Portal Loft
  • Morar com estilo
    Decoração Ambientes
  • Vizinhança
    Bairros Condomínios Apartamentos Casas
  • Mercado imobiliário
    Anunciar apartamento Comprar apartamento Vender apartamento Assuntos financeiros Financiamento imobiliario +Loft
  • Dados e pesquisas
    Sala de Imprensa Sobre a Loft
  • Negócios
    Espaço Corretor Fechar negócio Loft mais negócio Planejar a venda Receber visitas
  • Imóveis à venda
    Imóveis à venda em São Paulo Imóveis à venda no Rio de Janeiro Imóveis à venda em Porto Alegre Imóveis à venda em Belo Horizonte Vender imóveis Contato
  • Web Stories
  • Home
  • Portas Abertas | 15 de abril de 2024

Portas Abertas | 15 de abril de 2024

Compartilhar a notícia

15 de abril de 2024

Autor Imprensa Loft
Atualizado: 15 de abril de 2024 6 min de leitura

Venda de imóveis usados dispara em São Paulo. Governo federal adia medidas de estímulo e expansão ao crédito. Filantropia como ferramenta de transformação: o que o mercado imobiliário pode aprender com Oprah Winfrey? Aluguel em Porto Alegre dispara 13,35%, maior alta em 11 anos.

O que você vai ler
  • Venda de imóveis usados dispara em São Paulo
  • Governo federal adia medidas de estímulo ao crédito
  • O que o mercado imobiliário pode aprender com Oprah Winfrey?
  • Aluguel em Porto Alegre dispara em mais de 13 por cento, maior alta em 11 anos

Venda de imóveis usados dispara em São Paulo

As vendas de imóveis usados em São Paulo dispararam no início de 2024, com Vila Mariana (78%), Itaquera (51%) e Jardim São Paulo (47%) liderando o aumento, segundo dados da Loft. A expectativa de alta nos preços e a queda da taxa de juros motivaram essa aceleração, marcando um período de aquecimento no mercado imobiliário da capital. O relatório destaca ainda que, em números absolutos, Vila Andrade (245 vendas), Bela Vista (205 vendas) e Tatuapé (201 vendas) lideram em vendas.

Especialistas atribuem o crescimento ao cenário macroeconômico favorável, apesar das taxas de financiamento ainda altas. A expectativa de aumento da Selic para 9% ao fim do ano e a projeção modesta de alta do IGP-M incentivam a venda de imóveis para liquidez, impulsionando o mercado de usados. O mercado imobiliário se beneficia da queda dos juros, com potencial para melhorar ainda mais com a esperada redução das taxas.

O diretor comercial imobiliário do Inter, Flávio Ramos Queijo, ressalta que o momento é propício para financiamentos, com possibilidade de melhora ao longo do ano. A combinação de fatores econômicos e a perspectiva de entrega recorde de apartamentos novos, com preço médio de R$ 1,6 milhão, sinalizam um ano dinâmico para o mercado imobiliário em São Paulo, tanto para novos quanto para usados.
Fonte: Estadão

Governo federal adia medidas de estímulo ao crédito

O presidente Lula adiou o lançamento da Medida Provisória para reestruturação do mercado de crédito, incluindo financiamento habitacional, previsto para esta segunda-feira. A decisão teria como motivação o entendimento de que são precisos ainda ajustes no texto da MP, que está sob análise da Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos. A nova data para o lançamento não foi anunciada.

A MP promete impulsionar o crédito para microempreendedores e pequenas empresas, com medidas como renegociação de dívidas e linhas de crédito com juros prefixados. Além disso, deve incluir regras para proteger investimentos estrangeiros sustentáveis de variações cambiais e permitir a securitização de carteiras de crédito imobiliário, facilitando o financiamento da casa própria.

Na última edição do Portas Abertas adiantamos que está nos planos do governo incluir a utilização da Emgea (Empresa Gestora de Ativos) para adquirir parte das carteiras de crédito imobiliário dos bancos e liberar recursos para novos financiamentos, especialmente para famílias de baixa renda. A Emgea poderá utilizar cerca de R$ 10 bilhões do Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS) para comprar carteiras de crédito imobiliário, não apenas da Caixa, mas de outras instituições, com potencial de alavancar consideravelmente novos financiamentos.

