Você já ouviu falar em imobiliária digital? Na era das tecnologias digitais e das redes sociais, novos modelos de negócios surgem a todo instante. E, cada vez mais, empresas escolhem o mundo digital para operar e garantir o sucesso do negócio.
De acordo com a Revista Exame, 83% dos executivos preferem fechar negócios com companhias de suporte digital. Nesse sentido, o setor de imóveis também está mudando e se integrando ao mundo digital pelas imobiliárias digitais.
Quer saber mais sobre essa tendência? Continue a leitura e confira o que são, como funcionam as imobiliárias digitais e seus principais benefícios.
- O que é uma imobiliária digital?
- O que é necessário para uma imobiliária ser considerada digital?
- Por que as imobiliárias digitais são uma aposta para o futuro do setor?
- 4 grandes benefícios das imobiliárias digitais
- O que é necessário para começar a digitalização da sua imobiliária
- Imobiliária digital: perspectivas para o futuro
- Faça o teste gratuito do Loft CRM e tenha tudo em uma só plataforma
O que é uma imobiliária digital?
A imobiliária digital é um modelo de negócio focado em oferecer serviços ligados à área de imóveis de forma totalmente online – isso é, mesmo que haja um escritório físico, a imobiliária digital funciona e opera as suas atividades via internet.
Dessa forma, a imobiliária digital se define por ser uma iniciativa que utiliza de informação e tecnologia para gerenciar o negócio e a relação com o cliente.
Nesse modelo de negócio, todo o processo da imobiliária é feito pela plataforma da empresa, o que garante facilidade e conforto para locadores, locatários, compradores de imóveis e corretores.
O que é necessário para uma imobiliária ser considerada digital?
O que uma imobiliária digital oferece não é diferente de uma imobiliária tradicional. Entre os serviços oferecidos estão:
- agendamento de visitas;
- negociação e propostas entre locatários/compradores e proprietários;
- realização de vistorias;
- apresentação de contratos e geração de boletos;
- site e/ou aplicativo que cataloga e permite a visualização dos imóveis disponíveis.
O processo digital é o modus operandi do negócio. É preciso ter um site intuitivo e executar boas práticas para aparecer entre os primeiros colocados nos resultados das ferramentas de buscas.
Também é necessário se atentar à qualidade das fotos dos imóveis, até tours virtuais, visto que o cliente olhará uma por uma, sem conversar com o corretor.
A imobiliária digital também permite que o próprio cliente faça a sua curadoria. Se ele gostar do imóvel, entrará em contato com o agente imobiliário, que o acompanhará durante a visita. Caso deseje fechar negócio, o contrato pode ser assinado de maneira eletrônica, sem a necessidade de ir até um cartório, e os pagamentos podem ser efetuados online.
Por que as imobiliárias digitais são uma aposta para o futuro do setor?
A imobiliária digital proporciona uma maneira mais veloz e fácil de lidar com as burocracias. Ao possibilitar visitar imóveis, assinar contratos e efetuar pagamentos de maneira eletrônica, a empresa está investindo na agilidade e no conforto para os seus clientes.
Outra aposta da imobiliária digital para o futuro do setor é investir na autonomia do público jovem. O cliente mais jovem, adepto ao e-commerce, costuma fechar transações, realizar compras e gerenciar a vida por plataformas digitais. Por que para procurar um imóvel seria diferente?
Com a imobiliária digital tudo pode ser resolvido pelo próprio smartphone, desde o agendamento de visitas até o fechamento do negócio. Isso atrai um tipo diferente de cliente – o jovem adulto, que busca praticidade e inovação.
4 grandes benefícios das imobiliárias digitais
Se ainda não se convenceu das vantagens da imobiliária digital, elencamos os quatro principais benefícios dessa modalidade de negócio. Confira!
1. A facilidade da automatização e da inteligência de dados
Um dos grandes benefícios da imobiliária digital é a automatização e a inteligência de dados. Com uma plataforma que gerencia os recursos, os acessos e as informações fica mais fácil traçar um perfil do seu consumidor, entrar em contato com ele e otimizar o seu espaço digital para facilitar o momento de concretizar o aluguel ou a venda.
Além disso, a plataforma online da imobiliária digital possibilita o trabalho com realidade virtual, assim como a otimização dos processos internos dos próprios funcionários, facilitando todas etapas e a burocracia, deixando documentos e protocolos prontos.
A imobiliária digital é uma facilitadora das formas de engajamento e gestão. Além da personalização para o cliente e a facilidade do acesso, os dados e a inteligência artificial possibilitam uma catalogação mais dinâmica dos imóveis.
2. Melhor relacionamento com o cliente
A imobiliária digital permite trabalhar de forma veloz e estratégica com o consumidor, gerando boas experiências. Isso se torna mais fácil pela plataforma online, pois, a partir da própria curadoria e dos dados fornecidos pelo cliente, o agente imobiliário pode personalizar o serviço, tendo recursos para realizar captações e fechamentos de vendas e aluguéis.
O contato por aplicativos de comunicação, como o WhatsApp, torna o processo mais pessoal e a comunicação mais ágil com o consumidor, podendo agendar horários de forma mais flexível entre proprietários e interessados, além de personalizar ainda mais o contato.
Fechar contratos por meio eletrônico também é um grande facilitador para evitar burocracias e valorizar o tempo do funcionário e do cliente.
3. Gerenciamento eficiente de contratos
A possibilidade de assinar contratos de maneira eletrônica melhora o gerenciamento e as estratégias de uma imobiliária. O locatário pode enviar documentos online, e o contrato pode ser programado rapidamente.
Com a assinatura eletrônica, o contrato é fechado no conforto da casa do agente imobiliário e do cliente, garantindo a satisfação do consumidor com a imobiliária digital e tornando os processos mais rápidos.
4. Redução do tempo de trabalho
Gerenciar os processos e contratos de venda e de aluguel de imóveis de maneira eletrônica faz o trabalho de uma imobiliária digital ser mais veloz e eficiente. Em vez de fazer tarefas burocráticas ou ir a cartórios para assinar termos e contratos, as partes podem fazer tudo por assinatura eletrônica.
Além disso, a partir de um sistema de armazenamento de dados, é possível rastrear com facilidade os dados dos clientes, o catálogo da imobiliária e os próprios recursos de maneira ágil, tornando o atendimento da imobiliária digital ainda mais eficiente e imediato.
O que é necessário para começar a digitalização da sua imobiliária
O primeiro passo é investir em um site imobiliário completo, que disponha de uma maneira intuitiva de visualizar os imóveis, e conseguir informações sobre o bairro, o condomínio e as especificidades do imóvel. É importante ter um chat online para tirar dúvidas e um design amigável.
O segundo passo é investir em um processo fácil de assinatura eletrônica de contratos e de formas de pagamento online, diminuindo o tempo de trabalho do agente imobiliário e garantindo a satisfação do cliente com um atendimento preciso.
Por fim, é importante divulgar o trabalho em outras plataformas e redes sociais, com anúncios e criando conteúdos personalizados com digital influencers, além de provocar o engajamento do público.
Imobiliária digital: perspectivas para o futuro
Com a digitalização da vida, otimizar os processos de uma imobiliária por plataformas online é o caminho natural do mercado. Assim, para se manter cada vez mais atual, atingindo novos públicos, é preciso investir e se adequar ao modelo de negócio da imobiliária digital.
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