Como é morar em Botafogo: um bairro (muito) bem localizado
Entre os bairros vizinhos a Botafogo estão Copacabana, Leme, Lagoa, Flamengo e Laranjeiras, criando um fluxo constante de pessoas de diversos perfis e oferecendo acesso fácil a outras partes da cidade.
Chegar lá, aliás, é fácil: tem a estação de metrô Botafogo, várias linhas de ônibus e integração com a linha de metrô na superfície que leva à Gávea, ao Humaitá e ao Jardim Botânico.
E, como bairro tradicional que é, o Botafogo conta com o Iate Clube do Rio de Janeiro e com um dos principais times de futebol do país, o Clube Botafogo de Futebol e Regatas (sim, ainda tem regatas também!).
Essa mistura de história e modernidade é visível nas ruas, que misturam casarões, livrarias, shoppings, hospitais, cinemas de rua, centros gastronômicos e museus. No Rio, Botafogo é considerado seguro e, por isso, abriga diversos consulados.
Onde estudar em Botafogo
Quem tem filhos também gosta de morar em Botafogo, onde ficam os colégios Santo Inácio, Imaculada Conceição e Rebeca, além da British School.
Quando se fala em ensino superior, destaque para a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Centro de Ciências Jurídicas e Políticas, parte da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O que fazer no bairro de Botafogo?
Cinemas e shoppings
Quem gosta de cinema está sempre disposto a ir para Botafogo, já que é ali que ficam os cinemas Estação Net (que abriga o circuito cult da cidade) e o Espaço Itaú de Cinema.
Quem prefere cinema de shopping também tem suas escolhas no Rio Sul ou no Botafogo Praia Shopping, que, aliás, conta com uma vista espetacular do Pão de Açúcar – e com um bar no rooftop para curtir o visual, desde que você chegue antes da lotação!
Museus
Ainda no circuito cultural, é possível conhecer melhor diversas facetas da história do Brasil por aqui.
No Museu do Índio, idealizado pelo antropólogo Darcy Ribeiro, há exposições de longa duração no casarão, um espaço para exposições feitas em parceria com povos indígenas e a Biblioteca Marechal Rondon, referência para a bibliografia indigenista no país.
No Museu Villa-Lobos, há um mergulho na vida e obra de Heitor Villa-Lobos, um dos grandes compositores nacionais, e apresentações musicais são frequentes na agenda. Anualmente, em novembro, a instituição também organiza o Festival Villa-Lobos, que promove recitais e concertos de música brasileira.
Já na Fundação Casa de Rui Barbosa, famosa tanto pela programação quanto pelo belo jardim, fica em um casarão do século 19 convertido em museu e que preserva a decoração e os móveis dos anos 1920. É um agradável passeio pelo tempo.
Onde comer em Botafogo, no RJ
Há grande variedade gastronômica no bairro Botafogo. A gama vai desde os pães de fermentação natural da Slow Bakery até o conjunto de containers do BE+CO, cada um com suas experimentações culinárias. Para quem quiser provar cervejas artesanais, a pedida é sempre a Hocus Pocus DNA.
Quem prefere algo mais tradicional vai adorar o bistrô Marchezinho e o restaurante Balada Mix, mas tem também os sanduíches do bar/galeria de arte Comuna e a praticidade do I Piati, que serve comida japonesa em um andar e italiana no outro.
As melhores ruas de Botafogo
A Rua Voluntários da Pátria é a principal rua de Botafogo. É lá que estão os consulados e pontos importantes da vida do bairro, como a Livraria da Travessa, com um charmoso restaurante interno e seleção afiada de livros.
Aliás, falando em travessas, um passeio pelas pequenas ruas que cruzam a Voluntários sempre vai render um lugar interessante. Uma das principais é a Rua Nelson Mandela, onde a vida noturna é agitada e há bares famosos como o Boteco Colarinho e o Cafofo.
Para morar, algumas das ruas mais cobiçadas da Zona Sul do Rio de Janeiro ficam no bairro de Botafogo, como a rua Barão de Lucena e a rua Guilhermina Guinle.
Urca, Leme, a belíssima Praia Vermelha e o Pão de Açúcar: vizinhos ilustres
Quem mora no Rio de Janeiro é conquistado, todos os dias, pela beleza da paisagem. Em Botafogo, não é diferente – e pode ser ainda mais impressionante! De um lado está o Cristo Redentor, no alto. Do outro, uma vista privilegiada do Pão de Açúcar, dois dos cartões postais mais famosos do mundo.
E como se não bastasse esses cenários icônicos, é possível aproveitar a vizinhança no dia a dia. É na mureta da Urca, por exemplo, que os cariocas se reúnem no fim da tarde, observando o pôr do sol e os barquinhos de pescadores enquanto aproveitam os petiscos do tradicional Bar e Restaurante Urca, fundado nos anos 1930.
E embora a Praia do Botafogo não seja própria para banho, a Praia Vermelha, que também fica na Urca, é um dos paraísos “escondidos” da cidade. São apenas 200 metros de extensão, pertinho da Praça General Tibúrcio e do teleférico do Pão de Açúcar.
Do outro lado da pedra fica o Leme, bairro tradicional do Rio onde ficam os postos 1, 2 e 3 e que conta com quiosques grandes, capazes de receber grupos grandes de amigos com vista para o mar.
Aproveite o melhor de Botafogo com ajuda da Loft!
A Loft surgiu para transformar a experiência de compra e venda de apartamentos em algo prazeroso e ágil a cada etapa – da primeira visita à conclusão da escritura, da possibilidade de reformas de alto padrão à busca por financiamento imobiliário.
Para quem quer morar no bairro Botafogo, tem uma ótima notícia: a Loft já trabalha no bairro e oferece seu vasto leque de apartamentos à venda e serviços na região.
Conheça nosso portfólio em Botafogo e marque sua visita!