A segunda edição do Índice de Confiança no Setor Imobiliário – Loft, que mede a percepção dos consumidores sobre o mercado imobiliário, revelou as preferências dos jovens adultos quando o assunto é moradia. E para essas pessoas, nascidas entre o final da geração millenial e o início da geração Z (ou seja, que tem entre 25 e 34 anos), a procura por um imóvel passa por algumas particularidades.
No consolidado das capitais analisadas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre), 16,4% dos jovens pretendem comprar um imóvel nos próximos 6 meses – índice ligeiramente maior do que a média de toda a população, que está em 14,3%.
Para eles, construir patrimônio (40,2%) e sair do aluguel (36,6%) são, respectivamente, os principais motivos para esta decisão. Segundo a pesquisa, 7 em cada 10 destes jovens comprarão o primeiro imóvel.
“Um ponto interessante da pesquisa é a construção do patrimônio ter sido elencada como um fator mais determinante que sair do aluguel. Conseguimos enxergar aqui uma característica de comportamento dessa geração, que já enxerga o imóvel como uma possibilidade de investimento”, explica Fábio Takahashi, gerente de Dados da Loft. “E como parte desses jovens fica mais tempo na casa dos pais, consegue acumular capital para esse investimento”, observa.
As preferências destes jovens também passam pelo tipo de imóvel: 74,4% desejam morar em uma casa. E em relação a região do imóvel, segurança (56,1%), proximidade a mercados, padarias e comércios (52,4%) e a tranquilidade do bairro (47,2%) são as principais preocupações.
“Essa também é uma escolha curiosa, já que mais da metade (56,1%) destes jovens pretende gastar até R$ 350 mil para a compra do imóvel – e geralmente o valor de casas é mais elevado nas grandes cidades. Além disso, as regiões que suprem as preocupações elencadas refletem bairros com uma qualidade de vida alta, que acabam sendo mais caros e podem frustrar as expectativas destes jovens”, argumenta Takahashi. “No consolidado de todas as faixas etárias da pesquisa, a título de comparação, 7 em cada 10 pessoas estão dispostas a pagar até R$ 800 mil”.
Um outro dado revelado pela pesquisa foi a forma como estes jovens estudam e buscam imóveis: 47,6% começam pelo site das imobiliárias.
“Conseguimos enxergar um movimento no mercado imobiliário de transformação digital justamente em busca deste público”, destaca Takahashi. “Cada vez mais vemos corretores e donos de imobiliárias investindo nos anúncios e no portfólio online, mostrando imóveis nas redes sociais e se transformando em influencers para atrair estas novas gerações tão acostumadas a consumir no meio digital”, completa.
O estudo, feito pela Loft, empresa de tecnologia e serviços financeiros para imobiliárias, em parceria com a Offerwise, empresa líder global em insights do consumidor, foi conduzido com 1.200 moradores das cidades de todas as idades, em uma amostra representativa das capitais. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, num intervalo de confiança de 95%.
- Nos próximos 6 meses, você pretende fazer alguma dessas movimentações?
- Qual dos motivos abaixo mais te motivam a comprar um imóvel?
- Qual dos tipos de imóveis abaixo você pretende comprar, preferencialmente?
- E quais são as características que você procura na região do imóvel desejado?
- Qual o valor aproximado do imóvel que você pretende comprar?
- Como você tem pesquisado ou pretende começar a pesquisar por imóveis?
Nos próximos 6 meses, você pretende fazer alguma dessas movimentações?
Intenção | Total | 18-24 | 25-34 | 35-44 | 45-54 | 55 ou mais |
---|---|---|---|---|---|---|
Pretende alugar | 6,1% | 7,7% | 6,4% | 7,1% | 6,1% | 3,8% |
Pretende comprar | 14,3% | 16,8% | 16,4% | 17,7% | 10,7% | 11,4% |
Tem imóveis para venda ou locação | 17,0% | 10,5% | 13,2% | 17,9% | 18,6% | 21,6% |
Não vai alugar, comprar, vender ou locar | 68,6% | 68,5% | 68,7% | 65,9% | 70,1% | 69,5% |
Qual dos motivos abaixo mais te motivam a comprar um imóvel?
