Na hora de cadastrar seu imóvel no site da Loft, pedimos algumas informações básicas para confirmar os dados que você inseriu e com isso, seu apê já está disponível para o acesso das pessoas interessadas.
É um processo simples e o intuito é que você possa apresentar o seu apê o mais rápido possível para possíveis compradores, porém, no momento em que você recebe uma proposta de compra, tem início a etapa de documentação e, nessa fase, outros comprovantes são importantes para dar continuidade no processo. É o caso da matrícula de imóvel.
Por que é preciso apresentar a matrícula do imóvel?
Como cidadãos, utilizamos no dia a dia documentos que comprovem nossa identidade, como o RG e o passaporte, e também nossa situação em relação a diversos órgãos de governo, com o nosso CPF.
A matrícula do imóvel tem esse mesmo papel, ou seja, ela é o atestado jurídico de que aquele imóvel existe, e indica quem são as pessoas proprietárias. Além disso, a matrícula informa se o imóvel está ou não regular, e se existe algum impeditivo para a transferência para outra pessoa.
Resumindo, ele é um documento extremamente importante para o processo de compra e venda, já que reúne todas as informações do imóvel. Em tese, o que não está documentado na matrícula não existe, ou está desatualizado.
Portanto, este é o principal documento para a segurança na realização da venda, já que sem ele não é possível fazer o contrato.
Lembrando que a matrícula é diferente da escritura de compra e venda, que apenas indica a transação realizada.
Em que momento é preciso apresentar a matrícula do imóvel?
A matrícula do seu apartamento será necessária quando estivermos na fase de negociação do imóvel, ou seja, após você receber uma proposta. Quando começamos a elaborar os contratos, ela é solicitada para que possamos utilizar as informações corretas e comprovadas do apartamento, evitando riscos futuros tanto para compradores quanto para você que está vendendo.
E se você não tiver ou não souber onde está a matrícula?
Quando você compra um imóvel, o cartório de registro já envia uma via da matrícula, e por isso é muito importante guardar este documento com cuidado. Ele pode ser recebido de maneira digital, via e-mail, ou física, em papel.
Caso você não tenha ou não consiga encontrar a matrícula, a Loft te ajuda com este processo sem custos. Para isso, é preciso apresentar alguns dados para que possamos consultar nosso banco de dados de cartórios e auxiliar neste processo.
Vale lembrar que se a matrícula não estiver atualizada, o vendedor precisa alterar os dados, o que pode gerar custos negociados diretamente entre o proprietário e o cartório.
Se você quiser ir adiantando este processo, pode fazer a pesquisa no site Registradores, que te ajuda a localizar todos os imóveis que estão cadastrados em seu CPF.
Lembre-se de que você pode acompanhar todo o andamento de seu anúncio através do seu Painel de Venda.