Gerson Oliveira Filho, diretor comercial de serviços financeiros da Loft
Reportagem do Estadão publicada esta semana intitulada “Como ganhar até 1,4% ao mês com aluguel de imóveis no Airbnb? Veja a estratégia” lista uma série de benesses e vantagens desta modalidade de investimento para o proprietário-locador. Basicamente o texto traz um argumento inquestionável: aluguel de curta temporada tem o potencial de gerar uma rentabilidade superior, no curto prazo.
Gostaria de abordar este tema a partir daqui me posicionando do ponto de vista de você, agente do mercado, que vende o produto aluguel de longa temporada. De fato, a curta temporada pode ser um bom negócio, com rentabilidade imbatível. Mas o outro lado desta moeda é que ele oferece um retorno de mais risco, e de mais trabalho.
Neste segmento, o locador depende de taxa de ocupação, demanda da região, alinhamento com regras do condomínio e um risco adicional inquestionável derivado da troca de inquilinos com muito mais frequência.
Além disso, ele terá de formar uma reserva de recursos maior para prover reposições e reparos causados por este tipo de locação. E ainda vai precisar ter um administrador capaz de entregar limpeza e manutenção que são serviços mais caros do que o de uma administração simples.
Já a locação tradicional hoje em dia é um negócio com um risco bem mais baixo, que cai cada vez mais com as novas soluções de mercado, como as garantias pagas. O locador neste caso tem uma segurança muito grande de que vai receber não só o aluguel como o seu imóvel de volta ao final do contrato sem danos ou despesas altas.
Mesmo do ponto de vista da rentabilidade, o contexto atual oferece um retorno muito bom considerando este baixo risco, acima do histórico, que hoje ronda a faixa de 0,4% a 0,7% ao mês, como a própria reportagem cita.
Isto ocorre pelo fato de estarmos vivendo um ciclo de alta demanda de aluguel que não tem data prevista para acabar, pelo contrário, como já abordamos aqui anteriormente.
O resumo que fica é o seguinte: atualmente o aluguel tradicional é um excelente negócio, que está entregando taxas de retorno muito acima da inflação e uma segurança muito grande, pois este cenário de alta demanda também permite ao proprietário exigir as melhores garantias.
No médio e no longo prazo, não tem para ninguém.