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Portas Abertas | 27 de janeiro de 2025

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27 de janeiro de 2025

Autor Imprensa Loft
Atualizado: 27 de janeiro de 2025 9 min de leitura

Imóveis grandes lideram vendas e valorização em São Paulo em 2024. Brasileiros priorizam financiamento imobiliário e gerações mais jovens lideram intenção, revela estudo. O que esperar do mercado imobiliário de luxo global em 2025.

O que você vai ler
  • Imóveis grandes lideram vendas e valorização em São Paulo em 2024
  • Brasileiros priorizam financiamento de imóveis e gerações mais jovens lideram intenção, revela estudo
  • O que esperar do mercado imobiliário de luxo global em 2025?
  • Projeto de R$ 10 bilhões visa criar a “nova Balneário Camboriú” em Santa Catarina

Imóveis grandes lideram vendas e valorização em São Paulo em 2024

Casas e apartamentos com mais de 140 metros quadrados foram os imóveis mais transacionados em São Paulo em 2024, segundo levantamento da plataforma Loft, baseado em dados do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis). A análise de 71,4 mil transações mostrou que imóveis grandes representaram 71,7% das vendas, com aumento de 18,8% em relação ao ano anterior.

As unidades maiores também lideraram a valorização, com alta de 6,8% no preço do ticket médio, atingindo R$ 863 mil. A Vila Nova Conceição, na zona Sul, registrou o maior aumento na negociação deste tipo de moradia, de 53%, com preço médio de R$ 4,98 milhões.

“A escassez de terrenos e a alta demanda em bairros nobres da capital segue pressionando os preços dos imóveis para cima nesses endereços”, afirma Fábio Takahashi, especialista em dados da Loft.

O segundo maior aumento entre os imóveis grandes não fica em uma área já valorizada da cidade. Foi em São Mateus, na zona Leste, cujo ticket médio atingiu R$ 380 mil, alta de 43%.

Ainda de acordo com a Loft, as unidades residenciais menores, de até 90 metros quadrados, foram 13,4% das vendas no ano passado. Os dados, que não contemplam imóveis na planta ou financiados, complementam os dados de vendas de imóveis novos divulgadas pelo Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação ou Administração de Imóveis Residenciais ou Comerciais), onde unidades de até 45 metros quadrados representaram 80,6% do total vendido de janeiro a novembro.

Outra pesquisa, feita pela DataZAP, mostrou que os bairros de Itaim Bibi e Vila Mariana foram os mais procurados para compra e aluguel em 2024. O Itaim teve 3,77% dos cliques nos anúncios de venda e 8,24% nos de locação, enquanto a Vila Mariana teve 3,65% de participação nos anúncios de venda que foram visitados e 6,46% nos de locação.

O preço de venda dos imóveis em São Paulo subiu 7,73%, acima da média nacional de 6,56%, segundo o DATA Zap. O preço pedido pela locação subiu mais na cidade, em 11,51%, mas ficou abaixo da média nacional, de 13,5%.

“Em uma cidade com a extensão territorial de São Paulo e a concentração de comércio, serviços e empregos em bairros mais próximos ao centro, esse movimento é esperado”, afirma a economista Paula Reis, do DataZAP.

Fonte: Valor Econômico

Brasileiros priorizam financiamento de imóveis e gerações mais jovens lideram intenção, revela estudo

O sonho da casa própria continua forte entre os brasileiros, especialmente nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde 60% dos moradores almejam financiar um imóvel, segundo estudo idealizado por Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma. Gerações mais novas, os chamados Millennials, estão mais propensas a contrair dívidas como tática para construir patrimônio e realizar desejos.

Apesar da alta taxa de juros, 51% dos brasileiros planejam financiar imóveis até 2027, com destaque para Millennials (27 a 42 anos), líderes com 63% das intenções. A Geração Z – entre 18 e 26 anos de idade – também está mais propensa a contrair dívidas para adquirir imóveis (75%).

O levantamento revela que o prazo preferido para financiamento de imóveis é superior a 60 meses, opção escolhida por 36% dos entrevistados, tendo em vista a necessidade de diluir o alto custo da aquisição ao longo do tempo, permitindo que mais pessoas realizem o sonho da casa própria.

“Para as gerações mais jovens, o parcelamento de bens de consumo é visto como uma estratégia para construir um patrimônio e realizar desejos. Em contrapartida, os mais velhos preferem evitar esse tipo de compromisso financeiro, priorizando a sua estabilidade e a liberdade de dívidas”, comenta Bulla.

O estudo também aponta diferenças regionais significativas. As regiões Norte e Centro-Oeste lideram nas intenções de parcelamento (77%), seguidas por Nordeste (64%), Sul (63%) e Sudeste (61%). Bulla atribui essa tendência a fatores econômicos e culturais específicos, como a volatilidade do emprego e o fácil acesso ao crédito proporcionado por fintechs e cooperativas de crédito.

“Em muitos casos há liberação de créditos ou parcelamentos de compras sem comprovação de renda, isso pode levar a uma maior disposição para financiar bens sem uma avaliação completa dos custos envolvidos”, comenta Bulla, alertando para os riscos potenciais dessa facilidade.

Em relação ao gênero, as mulheres (67%) demonstram maior intenção de adquirir bens financiados do que os homens (61%), incluindo imóveis. Essa diferença pode refletir mudanças sociais e econômicas, com mais mulheres buscando independência financeira e investimento em patrimônio próprio.

