Você já se imaginou morando em uma cidade turística, que oferece contato direto com a natureza e está próxima da maior cidade do Brasil? Esse é o caso de Mairiporã, um pequeno município do estado de São Paulo que atrai muitos visitantes e novos moradores.
A cidade é repleta de belezas naturais e conta com o equilíbrio entre a tranquilidade do interior e o fácil acesso às regiões mais movimentadas. Além disso, ela oferece muitas opções de lazer, comércio e serviços.
Quer descobrir como é morar em Mairiporã e as principais informações para descobrir sobre a cidade antes de se mudar? Então continue a leitura para conferir!
- Quais são as características geográficas de Mairiporã?
- Qual é a história dessa cidade?
- Como é a infraestrutura de Mairiporã?
- Quais são os principais bairros da cidade?
- Como é a mobilidade na região?
- Como funciona o lazer em Mairiporã?
- Quais as vantagens de morar nesse local?
- Vale a pena morar em Mairiporã, em SP?
- Onde encontrar imóveis na cidade?
Quais são as características geográficas de Mairiporã?
As características geográficas de Mairiporã se destacam e um dos pontos fortes dessa cidade é a sua localização. Ela fica na Serra da Cantareira, situada ao norte da capital paulista. A área abrange também os municípios de Guarulhos e Caieiras, e as cidades são separadas pela Serra da Pirucaia.
Mairiporã tem 320 km² de área, com dois centros urbanos: na sede da cidade e Terra Preta — um distrito industrial que faz divisa com Atibaia. Esse município apresenta a maior área verde conservada da região da Serra da Cantareira, sendo um refúgio para quem deseja estar em contato com a natureza.
A cidade tem uma altitude média de 790 metros, mas ela chega a superar 1.100 metros em algumas regiões da Serra da Cantareira. Já as áreas mais baixas ficam no entorno do vale do Rio Juqueri e da represa Paulo de Paiva Castro.
O clima é subtropical, com verões quentes e chuvosos e invernos amenos — mas com períodos de baixas temperaturas e até geadas. A temperatura média anual em Mairiporã é de 18°C, mas acontecem bastante variações durante as diferentes estações.
Qual é a história dessa cidade?
Para saber mais a respeito de Mairiporã, é interessante conhecer a sua história. Veja como esse município foi formado!
Origem da cidade
A área hoje conhecida como Mairiporã se chamava Juqueri, mesmo nome de uma planta leguminosa que é popularmente chamada de dormideira. Esse foi um povoado que surgiu entre os séculos XVI e XVII, em torno da Capela de Nossa Senhora do Desterro.
A região se baseava na atividade rural, com domínio administrativo de São Paulo e posteriormente de Guarulhos. Em 1696, o povoado se tornou Vila de Nossa Senhora do Desterro de Juqueri e em 1889 foi elevado a município de Juqueri. Em 1890, a cidade se emancipou de Guarulhos.
Mudança do nome
A mudança do nome de Mairiporã ocorreu em 1948, por meio de movimentos organizados entre os moradores. O desconforto estava relacionado a inauguração do Hospital Psiquiátrico de Juqueri em 1898, que fez a cidade ser associada à “loucura”, além de gerar confusões com as correspondências.
O novo nome, Mairiporã, tem origem tupi e foi sugerido pelo jornalista e poeta Araújo Jorge. A palavra significa “água bonita de Maíra”, unindo os termos:
- “maíra”, a entidade mitológica ancestral;
- “y”, que significa água;
- “porang”, que quer dizer bonito.
Chegada da Companhia Cinematográfica Multifilmes S.A.
Um acontecimento marcante para a história da cidade foi a chegada da Companhia Cinematográfica Multifilmes S.A., com a direção do cineasta Mário Civelli. O local foi responsável pela produção do primeiro filme colorido do Brasil.
