Tendências do mercado imobiliário, incorporadoras, construtoras, imobiliárias… A rotina imobiliária é intensa e, para acompanhá-la, é preciso saber como ela funciona
A rotina do mercado imobiliário está em permanente mudança e inovação, e acompanhá-la não é uma das tarefas mais fáceis. Para ser um profissional bem sucedido, é preciso se destacar entre os concorrentes e estar preparado para encarar as mudanças e avançar como profissional.
O corretor de imóveis é uma das peças chaves nesse ambiente, pois é ele que estará em contato permanente com os principais agentes do setor. Segundo André Plati, corretor autônomo de imóveis de alto padrão e parceiro da Loft, esse profissional deve estar sempre “pronto para ajudar famílias, investidores e empresas”.
Ser um profissional bem informado, capacitado atuante e inovador é o que irá “definir o papel do corretor de imóveis perante a sociedade”, explica André. Para isso, conhecer a rotina e os agentes desse meio é imprescindível.
Para você dar conta dessa rotina, preparamos esse texto explicando quem são os principais players do mercado imobiliário e damos algumas dicas sobre como ser um profissional atualizado.
Quem são os principais agentes do Mercado Imobiliário?
Imobiliárias
As agências imobiliárias são empresas que atuam na intermediação da venda ou aluguel de imóveis entre proprietários e clientes. O rendimento delas se dá através das comissões que recebem perante a venda ou locação dos imóveis. Para ser regularizada, toda imobiliária deve estar credenciada no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) e ter autorização do COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis).
Corretores de imóveis
Corretores são profissionais liberais que fazem o intermédio entre comprador e vendedor, além de orientar processos relacionados ao mercado imobiliário, como permuta, locação e averbação de imóveis. Esses profissionais devem orientar as partes para que o negócio seja vantajoso para todos e de acordo com a legislação.
Os corretores também devem estar credenciados no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) e podem atuar de forma independente ou junto às imobiliárias.
Leia mais: Como se tornar um corretor parceiro da Loft
Agentes financeiros
São profissionais que podem operar trâmites financeiros relacionados ao mercado imobiliário, como formas de utilização do FGTS, impostos obrigatórios, como o ITBI, processos de Permuta, Averbação e valores contratuais.
Incorporadoras
As incorporadoras são empresas empreendedoras que investem no mercado imobiliário e articulam o negócio. As principais atribuições dessas empresas estão relacionadas ao planejamento imobiliário, como vendas, divulgação, financiamento e desenvolvimento do projeto. Geralmente são elas que contratam as construtoras e negociam com os primeiros compradores dos imóveis.
Construtoras
Elas são agentes da construção civil responsáveis pela construção efetiva dos imóveis e contratação de pedreiros, equipamentos máquinas etc. A responsabilidade das construtoras é cuidar da segurança dos profissionais contratados, garantir que a edificação seja montada com a máxima qualidade e de acordo com o projeto desenvolvido e data de entrega estabelecida.
Clientes
Compradores são o carro chefe do setor imobiliário, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Sem eles, nenhum dos outros agentes funciona e o setor não progride. A dinâmica do mercado consumidor é intensa e permanece em constante mudança.
Para saber lidar com clientes, é fundamental se manter bem informado acerca de tudo que envolve o mercado imobiliário, pois os fatores que interferem no comportamento do consumidor são diversos. Além disso, permanecer em contato com profissionais da sua área é um ótimo meio de saber o que está acontecendo de mais importante no meio.
André Plati nos conta que, para se manter atualizado, estabelece uma rotina dedicada de leitura. “Diariamente acompanho canais de notícias, economia, arquitetura e tudo que diz respeito ao mercado imobiliário, frequento congressos, faço parte de grupos de discussões e debates”, conta.
O corretor também enfatiza a importância de conversar com pessoas, pois essa é “uma das melhores formas de se manter atualizado sobre temas importantes e trocar informações”.
O profissional no mercado imobiliário
Para se tornar um player do mercado imobiliário, ou seja, um profissional que se destaca pela inovação e capacidade, é necessário dedicação e empenho. Trabalhar com compra e venda de imóveis é manter um vínculo permanente com uma variedade de temas que vão desde legislação à design de interiores.
Segundo André, independentemente do tipo e valor dos imóveis que estão sendo negociados, “o corretor de imóveis deve conhecer as leis, ter faro comercial apurado, apreço por arquitetura e design, além de, é claro, ter facilidade com público e gostar de gente”.
André Plati também nos conta outras qualidades que o profissional do mercado imobiliário pode ter que fazem toda a diferença. “Senso de compromisso, dedicação, fluência em línguas, conhecimentos gerais, economia e atualidades também são características de um ótimo corretor de imóveis”, explica.
O que São boas práticas para agentes do mercado imobiliário?
Há algumas características que estão presentes em todos os players do mercado imobiliário, que dizem respeito à atuação e visão estratégica. Adotar alguns desses comportamentos pode ser decisivo para te fazer crescer como profissional:
- Procure por fórmulas inovadoras: não se acomode mesmo quando seu trabalho estiver dando certo. Pense em novas formas de procurar clientes, manter clientes antigos e divulgar seu trabalho.
- Personalize seu trabalho: transforme seu nome em uma marca e invista nela. Pense em quais características da sua personalidade podem ser destacadas e relacionadas ao seu trabalho como agente imobiliário.
- Não tenha medo de arriscar: profissionais que se destacam geralmente são os que se arriscam em novas empreitadas. Estabeleça os pontos sólidos da sua carreira e, a partir deles, inove.
- Desenvolva estratégias de venda e verifique quais funcionam melhor: saiba reconhecer quando a ideia posta em prática não funciona como o esperado – todo bom profissional já passou por isso. Transforme as falhas em experiência acumulada até descobrir o que dará certo.
- Dedique-se: não se contente em ser um profissional mediano que faz apenas o básico. Vá além e seja um profissional completo que está sempre preparado.
A rotina imobiliária é intensa e exige dedicação
Seja você profissional autônomo, vinculado à alguma empresa do setor ou parceiro da Loft, ser um profissional atualizado e dedicado é o caminho para acompanhar a intensa rotina imobiliária.
Já pensou em ser um parceiro da Loft? Procuramos sempre manter nossos leitores e parceiros bem atualizados sobre as principais tendências do mercado imobiliário. No blog da Loft, você encontra uma série de dicas e textos informativos com o que há de mais importante no setor.