O governo também adiou, junto com a MP, o lançamento do programa “Voa Brasil” de passagens aéreas subsidiadas para estudantes e aposentados.
Fonte: Valor Econômico

Banner Loft Mais Negócio desktop

O que o mercado imobiliário pode aprender com Oprah Winfrey?

A jornalista e apresentadora norte-americana Oprah Winfrey participou de um em evento em São Paulo, e destacou a importância da intenção e do propósito além do lucro, uma lição valiosa para o mercado imobiliário. A conversa, mediada por Taís Araújo, abordou temas como infância, sucesso na TV e filantropia. Elie Horn, fundador da Cyrela, que estava na plateia, fez o link entre as falas de Oprah e o setor imobiliário e a discussão girou em torno do uso do dinheiro para o bem.

Em um artigo escrito para o Estadão, a Diretora Presidente do Instituto Mulheres do Imobiliário, Elisa Rosenthal, defendeu a presença de Oprah Winfrey no Brasil e disse que seu diálogo com figuras do mercado imobiliário é uma oportunidade de ensinar algo valioso a integrantes do setor.

“Eu costumo dizer ao setor imobiliário que a fórmula da mudança é composta por dados + contexto + intenção. O que significa que dados e contextos, analisados de forma isolada, não mudam cenários. A real mudança que traremos para o setor imobiliário está no elemento mais importante desta equação: a intenção”, afirmou no artigo.

Para Rosenthal, a mensagem de Oprah sugere que o sucesso financeiro deve ser acompanhado de um propósito maior, inspirando uma mudança de paradigma. É preciso, segundo ela, incorporar a intenção e o propósito nas estratégias de negócios, especialmente no setor imobiliário, onde a filantropia e a responsabilidade social podem levar a uma verdadeira transformação.
Fonte: Estadão

Aluguel em Porto Alegre dispara em mais de 13 por cento, maior alta em 11 anos

O mercado de locação residencial em Porto Alegre registrou um expressivo aumento de 13,35% no valor do aluguel, no acumulado de 12 meses até março, o maior em 11 anos, conforme dados do Secovi-RS. Esse crescimento é atribuído à combinação de demanda aquecida, com mais pessoas buscando aluguel pós-pandemia, e uma oferta reduzida, evidenciada pela queda de 19,21% no número de imóveis disponíveis para locação em comparação ao ano anterior.

Leandro R. de Moraes Hilbk, do Secovi-RS, destaca a retomada do interesse por aluguéis e a melhora do cenário econômico como fatores que intensificam a procura por imóveis residenciais. A redução na oferta, somada a um ambiente de juros elevados que limita a compra de imóveis, mantém a demanda por locações em alta, pressionando os preços para cima.

O professor Alberto Ajzental, coordenador do curso de Negócios Imobiliários da Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta a persistência dessa demanda aquecida frente a uma oferta decrescente como a principal razão para o aumento dos preços de aluguel, que supera os principais índices de inflação do país. Os proprietários respondem a esse cenário ajustando os valores de locação, numa tentativa de equilibrar o mercado e recuperar perdas anteriores.
Fonte: Zero Hora (GZH)

Autor Imprensa Loft

Posts mais lidos

vila-mariana-loft

Bairros

Bairros

10 de junho de 2024

Vila Mariana: um bairro residencial e bem localizado

Imobiliárias

Imobiliárias

05 de abril de 2024

Leads imobiliários: saiba como captar clientes qualificados para a sua empresa

Banner Loft Masi Negócio lateral

Veja também

Sala de Imprensa

26 de junho de 2025

Nova Suíça e Setor Oeste concentram oscondomínios mais caros de Goiânia; veja os10 bairros com maiores taxas

Sala de Imprensa

12 de junho de 2025

Vendas de imóveis crescem em Porto Alegre; bairros tradicionais lideram volume

Sala de Imprensa

12 de junho de 2025

Financiamento em 2025: veja quanto é preciso de entrada e renda para comprar imóvel nas principais ruas do Rio de Janeiro

Assine nossa Newsletter

  • Morar com estilo
  • Vizinhança
  • Mercado imobiliário
  • Dados e pesquisas
  • Negócios
  • Web Stories
  • Contato

Portal Loft © 2022 Loft - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.