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7 passos de um planejamento estratégico para corretor de imóveis

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O planejamento estratégico para corretor de imóveis estabelece objetivos para o sucesso da empresa. Descubra quais passos seguir!

27 de março de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 27 de março de 2024 7 min de leitura
Post its com planejamento estratégico para corretores de imóveis

O planejamento estratégico para corretor de imóveis permite que o profissional estabeleça trilhas para alcançar seus objetivos. Com esse plano, também é possível contornar situações que podem comprometer o sucesso do negócio.

Dessa forma, é muito importante seguir algumas etapas, tanto para compreender quais são seus pontos fracos e fortes quanto para entender a situação do mercado imobiliário. Ainda, é essencial definir quais métricas serão analisadas.

A seguir, explicaremos o que é um planejamento estratégico comercial e quais são as principais etapas para o sucesso do negócio. Acompanhe!

O que você vai ler
  • O que é um planejamento estratégico comercial?
  • Quais os benefícios de fazer um planejamento estratégico para corretor de imóveis?
  • O que não pode faltar em um planejamento estratégico para corretor de imóveis?
  • Como definir os objetivos do planejamento estratégico para corretor de imóveis?
  • 7 passos para realizar um planejamento estratégico
  • Como um CRM vai auxiliar no seu planejamento estratégico para corretor de imóveis

O que é um planejamento estratégico comercial?

O planejamento estratégico comercial pode ser entendido como um plano de ação com passos e estratégias para alcançar determinado objetivo.

Segundo Pascale, o planejamento estratégico também pode ser entendido como “um processo de selecionar oportunidades e obter vantagens da empresa com os desafios do ambiente, além de projetar e construir o futuro”.

Com a delimitação de metas e prazos, também podem ser estabelecidos ajustes constantes de gestão. Nesse ponto, o acompanhamento frequente de resultados pode auxiliar na avaliação do que deve ser mudado ou não em seu negócio.

Quais os benefícios de fazer um planejamento estratégico para corretor de imóveis?

A inserção de um planejamento estratégico para corretor de imóveis possibilita diversas vantagens para o setor. Veja os benefícios:

  • tomadas de decisões mais assertivas
  • contribui para a expansão dos negócios
  • projeta o desenvolvimento de novos serviços
  • estrutura investimentos em novas tecnologias
  • dá credibilidade para a sua imobiliária
  • organiza informações sobre o seu negócio
  • colabora para que a empresa se torne referência
  • ajuda a captar recursos financeiros
  • atrai novos sócios para a sua imobiliária
  • torna o negócio mais resiliente para mudanças na economia
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O que não pode faltar em um planejamento estratégico para corretor de imóveis?

Na hora de planejar, é fundamental não deixar de analisar os cenários externos, o mercado imobiliário e a situação econômica atual. Também é importante, desde o começo, mensurar dados e resultados, para não firmar somente metas amplas, e definir quem será o responsável pela aplicação de cada tarefa.

Depois de organizar todos esses requisitos, é interessante avaliar a adoção de um sistema de controle de vendas. A utilização desse tipo de tecnologia pode ajudar muito a sua imobiliária a reunir todas as informações necessárias e, assim, impulsionar o crescimento da organização.

Como definir os objetivos do planejamento estratégico para corretor de imóveis? 

Quando divididas em passos menores, é muito mais fácil colocar as metas em prática. Dessa forma, é importante estabelecer o objetivo macro e os específicos para a sua empresa.

Objetivo macro

O objetivo macro é a projeção em longo prazo. Você pode se perguntar o que a sua imobiliária deve alcançar em seis anos, por exemplo. Para chegar a essa resposta, é importante fazer uma boa avaliação do mercado e ponderar os pontos negativos e positivos da sua imobiliária.

Após isso, é importante focar no que deve ser prioridade para a sua empresa: contratar os melhores corretores ou tornar o seu negócio mais reconhecido no mercado imobiliário? Logo, será possível delimitar as metas menores.

Objetivos específicos

Os objetivos específicos podem envolver tarefas determinadas. Por exemplo, se você definiu que a sua empresa deve ser líder no aluguel de imóveis da sua região, pode pensar na quantidade de unidades que deve ter no portfólio e definir que a sua marca deve estar no topo das buscas do Google para imobiliárias da localidade.

Uma boa maneira de selecionar esses objetivos é a metodologia SMART, sigla em inglês que define cinco características: específico, mensurável, atingível, relevante e temporal. Com isso, você consegue escolher de forma adequada o período de tempo e os números que pretende alcançar.

7 passos para realizar um planejamento estratégico

Abaixo, veja sete etapas para garantir o planejamento estratégico para corretor de imóveis mais adequado ao seu negócio.

  1. Estude os seus concorrentes

Esse é o momento de expandir a visão da sua organização e analisar o que as imobiliárias concorrentes estão fazendo. Com isso, identifique quais tecnologias são tendência no setor e quais são os diferenciais oferecidos pela concorrência.

  1. Elabore um diagnóstico do mercado

Faça uma avaliação ampla do mercado imobiliário diante do contexto econômico e das políticas esperadas para o setor. Para isso, obtenha informações seguras do mercado em blogs especializados sobre o tema.

  1. Analise os pontos fortes e fracos da equipe comercial

Essa etapa pede um olhar realista sobre o cenário interno da sua empresa, para analisar o que deve ou não passar por mudanças. Você pode selecionar os pontos fortes, que devem ganhar mais destaque, e os pontos fracos, que precisam de ajustes.

  1. Defina as etapas e os prazos de cada objetivo

Com os objetivos macro e específicos definidos, é importante definir os estágios para atingir cada um deles. Também considere quem deve ficar a cargo de cada tarefa para alcançar as fases.

  1. Escolha uma estratégia de vendas

Para definir a estratégia de vendas, considere os imóveis que a sua empresa tem no catálogo e os tipos, como comerciais ou residenciais. Avalie se a sua imobiliária precisa definir alguma área para focar e quais são os perfis de clientes em potencial.

  1. Estabeleça os processos da área comercial

O processo comercial costuma ser composto de duas fases: geração de novas oportunidades e conclusão do negócio. Caso essas etapas estejam sob responsabilidade do mesmo profissional, ele pode ficar sobrecarregado e não conseguir identificar os pontos que precisam de melhoria.

Por isso, para estruturar uma estratégia mais eficiente, é recomendado investir em uma equipe que deve focar no pré-vendas, para facilitar a conexão com o cliente em potencial. O uso de um software de qualificação de leads também pode facilitar a organização de dados e gerar insights importantes.

  1. Defina as métricas que serão analisadas

Da mesma forma que uma construção precisa de alicerces para se manter em pé, a sua empresa também precisa se basear em informações sólidas para guiar os seus passos. Por isso, ao fazer o planejamento, defina ainda quais métricas devem ser acompanhadas com frequência, a exemplo de número de contatos realizados e faturamento das vendas.

Como um CRM vai auxiliar no seu planejamento estratégico para corretor de imóveis

A utilização de um CRM (Customer Relationship Management) auxilia a construção do planejamento estratégico da sua imobiliária ao disponibilizar informações relevantes para alinhar suas ações e alcançar as metas definidas para o seu negócio. Dessa forma, é possível tomar decisões com base em dados precisos.

A tecnologia também pode ajudar a dividir por etapas o seu processo de vendas e locação de imóveis, acompanhar as taxas de conversão e encontrar gargalos nos processos. O CRM também possibilita melhorar a gestão imobiliária da sua equipe e acessar o ranking de desempenho dos corretores.

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Autor Time Loft

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Corretor de imóveis Dicas Imobiliárias

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