Cobrança de aluguel: veja os benefícios de automatizá-la na sua imobiliária

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Veja como funciona a cobrança de aluguel automatizada e quais são as vantagens do uso dessa tecnologia no setor imobiliário.

09 de abril de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 11 de abril de 2024 6 min de leitura

cobrança de aluguel é uma tarefa que pode ocupar muito tempo no dia a dia dos corretores de uma imobiliária.

Quando o envio de boletos e notificações é feito de forma manual, podem ocorrer falhas e esquecimentos no processo. Por isso, surge a necessidade de automatizá-lo, para aumentar a produtividade nas empresas.

Neste artigo, abordaremos as principais vantagens da automatização de processos no setor imobiliário e de que maneira a cobrança de aluguel pode ser realizada com esse recurso. Acompanhe!

Transformação digital: quais os benefícios da automatização de processos no meio imobiliário?

automatização de processos faz parte do cotidiano de diversas imobiliárias, principalmente por oferecer diversos benefícios. No entanto, ao apresentar resistência com a modernização dos processos, muitas empresas ainda passam por problemas e, assim, deixam de reduzir os seus custos e as falhas ao aderir à automatização.

Quando os procedimentos são realizados de forma manual, são desperdiçados mais recursos e esforços dos profissionais. Por outro lado, a automatização minimiza a chance de erros e possibilita a otimização dos processos. É possível ainda identificar quais são os pontos de ineficiência devido à possibilidade de mapeamento.

Além dessa economia, a automatização dos processos promove a segurança das informações da empresa e do cliente. Com todos os dados centralizados e organizados, diminui a probabilidade de perder informações importantes para o seu negócio e de ocorrer retrabalho.

Como cobrar um aluguel de forma automatizada?

Em uma empresa com muitos clientes, efetivar a cobrança de aluguel atrasado, por exemplo, pode ser muito complicado sem a automatização.

Os prazos para envio dos boletos podem não ser cumpridos por conta da dificuldade de organização da demanda. Em um mercado tão competitivo, os atrasos ainda podem causar insatisfação nos clientes.

O uso de um software facilita esse processo, porque o envio dos boletos passa a ser automatizado. Além disso, a ferramenta possibilita enviar notificações relativas ao vencimento. Assim, além de reduzir a possibilidade de falhas, o recurso diminui o gasto de tempo com tarefas repetitivas.

Com isso, os profissionais da imobiliária podem ganhar horas de trabalho para executar funções mais importantes e melhorar o desempenho da companhia. A imobiliária também adquire uma ferramenta aliada para aumentar o controle sobre a inadimplência dos locatários de imóveis.

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Quais recursos podem ser automatizados? 

A automatização pode facilitar diversas tarefas nas empresas, como:

  • envio da cobrança de aluguel
  • coleta e processamento de dados
  • gestão da inadimplência
  • gestão de imóveis

A seguir, veja com detalhes como a cobrança de aluguel e outros recursos podem ser automatizados e seus benefícios para a instituição.

Coleta e processamento de dados

Os processos de coleta, transmissão, processamento e análise de dados de uma organização podem ser feitos de maneira automatizada em uma plataforma digital. 

Dessa forma, a sua imobiliária ganha em produtividade e conquista a centralização de todas as informações necessárias, para que todos os setores tenham acesso a elas de maneira integrada.

Envio da cobrança de aluguel

O procedimento de envio de cobrança de aluguel para os inquilinos também pode ser realizado automaticamente, a fim de garantir que os boletos realmente sejam enviados.

Desse modo, são reduzidas as chances de falhas por conta da falta de encaminhamento da cobrança.

Gestão de inadimplência

Com o envio de boletos feito de maneira automatizada, a inadimplência no pagamento das locações de imóveis também tende a diminuir. 

Também é possível ter um maior controle sobre os dados da inadimplência, com a facilidade de consultar as informações a qualquer momento e de qualquer dispositivo.

Quando a automação passa a fazer parte do cotidiano da sua imobiliária, o cálculo manual relacionado à inadimplência, que era feito em planilhas, também deve ser dispensado. Assim, o trabalho da sua equipe passa a ser simplificado.

Gestão de imóveis

O software para empresas do setor imobiliário ainda permite realizar buscas por propriedades conforme as categorias. É possível pesquisar por apartamentos, casas, lojas, entre outros. Outro tipo de busca disponível é por status, para aluguel ou venda, e por código de cadastramento. 

Caso a pesquisa seja executada por meio do código, a plataforma ainda apresenta uma relação de imóveis semelhantes àquela categoria, localização ou número de quartos. Outra ferramenta importante é a possibilidade de comparação entre os imóveis por metro quadrado e preço.

Os corretores também ganham a vantagem de conseguir inserir e visualizar imagens e o histórico do imóvel. Dessa maneira, ficam disponíveis informações úteis, a exemplo dos clientes que manifestaram interesse em um determinado imóvel e quem já fez visitas ou apresentou propostas para as unidades.

Como os corretores podem se beneficiar disso?

Melhorar o relacionamento com os clientes, desenvolver a produtividade das equipes e aprimorar a gestão do time são algumas vantagens que podemos destacar após a implantação da automatização da cobrança de aluguel e de outras tarefas nas imobiliárias. Veja!

Desenvolver o relacionamento com os clientes

Conquistar um bom relacionamento com os clientes é uma peça fundamental para garantir o sucesso das imobiliárias. A automatização colabora para reduzir as chances de falhas no atendimento. Por outro lado, as empresas que ainda adotam e-mails e telefonemas como meios de comunicação estão mais sujeitas a erros.

Além disso, o recurso de automação permite que os seus clientes consigam acessar dados diretamente do celular, sem precisar fazer solicitações. Com isso, os clientes ficam mais satisfeitos e os corretores ganham tempo para realizar outras tarefas.

Melhora o rendimento da equipe

Os corretores podem perder muitas horas de trabalho com atividades manuais e burocráticas, como o envio de 2ª via de boleto e notificação de aluguel em atraso para os devedores. Os profissionais podem se beneficiar com a automatização dessas tarefas e direcionar o foco para ações mais estratégicas do negócio.

Facilita a gestão do time

O uso de um software também melhora a eficiência do gerenciamento do desempenho dos corretores. Com essa ferramenta, os gestores conseguem visualizar os resultados por meio de relatórios, gráficos e indicadores. Desse modo, os profissionais podem ser avaliados de forma mais assertiva, conforme os números de captações e visitas, por exemplo.

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