O uso da ficha de captação de imóveis não é obrigatório, mas pode ajudar o corretor a manter suas informações seguras e organizadas. Entenda!
De forma sucinta, a ficha de captação de imóveis é um formulário preenchido com informações relevantes para o corretor de imóveis que vai representá-lo no mercado, tais como endereço, metragem, contatos do proprietário e os horários de visita que ele disponibilizou, entre muitas outras.
Para que serve a ficha de captação de imóveis
Trata-se de um documento opcional para corretores de imóveis (autônomos ou filiados a imobiliárias) e que pode ser útil tanto para manter seu portfólio organizado quanto para facilitar a criação de anúncios.
Também é possível pensar na ficha como um checklist. Você pode usá-la para evitar esquecer algum item importante (e assim não precisar ligar para o proprietário de maneira envergonhada para checar alguma informação básica) e acelerar seu próprio trabalho, visto que sabe exatamente o que precisa fazer, olhar e anotar.
Utilizar algum tipo de padronização na hora de captar informações é especialmente útil caso mais de uma pessoa esteja envolvida no cadastro deste imóvel em um dado sistema. Afinal, ler uma ficha de captação de imóveis é muito mais simples do que tentar decifrar o que foi escrito em uma folha de papel.
Leia também: Perguntas que um corretor de imóveis deve fazer ao cliente
As informações da ficha de captação de imóveis
Não há um modelo oficial de ficha e o corretor de imóveis pode adicionar ou eliminar campos conforme suas necessidades de trabalho. As informações mais comuns que constam em uma ficha de captação de imóveis são:
- Dados pessoais do(s) proprietário(s): nome, RG, CPF, filiação, endereço, etc.
- Dados do imóvel: endereço, metragem, distribuição de cômodos, valor de venda, posição do sol, IPTU, condomínio, etc.
- Detalhes do imóvel: armários embutidos e/ou mobília inclusos
- Detalhes da visitação: com quem ficará a chave, quais são os horários permitidos, detalhes importantes
- Meios de venda do imóvel: à vista, parcelado, permuta de imóveis
- Situação do imóvel: desocupado, ocupado, locado
- Infraestrutura do prédio: áreas de lazer disponíveis, número de vagas
Leia também: Aumente seu poder de persuasão e venda com essas 7 orientações
Tutorial para fazer uma ficha de captação de imóveis
O corretor Ricardo Silvério Junior explicou o passo a passo para criar sua ficha de captação de imóveis no YouTube. Assista ao tutorial abaixo:
A ficha de captação de imóveis tem validade jurídica?
Quando uma ficha de captação de imóveis traz cláusulas contratuais sobre a transação (como valor da comissão e/ou autorização para venda) e é assinada pelas duas partes, o documento pode ter validade jurídica.
Na prática, é possível unir a ficha de captação de imóveis e o Termo de Autorização de Comercialização/Venda do Imóvel (este, sim, um documento fundamental no cotidiano do corretor), como mostra este exemplo no site do CRECI-DF.
No entanto, é recomendável ter um contrato específico para comprovar a autorização de comercialização do imóvel e assim cimentar o vínculo entre proprietário e corretor. Para auxiliar os corretores nesses momentos, diversos Conselhos Regionais da categoria oferecem páginas com modelos de contratos, caso do CRECI-CE.
A Loft usa ficha de captação de imóveis?
A Loft – que adquire, reforma e vende apartamentos residenciais em São Paulo – busca facilitar ao máximo o trabalho de corretores, que são essenciais para o sucesso do negócio. Aqui, não é preciso ter a ficha de captação de imóveis em mãos.
Para apresentar um imóvel que você pretende vender para a Loft, basta preencher um cadastro online e aguardar o contato de alguém do time. (Clique aqui para saber quais são os pré-requisitos de aquisição!)
As documentações que a Loft pode exigir a qualquer momento do processo são:
- Termo de Autorização para Venda de Imóvel
- Termo de Autorização para Venda de Imóvel com Exclusividade (quando houver)
Atenção: mesmo que a Loft não peça o termo logo, é preciso tê-lo no momento do cadastro do imóvel. Não deixe para depois!
Por fim, a divulgação no site dos apartamentos para comprar da Loft é livre e gratuita. Caso a imobiliária do corretor de imóveis exija uma documentação que a autorize, sem problemas: basta requerer um Termo de Autorização de Divulgação e Comercialização através do e-mail tenhointeresse@loft.com.br.
As vantagens de trabalhar com a Loft
Com ou sem ficha de captação de imóveis, você pode se tornar corretor parceiro da Loft! Conheça os destaques dessa parceria e junte-se a mais de 5,5 mil profissionais:
- Fim do porta a porta: centralização do trabalho de vendas em um só canal
- Pagamento à vista na aquisição de um imóvel por parte da Loft
- Entre 6% e 7% comissão pela venda de imóveis da Loft
- Time jurídico disponível para conduzir todo o processo de compra e venda
- Política de vínculo entre cliente e corretor que garante recebimento da corretagem
- Portfólio constantemente atualizado com imóveis de alto padrão nos bairros mais nobres de São Paulo
- Apresentações detalhadas sobre cada imóvel com plantas, projetos arquitetônicos, fotos, perspectivas e acabamentos
- Agendamento de visitas rápido e equipe acessível (online ou por telefone)