A startup do mercado imobiliário Loft firmou acordo com a Prefeitura de Porto Alegre para doação de dados sobre imóveis na cidade, ferramentas de tecnologia (como a Calculadora de Preços) e tempo de sua equipe de ciência de dados para ajudar no processo de realocação dos desabrigados na capital gaúcha.
Esse apoio técnico visa ajudar a Prefeitura a ter um panorama mais refinado da localização e do preço dos imóveis disponíveis na cidade, para definir como poderá ser feita a realocacão das cerca de 160 mil pessoas atingidas pelas enchentes, por meio de compra ou aluguel de imóveis.
O acordo prevê que a Prefeitura receba informações completas (como preço, tamanho e localização nos prédios) dos 30 mil imóveis à disposição no ecossistema da Loft na cidade. O sistema engloba apartamentos e casas das imobiliárias Auxiliadora Predial, Foxter e Suder, que integram o Portfólio Único Compartilhado –mecanismo da Loft em que os corretores dessas empresas podem negociar imóveis das parceiras.
“As empresas do setor imobiliário têm muito a colaborar em termos de inteligência de mercado para que o Poder Público possa ser o mais ágil possível no auxílio às famílias gaúchas que tiveram seus lares destruídos pelas enchentes”, afirma Ingo Voelcher, CEO da Auxiliadora Predial, imobiliária líder na Região do Sul do país, que aluga e vende imóveis habitados por mais de 600 mil pessoas, e que tem 93 anos de tradição no Rio Grande do Sul.
A Loft disponibilizará também para a Prefeitura sua ferramenta de precificação. Chamada de Calculadora de Preços Loft, ela é um modelo de IA treinado com mais de 10 milhões de anúncios e transações. A ferramenta é um serviço pago, disponível apenas para imobiliárias que integram o sistema da Loft de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente, na sigla em inglês). Durante a parceria, porém, o Executivo municipal terá acesso gratuito ao sistema.
A partir da esq., Ingo Voelcker (Auxiliadora Predial), Germano Bremm (secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre) e Felipe Engel (Foxter/Loft) – Fonte: Divulgação
A Loft fornecerá ainda tempo de trabalho de um cientista de dados para ajudar a Prefeitura a analisar essas informações, que englobam os mais de 150 mil anúncios de imóveis nas principais plataformas digitais da cidade.
“Essa gama de dados e de apoio técnico nos ajudará a encontrar mais rapidamente um novo lar para esses cidadãos que precisam reconstruir suas vidas. A parceria entre a administração pública e as empresas do mercado imobiliário mostra, mais uma vez, ser uma aliada poderosa para o bem-estar da cidade”, afirma o secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre, Germano Bremm.
“Em um cenário tão vasto de perdas, o uso de dados é fundamental para o Poder Público tomar as melhores decisões e definir prioridades. A Loft, como uma companhia de tecnologia que atua no setor imobiliário, e suas parceiras se colocam à disposição para ajudar nesse processo de reconstrução da cidade”, afirma o diretor de Relações Institucionais da Loft, João Melhado.
A Loft e as parceiras vão ajudar também na coordenação das imobiliárias locais para intermediação de compra, venda e aluguel de imóveis.
O acordo foi assinado nesta terça-feira (21) pelo secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre e por Felipe Engel, representando a Loft e a imobiliária Foxter. O CEO da Auxiliadora Predial, Ingo Voelcker, também esteve no ato de assinatura do acordo.
O que é o Portfólio Único Compartilhado
A solução da Loft propõe a oferta de imóveis para venda com exclusividade, prática adotada em outros mercados, como o norte-americano.
Dentro do Portfólio Único Compartilhado, ao anunciar um imóvel no marketplace da Loft, a imobiliária se torna a administradora exclusiva da propriedade. Isso significa que, ainda que outra imobiliária parceira encontre um comprador para o imóvel, ela receberá parte da comissão de venda. O processo oferece mais segurança na negociação e eficiência na conclusão da venda, pois o proprietário mantém contato com apenas uma imobiliária, tendo a certeza de que sua propriedade está sendo trabalhada por todas as imobiliárias parceiras da Loft.
O Portfólio Único permite que os corretores de imóveis das empresas parceiras consigam pesquisar todos os imóveis disponíveis para venda – incluindo propriedades das demais imobiliárias participantes – em um só lugar, aumentando a chance de encontrar imóvel para o cliente comprador.
O que é a Calculadora de Preços Loft
É um modelo automatizado para sugestão de preço para imóveis, chamado de AVM (modelo automatizado de precificação, na sigla em inglês).
O sistema já analisou dez milhões de anúncios e transações, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. É um modelo que segue em constante atualização, conforme entram novos anúncios e transações.
Deixe seu comentário