Motivo | 25 a 34 anos |
---|---|
Deixar de pagar aluguel | 36,6% |
Queda no valor do(s) imóvel(is) | 4,9% |
Momento oportuno | 15,9% |
Desejo de fazer um investimento seguro (para diversificar minha carteira de ativos) | 9,8% |
Desejo de fazer um investimento seguro (não me sinto seguro em deixar o dinheiro parado em uma conta bancária) | 11,0% |
Construir um patrimônio | 40,2% |
Vou casar/Casei | 14,6% |
A família aumentou/vai aumentar | 14,6% |
Minha situação financeira melhorou e desejo um imóvel melhor | 17,1% |
Outro motivo | 6,1% |
Qual dos tipos de imóveis abaixo você pretende comprar, preferencialmente?
Tipo de imóvel | Total | 25 – 34 anos |
---|---|---|
Apartamento de até 2 quartos | 28,2% | 22,0% |
Kitnet/Estúdio | 9,7% | 7,3% |
Casa | 59,2% | 74,4% |
Casa em condomínio | 23,5% | 19,5% |
Casa geminada | 17,0% | 19,5% |
Chácara/sítio/fazenda | 16,7% | 14,6% |
Apartamento com mais de 2 quartos | 23,8% | 17,1% |
Outro | 4,4% | 2,4% |
E quais são as características que você procura na região do imóvel desejado?
Características | 25-34 anos |
---|---|
Bairro tranquilo | 51,2% |
Mercado/Padaria/comércio nos arredores | 52,4% |
Perto de trem/metrô | 23,2% |
Perto de ponto de ônibus / linha de ônibus específica | 34,1% |
Segurança | 56,1% |
Perto da família | 32,9% |
Rua silenciosa | 26,8% |
Próximo ao meu trabalho | 35,4% |
Próximo a vias de acesso (avenidas, rodovias etc) | 25,6% |
Bairro conhecido/tenho familiaridade com o bairro | 29,3% |
Bairro perto de escola | 26,8% |
Não sei | 1,2% |
Outro | 1,2% |
Qual o valor aproximado do imóvel que você pretende comprar?
Valor | Total | 18-24 | 25-34 | 35-44 | 45-54 | 55 ou mais |
---|---|---|---|---|---|---|
Até R$ 350 mil reais | 42,8% | 41,7% | 56,1% | 36,0% | 41,5% | 36,8% |
Entre R$ 351 mil a R$ 800 mil reais | 25,8% | 16,7% | 18,3% | 31,5% | 29,2% | 31,6% |
Entre R$ 801 mil a R$ 2 milhões de reais | 11,7% | 14,6% | 6,1% | 14,6% | 16,9% | 7,0% |
Mais de R$ 2 milhão de reais | 2,3% | 2,1% | 3,7% | 2,2% | 1,5% | 1,8% |
Não sei | 17,3% | 25,0% | 15,9% | 15,7% | 10,8% | 22,8% |
Como você tem pesquisado ou pretende começar a pesquisar por imóveis?
Meios de busca | 25 – 34 anos |
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Na imobiliária (pessoalmente) | 29,3% |
Através de uma rede social | 19,5% |
Em um grupo de WhatsApp | 9,8% |
Através de uma placa de “vende-se” no imóvel | 20,7% |
Pedindo indicação de amigos/familiares | 14,6% |
Através de um corretor | 28,0% |
Em um leilão | 11,0% |
Através de propaganda/anúncio em redes sociais | 13,4% |
Presencialmente, andando ou passando pelas ruas de interesse | 20,7% |
Perguntando a moradores na região do seu interesse | 11,0% |
Sites de imobiliárias | 47,6% |
Através de propaganda/anúncio em sites | 25,6% |
Em um site que reúne várias imobiliárias | 24,4% |
Em site/aplicativo de uma imobiliária | 25,6% |
Outra forma | 6,1% |
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