Nos últimos anos, o mercado imobiliário constatou um crescimento significativo de consumidores interessados em imóveis de luxo. Segundo o Sindicato da Habitação (Secovi), o mercado de imóveis de luxo cresce a um ritmo de 20% ao ano. O setor de luxo tende a sofrer menos com o impacto de uma crise, tendo em vista que seus clientes, em geral, possuem maior estabilidade financeira. Portanto, a conjuntura é perfeita para quem quer trabalhar bem sua cartela de imóveis de luxo.
Para conquistar essa parcela de consumidores, ainda mais exigentes e seletivos, as imobiliárias precisam adotar estratégias de marketing e vendas inovadoras. Se adaptar às demandas desse público é imprescindível para se destacar diante da concorrência. Por isso, antes de buscar por imóveis de luxo para compor o portfólio da imobiliária, é importante entender as características que os empreendimentos de alto padrão precisam ter para despertar o interesse de seus clientes e prospects.
O consumidor de alto padrão geralmente busca por imóveis de luxo que estejam localizados em áreas nobres, com ruas arborizadas e que tenham uma infraestrutura completa para sua maior comodidade. Outro detalhe é que o empreendimento deve ter uma proposta arquitetônica que privilegie o design e integre inovações tecnológica, como os chamados edifícios inteligentes.
Ao entender melhor o perfil do comprador, as imobiliárias podem desenvolver estratégias de marketing segmentadas e diferenciadas para divulgar esse tipo de imóvel. Quer descobrir como desenvolver uma boa estratégia de marketing para esse segmento? Então continue acompanhando o artigo:
Estratégias de marketing para vender imóveis de luxo
Entenda os hábitos de consumo de seus clientes e prospects
Identificar os hábitos de consumo dos clientes de alto padrão é essencial para adequar as estratégias de marketing e vendas da imobiliária. Esse perfil de consumidor tem costumes e rotinas diferenciadas, o que exige do corretor de imóveis uma postura muito mais de consultor do que vendedor na hora de abordar esse público. Além de serem bastante detalhistas e exigentes, esse tipo de público não está apenas interessado em adquirir uma casa própria, mas também que o imóvel de luxo seja um bom investimento para ele.
O corretor estratégico e antenado, portanto, precisa reforçar esses aspectos na divulgação de sua cartela de imóveis de luxo durante a negociação com objetivo de despertar o interesse do comprador. Nesse sentido, o corretor deverá estar bem atualizado nas novidades de mercado e das regiões onde os empreendimento estão localizados, com informações e argumentos que indiquem aquele imóvel como uma boa compra e investimento.
Utilize o senso de exclusividade e urgência na sua estratégia
Pessoas interessadas no mercado de alto luxo certamente buscam por empreendimento que tenham itens exclusivos, afinal não faria sentido investir grandes quantias em algo que seja completamente ordinário e comum no meio que convivem. Por essa razão, o corretor, precisa se valer dessa arma para fazer do imóvel que está sendo oferecido algo único, ainda que existam outras propriedades que ofereçam benefícios similares. Durante a negociação destaque os diferenciais que aquela casa ou apartamento tem a oferecer, bem como demonstre um senso de urgência no comprador ao reforçar que existem poucas unidades disponíveis com as mesmas vantagens.
Agregue valor aos imóveis de luxo do portfólio da imobiliária
Imóveis de luxo seguramente trazem consigo alguns itens exclusivos e diferenciais que agregam muito valor. Os grandes empreendimentos do gênero apresentam diversas facilidades, que devem ser ressaltadas no momento de criar uma estratégia de marketing segmentada para esse público. O bom acabamento é uma característica muito apreciada por compradores da classe A, pois materiais de primeira linha, como mármore, granito e aço são pouco frequentes em casas ou apartamentos de menores atributos.
A localização também pode ser um fator determinante para a decisão de adquirir um imóvel de luxo, pois condomínios mais dispendiosos são mais comuns em boas vizinhanças e bairros nobres. Enalteça também áreas de lazer, academias de ginástica, espaços gourmet e outros benefícios que o imóvel propicie ao futuro morador.
Invista em parcerias com celebridades ou influenciadores
Imóveis de luxo são mais facilmente vendidos quando o seu marketing está aliado a pessoas conhecidas do grande público. Você provavelmente já viu o lançamento de diversos empreendimentos que contavam com celebridades da televisão ou do cinema em suas propagandas.
Algumas empresas chegam a presentear os famosos com algumas unidades, pois isso atrai clientes de alto padrão. Com essa estratégia pode sair cara, fazer parcerias com blogueiros locais ou nacionais são boas opções para chamar atenção sem ter que gastar muito com cachês — já que a fama e influência deles na internet e nas redes sociais têm aumentado a cada dia.
Seguindo essas dicas e oferecendo um bom atendimento aos seus clientes, seus imóveis de luxo serão vendidos em tempo recorde!
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