Portal Loft
  • Morar com estilo
    Decoração Ambientes
  • Vizinhança
    Bairros Condomínios Apartamentos Casas
  • Mercado imobiliário
    Anunciar apartamento Comprar apartamento Vender apartamento Assuntos financeiros Financiamento imobiliario +Loft
  • Dados e pesquisas
    Sala de Imprensa Sobre a Loft
  • Negócios
    Espaço Corretor Fechar negócio Loft mais negócio Planejar a venda Receber visitas
  • Imóveis à venda
    Imóveis à venda em São Paulo Imóveis à venda no Rio de Janeiro Imóveis à venda em Porto Alegre Imóveis à venda em Belo Horizonte Vender imóveis Contato
  • Web Stories
  • Home
  • Portas Abertas | 31 de julho de 2024

Portas Abertas | 31 de julho de 2024

Compartilhar a notícia

31 de julho de 2024

Autor Imprensa Loft
Atualizado: 31 de julho de 2024 6 min de leitura

Preços de imóveis residenciais aceleram em junho. Custo de produção é o principal desafio do mercado imobiliário, aponta setor. Envelhecimento populacional estimula busca por imóveis com acessibilidade no interior de São Paulo.

O que você vai ler
  • Preços de imóveis residenciais aceleram em junho
  • Mercado imobiliário enfrenta desafios com custos de produção
  • Envelhecimento populacional estimula busca por imóveis com acessibilidade
  • Luxo impulsiona preços de lançamentos imobiliários em Florianópolis

Preços de imóveis residenciais aceleram em junho

Os preços dos imóveis residenciais em 10 capitais do país subiram em média 0,85% em junho, acelerando em relação a maio, quando o aumento foi de 0,78%. Os dados são do Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R), da Abecip, e indicam uma tendência de valorização contínua dos imóveis residenciais.

No acumulado de 12 meses até junho, os preços subiram de 11,24% em maio para 11,65% em junho, a maior taxa interanual desde junho de 2023 (12,07%).

Na comparação mensal, destaque para o aumento do preço médio em Belo Horizonte (4,12%), Brasília (1,92%), Porto Alegre (1,64%), Goiânia (0,97%), Curitiba (0,80%), Fortaleza (0,77%) e Recife (0,70%). Em São Paulo, o preço médio variou 0,37% em junho, acima dos 0,32% de maio. Salvador apresentou alta de 0,22% e o Rio de Janeiro de 0,17%.

Já nos últimos 12 meses até junho houve avanços significativos em Belo Horizonte (24,32%), Goiânia (16,81%), Curitiba (16,29%), Brasília (15,44%), Salvador (14,77%) e Recife (10,53%). Em São Paulo, os preços subiram 10,43% em um ano. O Rio de Janeiro teve alta de 6,43% no mesmo período, seguido por Fortaleza (5,77%) e Porto Alegre (1,83%). ,

Segundo a Abecip, o mercado imobiliário brasileiro continua em um bom momento. O crescimento real dos preços, em um período de inflação controlada, ressalta o potencial de investimento e a atratividade do setor. Para a entidade, os dados de junho mostram resiliência e dinamismo do setor, capaz de se adaptar e prosperar “mesmo diante de desafios macroeconômicos”.
Fonte: Sinduscon-SP

Mercado imobiliário enfrenta desafios com custos de produção

O principal desafio das empresas do setor imobiliário é o custo de produção, segundo estudo da Brain Inteligência Estratégica e GRI Club. Os gastos incluem mão de obra, materiais de construção e depreciação. Apesar dos desafios, 62% dos executivos entrevistados planejam manter o volume de lançamentos dos últimos 12 meses, numa espécie de otimismo cauteloso.

O segundo maior obstáculo são os processos de aprovação em órgãos reguladores.“A execução de um projeto depende da anuência de órgãos de fiscalização, desde secretarias municipais até as autarquias estaduais, como a Cetesb”, explica Gustavo Favaron, CEO do GRI Club.

Outra preocupação é o acesso rápido ao crédito e o financiamento. A demanda por projetos do Minha Casa, Minha Vida está esgotando o orçamento do FGTS mais rápido do que o esperado. “Algumas incorporadoras já pausaram projetos devido à falta de recursos”, aponta Favaron, apesar da promessa do governo de aumentar o orçamento .

A taxa de juros elevada, atualmente em 10,50% após quedas na Selic, afeta a capacidade de financiamento do comprador e o acesso a capital para as construtoras. “Os juros altos dificultam a rentabilidade e a saúde financeira das empresas”, avalia analisa Ebran Theilacker, CEO da fintech Versi.

