O LinkedIn é uma rede social famosa para gerar engajamento profissional e networking.
Cada site de relacionamentos tem as suas particularidades, entretanto hoje abordaremos este que pode ser uma ferramenta muito útil para ajudar a aumentar as suas chances de venda.
Desde 2020, a rede cresceu muito – já são mais de 3 novos membros por segundo e 12 mil novas postagens por semana, de acordo com o Insider, podcast sobre LinkedIn no Brasil.
Então, por que não aproveitar esse potencial do LinkedIn?
Não estamos falando apenas de buscar novos contatos, mas sim de usar a rede para construir o engajamento da sua marca pessoal para divulgação empresarial.
Se você ficou curioso sobre como fazer tudo isso, neste artigo vamos ajudar! É só continuar a leitura.
LinkedIn: entenda como funciona a plataforma
O LinkedIn veio para revolucionar a forma de conseguir empregos e fazer conexões profissionais.
Por meio dessa plataforma é possível divulgar currículos, fazer contato com pessoas do mundo todo, procurar candidatos para vagas ou até potenciais clientes para seus negócios.
Antigamente, a primeira impressão que as pessoas tinham sobre o LinkedIn era de um currículo online. Mas a plataforma cresceu e, com esse engajamento, as pessoas e empresas entenderam todo o potencial que podia ser explorado.
Hoje, se você entrar no site, ainda vai encontrar pessoas procurando emprego, mas também verá muita gente compartilhando experiências pessoais do dia a dia da empresa em que trabalham.
Entretanto, o melhor aconteceu: o LinkedIn passou a ter ações de marketing e comunicação para posicionar as marcas no mercado.
É um olhar bem mais amplo, não é? E, com isso, cresceu também o Personal Branding, que é a parte que interessa a você como corretor de imóveis para a valorização de vendas.
A seguir, descubra como fazer isso na prática.
6 dicas de como usar o LinkedIn para corretores de imóveis
Saber usar o LinkedIn pode trazer engajamento para a sua vida profissional. O alcance da plataforma é gigante e, entre outras vantagens, é possível:
- estudar o perfil dos seus potenciais clientes
- procurar conexões que fazem sentido para seu negócio
- fazer parte de grupos com interesses em comum
- criar sua imagem profissional nas redes
Mas, para conseguir tudo isso, é preciso ter atenção na hora de construir seu perfil e de usar a plataforma. Confira agora as dicas para ajudar no pitch de vendas:
- Construa seu perfil
Criar o perfil é fácil. Você, que já é familiarizado com as mídias sociais, deve seguir o mesmo caminho para ter seu perfil profissional como corretor de imóveis.
Essa parte é importante para que seus potenciais clientes o reconheçam pela sua profissão e já saibam o que esperar de você.
Feito isso, é hora de preencher o seu perfil de forma que ele gere mais engajamento.
Primeiro: tenha uma foto profissional. Nada de usar as mesmas imagens descontraídas que são publicadas no Instagram ou Facebook. Como você está tratando da imagem de uma marca, tanto o perfil quanto as demais publicações devem seguir essa linha de fotos mais sóbrias e que mostram seu profissionalismo.
- Otimize sua página
O próximo passo é preencher seu perfil com seus últimos locais de trabalho, suas principais habilidades, formação e cursos relevantes. Aponte tudo o que pode dar autoridade como corretor de imóveis para aumentar o seu engajamento.
Já na seção “sobre”, conte brevemente sua história de forma clara, simples e que envolva seus clientes. Algo que complemente todas as informações automáticas que você já preencheu.
Por fim, use palavras-chave que ajudem os seus prospects a encontrarem você mais facilmente. Se você atua em uma ou mais cidades, deixe isso claro com “especialista em venda de imóveis em São Paulo e região metropolitana”, por exemplo.
- Obtenha recomendações
Uma funcionalidade interessante é a possibilidade de receber recomendações e exibi-las na sua página.
Nada melhor do que conhecer a opinião de uma pessoa de verdade que já usou seu serviço, não é? Isso atrai os clientes e pode ser fundamental no seu engajamento, além de ajudar os prospects a entrarem em contato com você.
Para começar, você pode pedir para um colega de trabalho fazer uma recomendação sua. Pode até funcionar como uma troca. Mas nada de mentir, claro. Peça a ele que não finja ser um cliente, mas sim que explore as suas qualidades profissionais.
Você também pode fazer esse pedido a clientes com os quais você tenha vínculo. Com o tempo, mais recomendações aparecerão sem que você precise pedir: seu trabalho vai falar por si só.
- Planeje seu conteúdo
Agora que você tem um perfil completo, é hora de pensar no seu conteúdo.
No LinkedIn, os conteúdos são mais densos e você vai competir com profissionais que já estão no mercado. Então, é a hora de você mostrar toda a sua expertise no assunto para garantir o engajamento.
