
- coleta e processamento de dados
- gestão da inadimplência
- gestão de imóveis
A seguir, veja com detalhes como a cobrança de aluguel e outros recursos podem ser automatizados e seus benefícios para a instituição.
Coleta e processamento de dados
Os processos de coleta, transmissão, processamento e análise de dados de uma organização podem ser feitos de maneira automatizada em uma plataforma digital.
Dessa forma, a sua imobiliária ganha em produtividade e conquista a centralização de todas as informações necessárias, para que todos os setores tenham acesso a elas de maneira integrada.
Envio da cobrança de aluguel
O procedimento de envio de cobrança de aluguel para os inquilinos também pode ser realizado automaticamente, a fim de garantir que os boletos realmente sejam enviados.
Desse modo, são reduzidas as chances de falhas por conta da falta de encaminhamento da cobrança.
Gestão de inadimplência
Com o envio de boletos feito de maneira automatizada, a inadimplência no pagamento das locações de imóveis também tende a diminuir.
Também é possível ter um maior controle sobre os dados da inadimplência, com a facilidade de consultar as informações a qualquer momento e de qualquer dispositivo.
Quando a automação passa a fazer parte do cotidiano da sua imobiliária, o cálculo manual relacionado à inadimplência, que era feito em planilhas, também deve ser dispensado. Assim, o trabalho da sua equipe passa a ser simplificado.
Gestão de imóveis
O software para empresas do setor imobiliário ainda permite realizar buscas por propriedades conforme as categorias. É possível pesquisar por apartamentos, casas, lojas, entre outros. Outro tipo de busca disponível é por status, para aluguel ou venda, e por código de cadastramento.
Caso a pesquisa seja executada por meio do código, a plataforma ainda apresenta uma relação de imóveis semelhantes àquela categoria, localização ou número de quartos. Outra ferramenta importante é a possibilidade de comparação entre os imóveis por metro quadrado e preço.
Os corretores também ganham a vantagem de conseguir inserir e visualizar imagens e o histórico do imóvel. Dessa maneira, ficam disponíveis informações úteis, a exemplo dos clientes que manifestaram interesse em um determinado imóvel e quem já fez visitas ou apresentou propostas para as unidades.
Como os corretores podem se beneficiar disso?
Melhorar o relacionamento com os clientes, desenvolver a produtividade das equipes e aprimorar a gestão do time são algumas vantagens que podemos destacar após a implantação da automatização da cobrança de aluguel e de outras tarefas nas imobiliárias. Veja!
Desenvolver o relacionamento com os clientes
Conquistar um bom relacionamento com os clientes é uma peça fundamental para garantir o sucesso das imobiliárias. A automatização colabora para reduzir as chances de falhas no atendimento. Por outro lado, as empresas que ainda adotam e-mails e telefonemas como meios de comunicação estão mais sujeitas a erros.
Além disso, o recurso de automação permite que os seus clientes consigam acessar dados diretamente do celular, sem precisar fazer solicitações. Com isso, os clientes ficam mais satisfeitos e os corretores ganham tempo para realizar outras tarefas.
Melhora o rendimento da equipe
Os corretores podem perder muitas horas de trabalho com atividades manuais e burocráticas, como o envio de 2ª via de boleto e notificação de aluguel em atraso para os devedores. Os profissionais podem se beneficiar com a automatização dessas tarefas e direcionar o foco para ações mais estratégicas do negócio.
Facilita a gestão do time
O uso de um software também melhora a eficiência do gerenciamento do desempenho dos corretores. Com essa ferramenta, os gestores conseguem visualizar os resultados por meio de relatórios, gráficos e indicadores. Desse modo, os profissionais podem ser avaliados de forma mais assertiva, conforme os números de captações e visitas, por exemplo.
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