O isolamento social e o período de quarentena impostos pela pandemia do novo coronavírus impactaram fortemente os mercados que dependem de interações entre as pessoas, e todos se viram na necessidade urgente de inovar.
No caso do mercado imobiliário, o que se viu foi uma aceleração na adoção de novos processos e tecnologias que vieram para ficar. E a Loft, já nascida no mundo digital, estava preparada para liderar essas mudanças e proporcionar uma experiência cada vez melhor!
Entenda abaixo como é possível comprar um imóvel online em 6 passos:
Passo 1: Escolher o imóvel dos sonhos
No portfólio online da Loft, que traz apartamentos em São Paulo e no Rio de Janeiro, você pode passear por diversos imóveis e conhecê-los em detalhes.
Endereço completo, fotos (incluindo fotos profissionais), planta baixa, valores de IPTU e condomínio, características do edifício – está tudo lá, facilmente identificável em cada página.
Caso você esteja pensando em fazer um financiamento imobiliário, há também um simulador de parcelas embutido em cada página para facilitar a decisão.
- Apartamentos à venda em São Paulo
- Apartamentos à venda em Rio de Janeiro
- Apartamentos à venda em Porto Alegre
- Apartamentos à venda em Belo Horizonte
Passo 2: Marcar uma visita virtual
Para conhecer melhor o apartamento, basta apertar Agendar Visita, preencher um breve formulário e selecionar a opção “fazer visita por videochamada”.
Na data e horário acordados, do outro lado da ligação, um corretor de imóveis parceiro da Loft mostrará cada canto em detalhes.
Aliás, detalhe: caso você queira fazer uma permuta de imóvel, ou seja, trocar o seu por um da Loft, também pode já avisar nosso time nesse formulário de agendamento!
Passo 3: Fazer proposta de compra
Gostou do apartamento? Que bom! Agora é só fazer uma proposta pelo imóvel – algo que você também pode fazer de forma cômoda e online, através da plataforma da Loft.
Passo 4: Assinar Contrato de Compra e Venda
Com a proposta aceita, é hora de assinar o Contrato de Compromisso de Venda e Compra (CCV) que a Loft enviar – digitalmente, é claro! Tudo é feito em plataformas específicas e seguras.
Passo 5: Passar pela análise jurídica
A Loft tem uma equipe jurídica especializada para conduzir rapidamente toda a análise documental relevante em uma transação imobiliária. E sabe aquele corre-corre para obter os documentos no cartório? Não precisa, a Loft faz isso por você!
Caso a empresa não consiga obter a documentação necessária internamente, é só imprimir e assinar uma procuração, fazer reconhecimento de firma simples (o que pode ser feito através de um portador) e enviar uma cópia digital para o time da Loft!
Passo 6: Assinatura de escritura digital
A escritura pública, parte fundamental de uma transação imobiliária, agora também pode ser agendada e assinada online! O registro do imóvel na matrícula também é feito digitalmente.
E as assinaturas digitais são novidade mesmo. Elas foram regulamentadas nacionalmente durante a pandemia, através do Provimento 100/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que permite que as partes assinem escrituras públicas e outros documentos cartoriais digitalmente através da plataforma E-Notariado.
Obtendo o certificado digital
Aqui, há uma ressalva importante: para que uma pessoa possa assinar digitalmente um documento nessa plataforma, é preciso que ela emita um certificado. E para obter esse certificado, pelo menos por enquanto, é preciso comparecer pessoalmente a um cartório de notas competente em qualquer cidade do Brasil.
Isso é feito uma única vez, vale apontar. Com esse certificado digital emitido, é possível utilizar o E-Notariado sempre que quiser assinar documentos desse tipo!
Em resumo? Se você já tiver esse certificado, seu novo lar pode ser comprado 100% online. Caso não tenha, só vai precisar sair de casa uma vez, mesmo que esteja passando a quarentena em outra cidade!
Viu como é fácil comprar um imóvel com a Loft? Explore nosso portfólio e encontre o melhor apartamento para você!