O uso da tecnologia para aluguel de imóveis já é uma realidade no mercado imobiliário. As vantagens que a tecnologia vem proporcionando estão fazendo a diferença no rendimento e crescimento das imobiliárias, e para quem pretende acompanhar esse ritmo de crescimento, é preciso atualizar-se cada vez mais.
O princípio da história da locação de imóveis se deu com dificuldade. Era muito comum existir a negociação direta entre proprietários e inquilinos com acordos verbais, sem nenhuma forma garantia locatícia ou contrato.
Com o passar dos anos viu-se a necessidade de aderir a algo mais concreto e efetivo, que trouxesse assim mais confiança nos negócios. A partir daí surgiram as primeiras mudanças do setor, como surgimento das leis de regulamentação e das imobiliárias com intuito de fazer os trâmites legais, beneficiando ambos os lados dando firmeza nas negociações.
Com a expansão do setor e a chegada de muitas imobiliárias, nos processos contratuais, surgiram também as formas de garantia locatícia como fiador, caução, seguro fiança e título de capitalização.
Mais recentemente, acompanhando a influência tecnológica na economia como um todo, surgiu a primeira garantia locatícia via cartão de crédito, trazida pela CredPago com o intuito de eliminar de vez as burocracias nos contratos tornando mais simples e rápido a locação e um imóvel.
Entres as vantagens da tecnologia no setor de locação de imóvel, as ferramentas de marketing com certeza foram cruciais para potencializar o mercado. Os recursos virtuais de divulgação são mais dinâmicos e efetivos por permitirem a segmentação do perfil do público a ser atingido. Exemplos disso são as redes sociais e a ferramenta Google Ads.
O mundo digital e tecnológico também se expande ao real. Podemos citar aqui o uso dos QR Codes que podem ser utilizados em peças de divulgação físicas, como placas de locação, outdoors, cartazes, entre outros, como forma de extensão dessa divulgação.
O interessado ao visualizar a página pode abrir sua câmera, escanear o código e ser levado diretamente ao ambiente virtual para mais detalhes do imóvel, por exemplo.
Com a popularização da internet, o método de compra da maioria das pessoas mudou drasticamente, e não é diferente na hora de alugar imóveis. O primeiro passo é realizar uma busca virtual por imóveis disponíveis para locação, e quanto mais completo e atrativo o site, mais chance de prender o cliente.
Nesse sentido os sites estão cada vez mais interativos, voltados para a melhora na experiência do atendimento ao cliente. O chatbot por exemplo é muito utilizado para um primeiro atendimento por realizar uma espécie de triagem com o cliente para posteriormente oferecer a ele as opções que mais combinam com seus interesses.
Ainda, no final desse atendimento, o chatbot encaminha os dados do cliente para o CRM do corretor para agendamento de visita.
No quesito divulgação, uma das tecnologias que que ganha força e contribuindo é a foto em 360° que permite ao usuário ter uma maior perspectiva em relação ao tamanho e detalhes do imóvel, facilitando assim a escolha do novo lar.
No segmento de captação de imagens, os drones também estão sendo bastante utilizados. A captação aérea permite detalhes reais do espaço ambiente de condomínios e terrenos, bem como passagem ao redor do imóvel.
Além de pesquisar um imóvel virtualmente, ter uma excelente experiência no atendimento, é possível que o cliente realize até mesmo visitas no imóvel de forma virtual, e ao mesmo tempo muito real, graças a tecnologia dos óculos 3D.
Além de ser uma experiência diferente, há a economia de tempo e de gastos com combustível para deslocamento. A tecnologia tem, com toda certeza, mudado a forma de consumo em todo o mundo, e essas apontadas aqui, são apenas algumas delas.
Outro ponto que ajuda muito no aluguel de imóveis é a garantia locatícia. Quer saber sobre quais adotar na sua imobiliária para potencializar seus resultados? Seja um parceiro da Loft Fiança de Aluguel.
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