Apesar da grande relevância histórica, os barracões da companhia foram posteriormente derrubados para a construção do pedágio da Arteris. Mesmo assim, a chegada da companhia permanece sendo um marco relevante para o desenvolvimento do município.
Conexão interestadual
Outro marco para a história de Mairiporã foi a implantação da Rodovia Fernão Dias, que favoreceu a conexão entre os estados de São Paulo e Minas Gerais.Como resultado, o município se tornou mais fácil de ser acessado, além de possibilitar aos moradores o deslocamento até Belo Horizonte, a capital mineira, e as demais cidades desse estado.
Crescimento e novas regulamentações
A região vivenciou o boom imobiliário entre as décadas de 1970 e 1980. Para lidar com essa nova tendência que ocorria em São Paulo, foram implementadas a Lei Estadual 898, de 18 de dezembro de 1975 e a Lei Estadual 1.172, de 17 de novembro de 1976.
As regulamentações disciplinam o uso e ocupação do solo na Região Metropolitana de São Paulo, com a finalidade de preservar os recursos hídricos que abastecem a área.
Já em 1992, a Serra da Cantareira foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Patrimônio da Humanidade. Desse modo, a área tem regras rígidas sobre as construções e reformas para ampliar a preservação da água e dos recursos naturais.
Como é a infraestrutura de Mairiporã?
A cidade de Mairiporã conta com serviços básicos de infraestrutura, como tratamento de esgoto e abastecimento próprio de água pela Represa Paulo de Paiva Castro. Na saúde, o município dispõe de Postos de Saúde da Família (PSFs) nos bairros e o Hospital Municipal Anjo Gabriel.
Já a atividade comercial é intensa e fica mais concentrada na região central da cidade, mas ainda é possível encontrar alguns comércios e serviços nos bairros residenciais.
No campo da educação, a cidade conta com escolas públicas e privadas de todos os níveis. Além disso, há como encontrar algumas instituições privadas de ensino superior.
Ainda, a iniciativa pública da cidade tem diversas campanhas de conscientização para a sustentabilidade. Isso é especialmente importante pelo fato de a região ter o foco na preservação ambiental.
Quais são os principais bairros da cidade?
Mairiporã conta com muitos bairros que são bastante procurados por quem deseja morar na Serra da Cantareira. Além disso, há alternativas para quem procura um custo de vida mais acessível, sendo uma cidade com população diversa.
Na região central da cidade, estão bairros como:
- Bairro dos Remédios;
- Barreiro;
- Capoavinha;
- Chácara Arantes;
- Jardim Brilha;
- Jardim Cantareira;
- Parque do Moinho;
- Parque Cabreúva;
- Vila Sabesp;
- Vila Santo Agostinho.
Como é a mobilidade na região?
Ao escolher uma cidade para morar ou visitar, vale conhecer a mobilidade da região, não é mesmo? Em Mairiporã, os moradores e turistas podem contar com algumas linhas de ônibus e serviços de transporte privado por aplicativo.
Grande parte das atividades cotidianas podem ser feitas a pé, já que a atividade comercial é mais concentrada no centro da cidade. O trânsito não é intenso, com exceção dos horários de pico e de feriados — períodos em que o local recebe um fluxo maior de turistas.
Além disso, a prefeitura de Mairiporã tem um plano de mobilidade urbana, que visa desenvolver a estrutura viária e a qualificação urbanística. O plano prevê ações de curto, médio e longo prazo para aprimorar os serviços de transporte coletivo e individual, bem como o transporte não motorizado.
Perceba, então, que a cidade investe na infraestrutura para todas as formas de locomoção urbana. No entanto, a região pode apresentar ruas irregulares e áreas mais altas, que dificultam o acesso. Essa característica está relacionada a aspectos geográficos do município.
Como funciona o lazer em Mairiporã?
Como você viu, Mairiporã é uma cidade turística. Para atender os visitantes, ela conta com opções de lazer para diversos gostos. O destaque fica para as atividades relacionadas à vida esportiva e ao contato com a natureza.
