A gestão de imóveis é uma prática fundamental para as imobiliárias que procuram se estabelecer e crescer nesse mercado tão acirrado. Isso porque esse conjunto de estratégias é capaz de promover a saúde financeira e a organização dos processos da empresa.
Sem uma gestão de imóveis efetiva, a imobiliária corre o risco de perder clientes ou não consegue ter informações de novos nichos no mercado para investir.
Para ajudar você a entender melhor o tema, separamos este artigo com informações valiosas sobre a gestão de imóveis e como você pode aplicá-la na sua imobiliária.
Além disso, vamos explicar como as funcionalidades dos softwares da Vista podem ajudar você no gerenciamento de imóveis.
7 dicas para fazer uma gestão de imóveis de sucesso
O mercado imobiliário é um setor acirrado, afinal a venda de imóveis não para de crescer no país. Por isso, é fundamental investir em melhorias para que a sua imobiliária esteja sempre um passo à frente da concorrência.
A seguir, veja 7 ações que você pode implementar na sua imobiliária para ter uma gestão de imóveis de sucesso.
1 – Invista em inovação
A resistência à inovação pode ser um dos principais entraves para uma gestão de imóveis efetiva, tanto em relação às ferramentas de tecnologias quanto a ações inovadoras. Isso implica uma mudança de mentalidade em todos os setores da imobiliária para que a estratégia seja colocada em prática.
O investimento em tecnologia fará com que a sua imobiliária se aproxime da clientela e desenvolva ações para a captação de novos clientes, além de melhorar os processos internos.
2 – Adote um software de gestão
Apostar em um bom software de gestão de imóveis pode colocar a sua imobiliária passos à frente das concorrentes. Um recurso como esse serve, por exemplo, para organizar documentos, o que torna a localização de contratos de locação e venda mais simples e ágil.
O software de gestão também otimiza o controle dos prazos dos contratos geridos pela imobiliária. Afinal, desconsiderar o limite para a expiração ou renovação desse documento pode gerar prejuízos e causar a insatisfação de clientes.
Outro benefício do software de gestão é fornecer dados estratégicos e preciosos ao negócio, como número de vendas e taxa de conversão em cada etapa do funil por corretor, vendas totais no mês, número de leads mensais, etc.
3 – Mantenha os documentos atualizados
Outro ponto importante é manter a atualização dos documentos referentes aos imóveis. Por exemplo, é necessário saber se a matrícula do imóvel está de acordo, bem como verificar os documentos do inquilino ou do fiador.
Além disso, é preciso confirmar o pagamento de débitos municipais e considerar os reajustes na cobrança de tributos.
4 – Aperfeiçoe a gestão patrimonial
A gestão patrimonial é a organização da base de imóveis que estão sob responsabilidade da imobiliária. Isso envolve ainda considerar o potencial de valorização ou desvalorização das unidades. Nesse sentido, também é preciso apostar na sistematização dos dados relativos às propriedades e na facilidade de acesso a essas informações.
5 – Gerencie a carteira de clientes
Outra dica importante é organizar as informações relativas aos seus clientes, assim como preservar o registro das interações com os contatos da imobiliária. Assim, você terá conhecimento das necessidades de cada um e direcionar melhor as estratégias para atendê-los.
De outro modo, é possível ainda separar os clientes conforme a etapa do funil de vendas em que se encontram. Com isso, é possível verificar se um contato ainda está no estágio inicial ou avançado em relação ao fechamento de um contrato de venda ou de locação.
6 – Cuide da saúde financeira
As imobiliárias também precisam adotar práticas de organização do fluxo de caixa. Para isso, é necessário considerar as receitas recorrentes, a exemplo de aluguéis, além dos ganhos menos frequentes.
Dessa forma, é indicado também equilibrar essas receitas com as despesas da empresa, como folha de pagamento dos colaboradores, comissões para corretores, materiais de escritório, contas de energia elétrica e água, entre outras.
7 – Aprimore a gestão de pessoas
Sem uma gestão de pessoas eficiente, sua imobiliária pode ser afetada pela baixa produtividade. Por exemplo, essa falta de organização pode causar falhas no rodízio de corretores.
Portanto, é essencial elaborar uma política bem definida para o revezamento do atendimento aos clientes, além de delimitar as normas para as comissões dos corretores.
CRM de vendas e gestão de imóveis: por que um não existe sem o outro?
O Customer Relationship Management (CRM) pode ser traduzido como Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente. A utilização dessa ferramenta e as estratégias de gestão de imóveis andam lado a lado.
Nos próximos tópicos, você vai entender o porquê de apostar em um CRM de vendas para alcançar bons resultados na sua imobiliária.
Benefícios do CRM de vendas
Ao utilizar um CRM de vendas, sua imobiliária pode economizar tempo e recursos devido à automatização das várias tarefas.
Além disso, outros recursos do CRM de vendas são:
- controlar os leads
- turbinar taxas de conversão
- controlar as etapas de funil de cada lead
- otimizar o tempo de trabalho dos corretores
Conheça o Vista CRM
Quer começar a implementar ações para uma melhor gestão de imóveis da sua imobiliária? Conheça o Vista CRM, software que conta com funcionalidades que promovem a integração e a personalização de vários processos imobiliários.
A ferramenta permite que sua imobiliária alcance um novo patamar de modernização dos processos e tenha acesso a indicadores de desempenho.
Entenda melhor como o Vista CRM pode melhorar a gestão da sua imobiliária.
Funcionalidades do Vista CRM
Entre as principais funções do Vista CRM está o acompanhamento das taxas de conversão e a possibilidade de encontrar gargalos nos processos. Também é possível separar por etapas o processo de vendas e locação de imóveis, a fim de direcionar as ações mais apropriadas para os clientes.
A gestão de equipe também é facilitada por meio do ranking de corretores. Na nossa plataforma customizável, é possível realizar a integração do site da imobiliária com outros portais. A comunicação fica mais eficiente com a integração com chat, WhatsApp e Facebook.
Em todos os nossos planos, você ainda pode contar com o Vista app para ter acesso à sua base de clientes e de imóveis de onde estiver. Desse jeito, a inclusão de novos clientes e a atualização de dados dos antigos podem ser feitas sem precisar voltar à imobiliária. O aplicativo também permite o gerenciamento de visitas.
Gostou de entender a importância da gestão de imóveis? Aproveite para fazer um teste grátis do Vista CRM e veja como nosso software impacta positivamente os processos da sua imobiliária.
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