Para ter inspiração, procure por corretores imobiliários e veja alguns conteúdos. Você pode pegar várias dicas e entender qual é a melhor forma de se posicionar como profissional do ramo.
Ao fazer essa pesquisa de concorrência, vai perceber que os conteúdos não podem ser superficiais. Você precisa falar com autoridade e ser ativo na rede.
O ideal para ter um bom engajamento no LinkedIn é postar de uma a três vezes por semana. E, para isso, é preciso construir um calendário editorial. Ele funciona para se organizar e manter a frequência de publicações.
Fazer um calendário editorial não é complicado. Sabendo com quem você quer falar e atrair para sua página, pense em conteúdo para esse público. Feito isso, coloque tudo no papel.
A forma mais prática é montar uma planilha com assuntos e ideias para o mês. Tire um tempo e planeje os posts da semana para facilitar o seu dia a dia e não deixar passar nenhuma data.
- Participe de grupos
Ao entrar no LinkedIn, procure grupos que tenham o mesmo interesse que você. Por lá, você pode não só fazer conexões como conseguir dicas incríveis de quem já é do ramo e está explorando o site também.
Mas, claro, muita gente também entra lá como cliente, para procurar as melhores imobiliárias e corretores.
Viu como pode ser uma ótima oportunidade de engajamento e para conversar diretamente com seus clientes e já sabendo o que eles procuram?
Para encontrá-los, você digita as palavras-chave na barra de pesquisa. Pode ser por assunto, localidade ou finalidade, como aqueles grupos de compra e venda do Facebook.
- Use o LinkedIn Pulse
Outra ferramenta interessante para ajudar a ter engajamento nos conteúdos é o LinkedIn Pulse.
A plataforma funciona com recursos parecidos com um blog e está disponível para todos os usuários em perfis pessoais.
Por lá é possível incluir fotos, vídeos, subtítulos, tópicos e tudo para melhorar a experiência do cliente na hora da leitura do seu conteúdo. Então, é ideal para publicar conteúdos mais longos sobre alguns temas que você acha que merecem ser aprofundados e que seus usuários podem gostar.
Com o LinkedIn Pulse você garante engajamento, autoridade no assunto e confiabilidade nos clientes, mas sem ter o trabalho de construir um blog.
E o que não fazer?
Gostou das nossas dicas? Elas serão muito úteis quando o assunto for o engajamento da sua marca pessoal no LinkedIn.
Mas também existem algumas coisas que devem ser evitadas na hora de usar a rede. Confira:
Não poste conteúdos irrelevantes
Suas publicações devem gerar valor e falar com seu público-alvo de forma assertiva. No LinkedIn, pessoas buscam lideranças consistentes e, se seu conteúdo for interessante, é possível ter muito engajamento, ser autoridade no assunto e aumentar suas chances de venda.
Faça um cronograma, tenha constância e qualidade nas publicações.
Enviar mensagens demais ou semelhantes ao spam
A rede é uma ótima oportunidade de contato e, depois de muito tempo de isolamento social, as pessoas estão acostumadas a se comunicar por lá.
Mas isso não quer dizer que você precisa ser desesperado e sair enviando convites e mensagens a todos.
Use o bom senso e personalize suas mensagens de acordo com o público e assunto. Nada distancia mais um possível cliente do que não ter um atendimento humanizado.
Não tratar o LinkedIn como LinkedIn
Cada mídia social tem sua finalidade principal. O Instagram, por exemplo, é mais focado em imagens, vídeos e entretenimento. O mesmo conteúdo que você publica lá não deve ser feito da mesma forma no Facebook, Twitter e, menos ainda, no LinkedIn.
Ter um relacionamento humanizado não quer dizer ser antiprofissional. É importante entender que você está ali como corretor de imóveis, pode demonstrar sua empatia e solidariedade em várias situações.
Contudo, não deve deixar sobressair emoções que possam passar uma imagem negativa à sua marca para não prejudicar seu engajamento.
Anúncios no LinkedIn: entenda como e quando fazer
Até aqui contamos como criar o perfil e como publicar os melhores conteúdos.
Mas existe outra funcionalidade que merece muito ser explorada para aumentar seu engajamento no site: o LinkedIn Ads.
Ele funciona como um anúncio e melhora a visualização da sua página e conteúdo por parte dos usuários. Até pouco tempo, não eram muitas as marcas que exploravam esse recurso.
Hoje, é mais comum, mas não é todo mundo que faz. Ou seja, é uma vantagem sobre a concorrência.
Para fazer um anúncio, é bem simples:
- Crie uma LinkedIn Company Page, na aba “soluções” no canto direito
- Acesse a página de anúncios
- Selecione o tipo de anúncio
- Segmente a sua campanha
- Defina o orçamento e agende a campanha
Sabendo disso, é só aproveitar todo o potencial do LinkedIn e saber lidar com esse mar de leads que você pode conquistar com anúncios criativos.
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