Conheça os principais pontos para visitar na cidade!
Parques
Os passeios em parques são excelentes para quem deseja aproveitar os momentos de descanso e recarregar as energias. Mairiporã abriga parte do Parque Estadual da Cantareira em seu território. O restante dele abrange os municípios de São Paulo, Mairiporã, Caieiras e Guarulhos.
O parque foi inaugurado em 1962 e conta com uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo, com 7.900 hectares constituídos por remanescentes da Mata Atlântica. Por sua relevância, ele é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral.
No Parque da Cantareira estão espécies animais ameaçadas de extinção, como gato-do-mato, jaguatirica, bugio, jacuguaçu, gavião-pomba e bacurau-tesoura-grande. A região também preserva mananciais e espécies vegetais, como imbuia, canela-preta e canela-assafrás.
Esse parque conta com quatro núcleos de visitação: Pedra Grande, Engordador, Águas Claras e Cabuçu. O núcleo acessado em Mairiporã é o Águas Claras, que tem como foco a educação ambiental e a preservação dos rios.
O Núcleo Águas Claras foi aberto ao público em 2000 e tem aproximadamente 80% da sua área decretada como Área de Proteção aos Mananciais. Ele possui cinco trilhas:
- Trilha das Água Claras;
- Trilha da Samambaia-açu;
- Trilha das Araucárias;
- Trilha Suçuarana;
- Trilha do Pinheirinho.
Além do Núcleo Águas Claras do Parque da Cantareira, Mairiporã tem o Parque Linear. Ele foi construído em 2016, com espaços propícios para práticas esportivas, como a pista Pump Track, adequada para skate, bike, patins e patinete.
O local ainda tem ciclovia, playground, pista de caminhada, academia ao ar livre e um bosque. Cabe ainda mencionar que o Parque Linear tem espaço para feiras — que ocorrem semanalmente —, além de abrigar demais eventos do município.
Belezas naturais
Você viu que as belezas naturais são um ponto forte de Mairiporã, não é mesmo? Portanto, é interessante conhecer os locais que mais atraem os visitantes.
Para quem deseja ter uma visão privilegiada da cidade, o Cruzeiro é uma ótima alternativa. Ele é um símbolo religioso do local e oferece uma vista panorâmica do centro da cidade.
Já o Pico do Olho D’Água é o local ideal para quem deseja contemplar belas paisagens e praticar atividades radicais. Ele tem trilhas de downhill e a opção de se aventurar no voo livre com o suporte profissional. O espaço também é muito utilizado para piqueniques.
Ainda para quem pretende contemplar paisagens exuberantes, a cidade conta com a Represa Paulo de Paiva Castro. Como foi possível aprender, ela é responsável pelo abastecimento hídrico da região, além de ser um cenário admirável. O local é utilizado para esportes náuticos e pesca.
Outro ponto de Mairiporã é a Pedreira Dib, uma pedreira desativada que passou a ser utilizada como ponto de encontro aos finais de semana. Trata-se de uma paisagem rochosa, que favorece a prática de esportes como o rapel. A Pedreira Dib é parte de um complexo que inclui um restaurante.
Os moradores e turistas também podem aproveitar o caminho do Rio Juqueri, que fica entre Nazaré Paulista e a represa. Ele tem circuitos adequados para caminhadas ou pedaladas, além de corredeiras propícias para a prática de boia cross. No caminho do rio há a cachoeira artificial das Sete Quedas.
Espaços culturais
A cidade de Mairiporã tem alternativas culturais para quem deseja esse tipo de lazer. Os amantes de história podem apreciar o Museu de Arqueologia Industrial e Tecnologia Thomaz Cruz. O museu expõe veículos antigos, bem como o processo de restauração de equipamentos.
A mesma área dá acesso ao Museu de Ciências e Artes. Ele exibe objetos de diferentes décadas, como telefones, computadores e câmeras. Esse museu também tem peças artísticas, como pinturas e esculturas.
