A tecnologia nos fez ver o mundo por outros meios: o das telas. Seja no celular, na TV ou no cinema, os vídeos tornaram-se parte da nossa vida. No ramo imobiliário, esse recurso visual tem sido uma excelente maneira de ampliar os negócios e alcançar novos públicos.
Neste artigo, vamos abordar as principais dicas para fazer vídeos de imóveis, pensando no uso de tecnologias e técnicas de som, luz e imagem para atrair consumidores.
Este guia vai ajudar profissionais autônomos e grandes imobiliárias que desejam expandir os seus negócios para novos horizontes, principalmente na internet.
Quer aprender? Venha com a gente e boa leitura!
- Por que investir em vídeos de imóveis?
-
Conheça 10 dicas para fazer vídeos de imóveis e atrair mais clientes
- 1. Conte uma boa história
- 2. Planeje seu vídeo: tenha um bom roteiro
- 3. Tenha outros elementos
- 4. Organize o ambiente antes de iniciar a gravação
- 5. Equipamentos: como gravar bons vídeos pelo celular
- 6. Grave com o celular na horizontal
- 7. Contratando profissionais
- 8. Tenha cuidado com a iluminação
- 9. Publique seus vídeos nos lugares corretos
- 10. Invista em vídeos 360º
Por que investir em vídeos de imóveis?
O acesso à internet e às redes sociais cresce cada dia mais no Brasil, integrando a rotina de todos os setores da economia. É comum abrir redes sociais e assistir a vídeos de diferentes tipos. Já existem, inclusive, redes sociais compostas apenas de vídeos.
Algo tão presente na vida logo foi incorporado ao mundo dos negócios; por isso, no ramo imobiliário, os vídeos fazem o maior sucesso. Além de serem mais práticos, eles atraem uma parcela de público que pode não ter tempo para ler, por exemplo.
Entre as formas de comunicação virtual, como textos, imagens, áudios e outros, o vídeo é o mais próximo da forma real de comunicação humana. Nele vemos imagens, gestos, formas de expressão e ouvimos sons, facilitando o entendimento do assunto.
No ramo dos imóveis, os vídeos ajudam cada vez mais os profissionais a abordar os temas e a apresentar seus negócios.
Conheça 10 dicas para fazer vídeos de imóveis e atrair mais clientes
Existem dicas indispensáveis para fazer vídeos de imóveis. Ter um roteiro, organização, escolher bem a luz e os ângulos são exemplos disso.
Os vídeos podem ser feitos por profissionais contratados ou pelos próprios corretores, com uso de celular ou até mesmo de uma câmera profissional. Confira as dicas para fazer vídeos de imóveis que separamos para você.
1. Conte uma boa história
Uma boa história é uma das melhores dicas para fazer vídeos de imóveis. Essa etapa vem ainda no planejamento e esse contexto pode ser desde uma história até apenas imagens do ambiente.
Se você quiser simular uma família, pense na posição de cada pessoa na casa, de forma que valorize e mostre o melhor dos ambientes. Caso o vídeo seja apenas do imóvel, faça um trajeto de forma que todos os ambientes sejam visitados.
2. Planeje seu vídeo: tenha um bom roteiro
O planejamento é uma etapa muito importante para quem quer fazer vídeos. É o roteiro que vai definir a história que será contada, os elementos que serão incorporados e até mesmo os detalhes, como o tempo de duração. O roteiro pode definir ainda os melhores ambientes a serem destacados no vídeo.
3. Tenha outros elementos
Uma das melhores dicas para fazer vídeos de imóveis é ir além do vídeo. Invista em uma boa locução e em elementos textuais, como legendas e nomes dos ambientes mostrados. Já existem programas de edição para pessoas que vão utilizar o próprio celular para fazer os conteúdos, faça bom uso deles.
4. Organize o ambiente antes de iniciar a gravação
Essa dica pode parecer simples, mas é muito importante quando falamos no visual para conquistar clientes. Pense no ambiente antes de iniciar as gravações. Organize os itens da casa e pense na disposição mais inteligente dos móveis. Deixe os ambientes espaçosos e da forma mais natural possível.
5. Equipamentos: como gravar bons vídeos pelo celular
Usar grandes câmeras é ter certeza de que o vídeo ficará excelente, certo? Errado! É claro que você pode fazer excelentes vídeos caso tenha acesso a boas câmeras ou prefira contratar profissionais para o serviço, mas hoje em dia é possível fazer vídeos excelentes usando apenas smartphones.
As câmeras dos aparelhos estão cada vez melhores, assim como os microfones para captar áudios. Essas tecnologias possibilitam que seus vídeos feitos com o uso desses aparelhos fiquem muito bons, desde que tenham bom planejamento.
6. Grave com o celular na horizontal
Uma das dicas para quem vai fazer seu próprio conteúdo sobre imóveis é não se esquecer de gravar com o celular na horizontal. Esse é o principal formato de vídeo, como os vistos no YouTube ou no Facebook.
Mas esses formatos não são os únicos. Caso você queira explorar canais como stories do Instagram, TikTok e Snapchat, o melhor é fazer vídeos na vertical. Mas lembre-se de que cada canal tem públicos diferentes, pense neles na hora de produzir os conteúdos.
7. Contratando profissionais
Caso você prefira ter profissionais para fazer o serviço, é interessante buscar agências ou profissionais freelancers com experiência e bom portfólio. Pesquise bons nomes na internet ou pegue indicações com amigos. Dar uma olhada na concorrência também pode ser uma opção.
8. Tenha cuidado com a iluminação
Seja você mesmo filmando ou outra pessoa, cuidado com a iluminação. Prefira vídeos durante o dia e tente aproveitar ao máximo as luzes naturais. Tenha cuidado com sombras e imagens que possam ficar estouradas, e não se esqueça dos reflexos.
9. Publique seus vídeos nos lugares corretos
Uma das dicas essenciais para fazer vídeos de imóveis é saber onde publicar os seus conteúdos. Existem muitas plataformas disponíveis, nas quais você pode ter clientes corriqueiros, mas também pode conquistar novos. Por isso, cuidado na hora de publicar os conteúdos.
Planeje quais plataformas você vai utilizar. Pense onde seu público-alvo está. Lembre-se da orientação de cada plataforma e use a comunicação própria de cada uma delas. Se você tiver sites, é possível linkar as suas plataformas a ele e divulgar seus vídeos por lá.
10. Invista em vídeos 360º
Uma das grandes novidades do mercado imobiliário e uma das melhores dicas para fazer vídeos de imóveis são os conteúdos em 360°. Esses vídeos mostram toda a visão dos ambientes em questão, como se eles fossem uma visita real.
Essa forma de mostrar os ambientes ganhou força durante a pandemia, uma vez que o distanciamento social derrubou o número de visitas nos imóveis. Mas o formato pode ser utilizado sempre, uma vez que a facilidade da internet pode ser uma aliada na venda de imóveis.
Curtiu as nossas dicas para vídeos de imóveis? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades no setor imobiliário e sobre tecnologia em software para imobiliárias.
Deixe seu comentário