O financiamento imobiliário se destaca como prioridade, mas outros itens

também figuram na lista de intenções de compra parcelada dos brasileiros,

sendo mais procurada pelas classes A (57%) e B (52%). Outros itens frequentemente financiados incluem celulares e smartphones (28%), eletrodomésticos (22%), notebooks ou computadores (18%), viagens (17%) e eletroeletrônicos (17%).

No entanto, o alto valor e o impacto significativo na qualidade de vida fazem com que a aquisição da casa própria permaneça como o principal objetivo financeiro para muitos brasileiros, especialmente entre as gerações mais jovens.

Fonte: Valor Investe

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O que esperar do mercado imobiliário de luxo global em 2025?

O mercado imobiliário de luxo global deverá entrar em um ritmo mais estável em 2025, com mudanças demográficas significativas impulsionando novas tendências, segundo o relatório “2025 Luxury Outlook” da Sotheby’s International Realty. As gerações mais jovens estão se destacando como os novos compradores de imóveis de alto padrão, trazendo consigo uma nova perspectiva para o setor.

“Não acreditamos que os preços imobiliários diminuam em 2025, mas o ritmo de valorização deve desacelerar”, afirma Bradley Nelson, diretor de marketing da Sotheby’s. O estudo revela que o mercado parece mais equilibrado, após anos de instabilidade pós-pandemia causada por taxas de juros, questões geopolíticas e trabalho remoto.

Uma das tendências mais marcantes é a entrada dos Millennials no mercado de luxo, chegando com prioridades diferentes, buscando propriedades que reflitam seu estilo de vida. “Eles têm uma mentalidade de estilo de vida em primeiro lugar”, explica Nelson.

O público mais jovem procura por imóveis esteticamente agradáveis e históricos, muitas vezes influenciados por referências culturais, como séries de TV. O perfil dos compradores também está mudando significativamente. Em 1981, apenas 11% dos compradores eram mulheres solteiras, enquanto em 2024 esse número subiu para 20%.

“Mulheres solteiras têm confiança e desejam comprar imóveis fora de seus relacionamentos românticos. Elas veem isso como uma oportunidade de criação de riqueza”, revela Nelson sobre a pesquisa.

O relatório também destaca o papel crucial do apoio financeiro familiar neste mercado. Outro estudo, da Henley & Partners, citado no relatório da Sotheby’s, revela que 42% das propriedades compradas por pessoas com menos de 55 anos receberam apoio financeiro dos pais, indicando uma continuidade na transferência intergeracional de riqueza.

A migração global de indivíduos de alto patrimônio líquido continua sendo um fator importante. Prevê-se que 135 mil desses indivíduos migrarão para novos países em 2025, com os Emirados Árabes Unidos sendo um dos principais destinos. Essa movimentação tem impacto direto no mercado imobiliário de luxo em diferentes partes do mundo.

O impacto cultural na escolha de imóveis também chama atenção. O relatório menciona o “efeito White Lotus” na Itália, onde o interesse de compradores americanos e britânicos dobrou após a exibição da série da HBO ambientada em vilas históricas italianas, deixando claro como a mídia e o entretenimento podem influenciar as preferências no mercado de luxo.

“Este relatório é guiado principalmente por mudanças demográficas, mais do que qualquer outra coisa. Isso ficou muito claro para nós”, conclui Nelson.

Fonte: Estadão

Projeto de R$ 10 bilhões visa criar a “nova Balneário Camboriú” em Santa Catarina

A incorporadora All Wert está apostando alto no mercado imobiliário de luxo em Santa Catarina. Com um projeto avaliado em R$ 10 bilhões em Porto Belo, a empresa pretende transformar a região da Costa Esmeralda em um novo polo de alto padrão, rivalizando com Balneário Camboriú.

O All Resort, empreendimento de 210 hectares, promete elevar ainda mais os padrões da região com campos de golfe iluminados, torres assinadas por arquitetos renomados e até uma “praia particular”. A primeira fase do projeto, com 100% dos lotes já vendidos, tem previsão de entrega para outubro deste ano. As próximas etapas incluem um complexo de tênis, um shopping focado em lazer e gastronomia, e uma piscina de ondas que recria uma praia dentro do empreendimento.

Com background em urbanismo e desenvolvimento de longo prazo, o empresário Richard Schwambach – que lidera o plano com outros sócios como Martin Werninghaus, membro do conselho da WEG – vê o projeto como uma oportunidade de transformar a região. “Santa Catarina é hoje o ponto de migração de quem busca segurança, qualidade de vida e exclusividade”, afirma.

A All Wert, cujo nome é inspirado na palavra alemã para “valor”, foi fundada em parceria com empresários locais. A estratégia da empresa se baseia na combinação de luxo, esporte e inovação. O campo de golfe iluminado – primeiro da América Latina – é apenas o começo. O Terra All Resort, próxima fase do projeto, contará com torres de apartamentos com design biofílico e um shopping de 4.500 metros quadrados. Está previsto, ainda, um complexo de tênis com 16 quadras e arena para 1.500 pessoas.

O mercado imobiliário de luxo em Santa Catarina é atualmente o mais aquecido do Brasil, com cidades como Balneário Camboriú, Itapema, Itajaí e Florianópolis liderando o ranking de valorização. Fatores como segurança, infraestrutura e qualidade de vida atraem investidores de todo o país para a região. A proximidade com o Aeroporto Costa Esmeralda é vista como um diferencial estratégico para o público-alvo do All Resort.

Fonte: Exame

Autor Imprensa Loft

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