Já se o objetivo for conhecer a história da cidade, o local certo é o Memorial Municipal de Mairiporã. Nele, é possível saber mais sobre o patrimônio material e imaterial do município, como as lendas, costumes, história e mais.
Por fim, a cidade conta com a Casa de Cultura, um projeto público que oferece diversas atividades culturais para os moradores, como aulas de música e outras atividades.
Eventos religiosos
A vida religiosa é muito presente na rotina de Mairiporã e um ponto de encontro entre moradores e turistas é a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro. A cidade também organiza muitos eventos religiosos, como o tapete de Corpus Christi, festa de Nossa Senhora do Desterro e festa de Bom Jesus da Pedra Fria.
Ainda, é importante acrescentar que a Aliança das Igrejas Evangélicas organiza anualmente a Marcha para Jesus. No evento, os religiosos se unem em uma caminhada pelas praças. A Marcha recebe shows de bandas e cantores locais, bem como de artistas de outras regiões.
Vida noturna
Apesar de ser uma cidade tranquila, Mairiporã tem alternativas para quem deseja aproveitar a vida noturna. A região dispõe de muitos bares e restaurantes que animam as noites mairiporanenses, especialmente na área central do município.
A cidade é reconhecida por ter muitos estabelecimentos que oferecem comidas saborosas para diversos gostos. As alternativas vão desde os pratos mais rústicos até os preparos sofisticados.
O município tem eventos que acontecem periodicamente e proporcionam lazer aos moradores e visitantes e um deles é o Eco Fest Adventure. O carnaval de rua também é uma atração que vale a pena mencionar, com diversos blocos tradicionais.
Quais as vantagens de morar nesse local?
Agora que você já conhece as principais informações a respeito da cidade de Mairiporã, é válido entender quais são as vantagens de morar no município. Veja alguns pontos positivos da vida nesse local!
Ambiente tranquilo
Segundo o Censo de 2020, Mairiporã contava com aproximadamente 100 mil habitantes. Essa é uma cidade pouco povoada, mas que mantém uma grande movimentação turística, em especial em busca das suas belezas naturais e da tranquilidade que o local oferece.
O município tem pousadas e hotéis de luxo para acolher os seus visitantes. Apesar dessa característica, a rotina em Mairiporã é tranquila, sendo um bom ambiente para quem procura relaxar e levar um estilo de vida mais calmo, sem vivenciar a correria dos grandes centros urbanos.
Por conta desse atributo, ela é considerada uma cidade-dormitório. A região já acolheu algumas pessoas famosas, como Ayrton Senna, Hilda Hilst, Elis Regina, Arnaldo Baptista, Rita Lee, Almir Sater, Jayme Monjardim, entre outros.
Proximidade dos grandes centros urbanos
Como você viu, um dos pontos fortes de Mairiporã é a sua localização. Ela fica em uma região privilegiada, repleta de belezas naturais singulares, mas está próxima de grandes centros urbanos, como da cidade de São Paulo.
Dessa forma, os moradores podem aproveitar um refúgio natural, com a serenidade de uma cidade pequena e arborizada, mas sem deixar de ter acesso fácil às regiões mais badaladas.
Contato com a natureza
Mairiporã é uma ótima cidade para as pessoas que buscam ter mais contato com a natureza. Nesse sentido, você conferiu algumas alternativas de passeios que indicam como a cidade se destaca nesse aspecto. Além dos parques e das áreas preservadas, você encontra áreas abertas para diversos passeios.
De modo geral, essa é uma região propícia para quem gosta de praticar esportes radicais, fazer trilhas, frequentar cachoeiras, fazer piqueniques com a família e amigos. E há outras opções de passeios que proporcionam essa proximidade com áreas verdes.
Também é válido destacar que as ruas são arborizadas e dão visão para belezas naturais que só uma cidade localizada ao pé da serra oferece. Portanto, o dia a dia dos moradores proporciona essa experiência com o meio ambiente.