Ainda entre as preocupações dos empresários está o ambiente político-institucional, com 76% dos entrevistados apontando incertezas como um risco. “O ciclo do negócio é longo, e mudanças no cenário político e econômico aumentam o risco”, esclarece Theilacker.
Fonte: Estadão

Banner Loft Mais Negócio desktop

Envelhecimento populacional estimula busca por imóveis com acessibilidade

O mercado imobiliário está se adaptando para atender à demanda crescente de pessoas mais velhas (16% da população brasileira é composta por idosos). O envelhecimento populacional, impulsionado pela baixa taxa de natalidade e alta expectativa de vida, tem levado o setor a investir em produtos e serviços que garantam melhor qualidade de vida.

A acessibilidade é a principal preocupação dos consumidores da terceira idade que buscam uma residência em Sorocaba, no interior paulista. “São filhos e familiares que observam o envelhecimento dos pais e buscam unidades pensadas para atender as necessidades dos idosos”, relata Alessandro Souto, proprietário de uma imobiliária local.

Segundo o empresário, de cada 10 contatos que recebe, sete são de filhos que estão procurando imóveis com acessibilidade para os pais. Casas térreas são as mais procuradas, representando 40% das pesquisas, pela ausência de escadas, perigosas para os idosos.

José Antônio de Milito, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (Aeas), vê um crescimento nas reformas residenciais para melhorar a acessibilidade. “As pessoas já estão se preocupando com essas questões de acessibilidade pensando na velhice ou em uma situação de terem a mobilidade reduzida temporariamente”, pontua.

Segundo o arquiteto, reformas simples podem adaptar a casa, colocando, por exemplo, pequenas rampas para acesso em desníveis, como degraus em portas. A instalação de barras para apoio no box dos banheiros, fitas antiderrapantes nos degraus e rampas, e boa iluminação são opções simples e eficientes para garantir segurança.

Além disso, a tecnologia tem sido uma aliada importante. Ferramentas de comando de voz e assistentes virtuais controladas por inteligência artificial podem ajudar a realizar ações simples, como ligar luzes e fechar portas, aumentando a segurança e a autonomia dos idosos.
Fonte: g1

Luxo impulsiona preços de lançamentos imobiliários em Florianópolis

Os preços dos lançamentos imobiliários no país aumentaram 1,78% no segundo trimestre, atingindo R$ 10,8 mil por metro quadrado, conforme o Índice de Lançamentos Imobiliários (ILI) do DataZAP, que acompanha os preços de novos empreendimentos em 11 regiões do Brasil. O aumento superou o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) de 1,57% para o período.

Em Florianópolis (SC), os empreendimentos de luxo estão puxando os lançamentos, segundo o DataZAP, fazendo com que o metro quadrado atinja R$ 18,37 mil, 70% acima da média nacional. O turismo em expansão e investimentos em infraestrutura na cidade ajudam a explicar este movimento. Balneário Camboriú, conhecida pelos altos preços dos imóveis, não foi incluída nesta edição do ILI.

Nos últimos 12 meses, os preços dos lançamentos no país subiram 4,83%, novamente acima do INCC, que foi de 3,93%. Florianópolis teve a maior alta, com 42,48% na comparação anual.
Fonte: Exame

Autor Imprensa Loft

Posts mais lidos

vila-mariana-loft

Bairros

Bairros

10 de junho de 2024

Vila Mariana: um bairro residencial e bem localizado

Imobiliárias

Imobiliárias

05 de abril de 2024

Leads imobiliários: saiba como captar clientes qualificados para a sua empresa

Banner Loft Masi Negócio lateral

Veja também

Sala de Imprensa

26 de junho de 2025

Nova Suíça e Setor Oeste concentram oscondomínios mais caros de Goiânia; veja os10 bairros com maiores taxas

Sala de Imprensa

12 de junho de 2025

Vendas de imóveis crescem em Porto Alegre; bairros tradicionais lideram volume

Sala de Imprensa

12 de junho de 2025

Financiamento em 2025: veja quanto é preciso de entrada e renda para comprar imóvel nas principais ruas do Rio de Janeiro

Assine nossa Newsletter

  • Morar com estilo
  • Vizinhança
  • Mercado imobiliário
  • Dados e pesquisas
  • Negócios
  • Web Stories
  • Contato

Portal Loft © 2022 Loft - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.