O planejamento estratégico para corretor de imóveis permite que o profissional estabeleça trilhas para alcançar seus objetivos. Com esse plano, também é possível contornar situações que podem comprometer o sucesso do negócio.
Dessa forma, é muito importante seguir algumas etapas, tanto para compreender quais são seus pontos fracos e fortes quanto para entender a situação do mercado imobiliário. Ainda, é essencial definir quais métricas serão analisadas.
A seguir, explicaremos o que é um planejamento estratégico comercial e quais são as principais etapas para o sucesso do negócio. Acompanhe!
- O que é um planejamento estratégico comercial?
- Quais os benefícios de fazer um planejamento estratégico para corretor de imóveis?
- O que não pode faltar em um planejamento estratégico para corretor de imóveis?
- Como definir os objetivos do planejamento estratégico para corretor de imóveis?
- 7 passos para realizar um planejamento estratégico
- Como um CRM vai auxiliar no seu planejamento estratégico para corretor de imóveis
O que é um planejamento estratégico comercial?
O planejamento estratégico comercial pode ser entendido como um plano de ação com passos e estratégias para alcançar determinado objetivo.
Segundo Pascale, o planejamento estratégico também pode ser entendido como “um processo de selecionar oportunidades e obter vantagens da empresa com os desafios do ambiente, além de projetar e construir o futuro”.
Com a delimitação de metas e prazos, também podem ser estabelecidos ajustes constantes de gestão. Nesse ponto, o acompanhamento frequente de resultados pode auxiliar na avaliação do que deve ser mudado ou não em seu negócio.
Quais os benefícios de fazer um planejamento estratégico para corretor de imóveis?
A inserção de um planejamento estratégico para corretor de imóveis possibilita diversas vantagens para o setor. Veja os benefícios:
- tomadas de decisões mais assertivas
- contribui para a expansão dos negócios
- projeta o desenvolvimento de novos serviços
- estrutura investimentos em novas tecnologias
- dá credibilidade para a sua imobiliária
- organiza informações sobre o seu negócio
- colabora para que a empresa se torne referência
- ajuda a captar recursos financeiros
- atrai novos sócios para a sua imobiliária
- torna o negócio mais resiliente para mudanças na economia
O que não pode faltar em um planejamento estratégico para corretor de imóveis?
Na hora de planejar, é fundamental não deixar de analisar os cenários externos, o mercado imobiliário e a situação econômica atual. Também é importante, desde o começo, mensurar dados e resultados, para não firmar somente metas amplas, e definir quem será o responsável pela aplicação de cada tarefa.
Depois de organizar todos esses requisitos, é interessante avaliar a adoção de um sistema de controle de vendas. A utilização desse tipo de tecnologia pode ajudar muito a sua imobiliária a reunir todas as informações necessárias e, assim, impulsionar o crescimento da organização.
Como definir os objetivos do planejamento estratégico para corretor de imóveis?
Quando divididas em passos menores, é muito mais fácil colocar as metas em prática. Dessa forma, é importante estabelecer o objetivo macro e os específicos para a sua empresa.
Objetivo macro
O objetivo macro é a projeção em longo prazo. Você pode se perguntar o que a sua imobiliária deve alcançar em seis anos, por exemplo. Para chegar a essa resposta, é importante fazer uma boa avaliação do mercado e ponderar os pontos negativos e positivos da sua imobiliária.
Após isso, é importante focar no que deve ser prioridade para a sua empresa: contratar os melhores corretores ou tornar o seu negócio mais reconhecido no mercado imobiliário? Logo, será possível delimitar as metas menores.
Objetivos específicos
Os objetivos específicos podem envolver tarefas determinadas. Por exemplo, se você definiu que a sua empresa deve ser líder no aluguel de imóveis da sua região, pode pensar na quantidade de unidades que deve ter no portfólio e definir que a sua marca deve estar no topo das buscas do Google para imobiliárias da localidade.
Uma boa maneira de selecionar esses objetivos é a metodologia SMART, sigla em inglês que define cinco características: específico, mensurável, atingível, relevante e temporal. Com isso, você consegue escolher de forma adequada o período de tempo e os números que pretende alcançar.
7 passos para realizar um planejamento estratégico
Abaixo, veja sete etapas para garantir o planejamento estratégico para corretor de imóveis mais adequado ao seu negócio.
- Estude os seus concorrentes
Esse é o momento de expandir a visão da sua organização e analisar o que as imobiliárias concorrentes estão fazendo. Com isso, identifique quais tecnologias são tendência no setor e quais são os diferenciais oferecidos pela concorrência.
- Elabore um diagnóstico do mercado
Faça uma avaliação ampla do mercado imobiliário diante do contexto econômico e das políticas esperadas para o setor. Para isso, obtenha informações seguras do mercado em blogs especializados sobre o tema.
- Analise os pontos fortes e fracos da equipe comercial
Essa etapa pede um olhar realista sobre o cenário interno da sua empresa, para analisar o que deve ou não passar por mudanças. Você pode selecionar os pontos fortes, que devem ganhar mais destaque, e os pontos fracos, que precisam de ajustes.
- Defina as etapas e os prazos de cada objetivo
Com os objetivos macro e específicos definidos, é importante definir os estágios para atingir cada um deles. Também considere quem deve ficar a cargo de cada tarefa para alcançar as fases.
- Escolha uma estratégia de vendas
Para definir a estratégia de vendas, considere os imóveis que a sua empresa tem no catálogo e os tipos, como comerciais ou residenciais. Avalie se a sua imobiliária precisa definir alguma área para focar e quais são os perfis de clientes em potencial.
- Estabeleça os processos da área comercial
O processo comercial costuma ser composto de duas fases: geração de novas oportunidades e conclusão do negócio. Caso essas etapas estejam sob responsabilidade do mesmo profissional, ele pode ficar sobrecarregado e não conseguir identificar os pontos que precisam de melhoria.
Por isso, para estruturar uma estratégia mais eficiente, é recomendado investir em uma equipe que deve focar no pré-vendas, para facilitar a conexão com o cliente em potencial. O uso de um software de qualificação de leads também pode facilitar a organização de dados e gerar insights importantes.
- Defina as métricas que serão analisadas
Da mesma forma que uma construção precisa de alicerces para se manter em pé, a sua empresa também precisa se basear em informações sólidas para guiar os seus passos. Por isso, ao fazer o planejamento, defina ainda quais métricas devem ser acompanhadas com frequência, a exemplo de número de contatos realizados e faturamento das vendas.
Como um CRM vai auxiliar no seu planejamento estratégico para corretor de imóveis
A utilização de um CRM (Customer Relationship Management) auxilia a construção do planejamento estratégico da sua imobiliária ao disponibilizar informações relevantes para alinhar suas ações e alcançar as metas definidas para o seu negócio. Dessa forma, é possível tomar decisões com base em dados precisos.
A tecnologia também pode ajudar a dividir por etapas o seu processo de vendas e locação de imóveis, acompanhar as taxas de conversão e encontrar gargalos nos processos. O CRM também possibilita melhorar a gestão imobiliária da sua equipe e acessar o ranking de desempenho dos corretores.
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