Incentivo aos esportes
Após conhecer mais sobre essa cidade, você pode ter percebido que ela tem muitas possibilidades para quem gosta de praticar esportes, não é mesmo? Nesse sentido, uma das vantagens de viver em Mairiporã é o incentivo para a realização de atividades físicas.
Os moradores têm muitas possibilidades para os exercícios ao ar livre, desde os mais simples e tradicionais, como as caminhadas ou pedaladas, até os radicais e diferentes.
Se você quiser ter uma vida saudável e se movimentar, mas não se identifica com os ambientes fechados como as academias, poderá encontrar uma atividade que lhe agrade em Mairiporã. Ao experimentar as possibilidades, alguma delas poderá conquistar o seu gosto.
Inclusão nas cidades com melhor IDH do Brasil
Analisar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é fundamental para avaliar se uma cidade é vantajosa para se morar. Esse índice estatístico avalia o grau de desenvolvimento de uma sociedade no que se refere a aspectos como educação, saúde e renda.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento incluiu Mairiporã entre os 100 municípios brasileiros com o melhor IDH do país, em 2021 Trata-se de um indicativo de que a cidade investe em seu crescimento e na qualidade de vida dos moradores — logo, essa é uma vantagem para considerar.
Vale a pena morar em Mairiporã, em SP?
Para saber se vale a pena morar em Mairiporã, é necessário avaliar alguns pontos de destaque sobre ele e verificar se o local atende às suas necessidades e expectativas.
No geral, a cidade é uma boa alternativa para quem deseja residir em um município com clima interiorano, rotina pacata e contato com a natureza. Ela também tem clima fresco, ventilado e com menos poluição, por conta da intensa vegetação no seu entorno.
O fácil acesso à cidade de São Paulo pode ser outro aspecto positivo para quem desejar usufruir dos recursos da capital sem precisar morar nela.
Ao mesmo tempo, alguns fatores precisam ser observados antes da decisão. Como você viu, a região montanhosa torna as ruas menos regulares, o que afeta a mobilidade dentro da cidade. Apesar dos planos para o desenvolvimento desse aspecto, existem limitações para considerar.
Portanto, vale a pena entender quais são as suas necessidades e expectativas no momento de avaliar a cidade. Com esse cuidado, será mais fácil definir se ela é uma boa escolha para você.
Onde encontrar imóveis na cidade?
Após conferir este guia completo de como é morar em Mairiporã, no estado de São Paulo, você pode estar se perguntando como encontrar imóveis para comprar ou alugar na cidade, não é mesmo? Existem muitas formas para encontrar uma nova moradia, seja ela casa ou apartamento.
As visitas à cidade são ótimas para conhecer os locais e verificar ofertas de imóveis. Mas você sabia que é possível encontrar a casa ideal para você em Mairiporã sem precisar se deslocar? Nesse caso, basta usar a internet para buscar a residência dos seus sonhos.
Essa é uma forma de facilitar a sua rotina e tornar a busca mais eficiente. Com o portal da Loft, por exemplo, você tem acesso a milhares de opções para compra em diversas cidades brasileiras — incluindo essa opção no interior de São Paulo.
Viu como a cidade de Mairiporã, em São Paulo, pode ser uma boa alternativa para moradia? Ela oferece as vantagens de estar na Serra da Cantareira, sendo um local com diversas belezas e que está próximo aos grandes centros urbanos e comerciais.
Quer comprar imóvel em Mairiporã? Navegue pelo portal da Loft e conheça todas as casas e apartamentos à venda na região!
Comentários
RENATO ESTEVAM HUEB SIMAO
O que acaba com a Serra da Cantareira é a administração dos condomínios. Valor do condomínio caríssimo, semelhante a um aluguel, sem nenhum retorno e com administração amadora e duvidosa. Pensem bem !!!
Deixe seu comentário