Saber quanto você vai precisar pagar em cada parcela, qual é a taxa de juros disponível para o seu perfil, qual é o custo total do crédito concedido. Todas essas informações são fáceis de descobrir se você simular um financiamento de imóvel no Banco do Brasil.
Recorrer ao simulador antes de um financiamento imobiliário no BB é uma estratégia para que você entenda sua capacidade de pagamento e possa se planejar. Neste artigo, vamos ensinar você a fazer essa simulação no site do banco sem erros.
- Por que simular um financiamento de imóvel no Banco do Brasil?
- Como funciona o financiamento imobiliário no Banco do Brasil?
- Como fazer uma simulação de financiamento de imóveis no BB?
- Como excluir uma simulação de financiamento no BB?
- Quais são os documentos necessários para financiar com o Banco do Brasil?
- Na Loft, você financia com mais segurança
Por que simular um financiamento de imóvel no Banco do Brasil?
Simular um financiamento de imóvel no Banco do Brasil é fundamental para que você possa conhecer melhor as condições e os custos de contrair crédito com o BB e comprar a sua casa nova. Graças a esses cálculos, você pode checar se o seu planejamento financeiro e a renda mensal da sua família são compatíveis com o preço do imóvel que quer comprar. Lembre-se que até 30% dessa renda pode ser comprometida.
Além disso, é interessante simular com o BB para comparar a proposta recebida com a de outros bancos, e escolher a opção mais vantajosa. Por isso, fique atento aos seguintes dados que vão aparecer ao final da sua simulação:
- O valor mínimo de entrada
- O valor de todas as parcelas, de acordo com as informações inseridas
- O juros efetivos
- O Custo Efetivo Total (CET, que inclui juros, seguros e taxas do banco)
- O valor total que você pagará pelo financiamento dentro do prazo informado, que é a soma das parcelas
Você pode também simular a contratação de serviços adicionais, como seguros habitacionais que não são obrigatórios em financiamentos. A vantagem de simular é que você pode conseguir diferentes resultados se aumentar ou diminuir o prazo de pagamento ou ajustar o valor da entrada (quantia que não entra no total financiado pelo banco).
Assim, você pode checar o que é mais viável e vantajoso para o seu bolso antes de procurar um gerente do banco ou contratar o financiamento pelos canais digitais. Você consegue simular diretamente no site do BB.
Como funciona o financiamento imobiliário no Banco do Brasil?
O Banco do Brasil é uma instituição pública que oferece crédito imobiliário, assim como a Caixa. O financiamento no BB segue a mesma lógica que em outros bancos: você primeiro faz uma simulação, depois passa por uma análise de crédito e, dali em diante, precisa providenciar documentos e informações para prosseguir. As etapas da operação são as seguintes:
- Análise de crédito: nessa primeira fase, o banco analisa se vai emprestar dinheiro ao cliente, com base em informações sobre renda e histórico de pagamento.
- Avaliação do imóvel: feita a análise de crédito, o banco encomenda uma avaliação técnica para calcular o preço do imóvel financiado, que vai estar em um laudo.
- Análise jurídica: nessa fase, o banco confere mais documentos e checa se aspectos jurídicos das partes envolvidas e do imóvel não têm pendências que impeçam a operação de compra.
- Assinatura do contrato : o banco, o vendedor e o comprador do imóvel assinam o contrato de financiamento, em que constam as condições estabelecidas pelo banco.
- Registro do contrato: o dinheiro só é transferido ao vendedor quando o cliente comprova ao banco que o contrato foi registrado no Cartório de Registro de Imóveis competente.
Como fazer uma simulação de financiamento de imóveis no BB?
De acordo com dados do Banco Central, os financiamentos imobiliários no BB pelo Sistema Financeiro de Habitação (que tem taxas máximas reguladas por lei) tiveram juros médios de 6,84% ao ano em junho de 2021, dado mais recente antes da publicação deste artigo. Mas se quiser saber as condições de crédito exatas para o seu perfil, confira abaixo como fazer uma simulação de financiamento de imóveis no BB:
- Digite seu CPF;
- Selecione a Unidade da Federação e a cidade onde o imóvel está localizado;
- Informe o valor total do imóvel;
- Diga se o imóvel é novo ou usado;
- Informe se o imóvel é residencial ou comercial;
- Selecione se você mora ou trabalha na cidade onde está o imóvel, ou se é proprietário de outro imóvel nessa mesma cidade (ou se tem um financiamento ativo nesse mesmo lugar pelo SFH);
- Informe se você contribuiu com o FGTS por mais de 36 meses;
Feito tudo isso, o banco vai mostrar os dados disponíveis a partir de uma simulação pronta. Veja se as parcelas informadas cabem no seu bolso. Você pode alterar as características da operação de crédito ao ajustar o prazo de pagamento, o valor de entrada, o valor do imóvel e a configuração das parcelas, selecionando o lápis azul ao lado de cada um desses itens.
Como excluir uma simulação de financiamento no BB?
Você não precisa excluir uma simulação de financiamento no BB se quiser ajustar valores informados ou modificá-los totalmente. Feita a simulação, você pode clicar em ícones com formato de lápis para selecionar a configuração das parcelas, por exemplo (se pelo Sistema de Amortização Constante ou pela Tabela Price – veja aqui o que cada um deles significa aqui). Ou então para mudar o prazo de pagamento e o valor que pretende dar de entrada.
Se quiser modificar outras informações, deslize até o final da tela e selecione “nova simulação”. Mas se você quer excluir a sua simulação só para que o banco não analise a proposta de financiamento, não se preocupe: ela não será avaliada. A não ser que você, também no final da tela, clique em “Posso contratar?”. Aí sim os dados vão ser repassados para uma análise de crédito.
Quais são os documentos necessários para financiar com o Banco do Brasil?
Confira a lista de documentos que o comprador precisa providenciar para conseguir crédito habitacional com o Banco do Brasil:
- Proposta de financiamento imobiliário (formulário preenchido);
- Declaração pessoal de saúde DPS;
- Comprovante de estado civil, se o comprador não for solteiro;
- Escritura de pacto antenupcial registrada no Registro Geral de Imóveis (se aplicável).
Se você pretende usar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no financiamento, separe também:
- Declaração do Imposto de Renda com recibo de entrega ou declaração de isenção;
- Comprovante de residência ou de ocupação laboral principal;
- Carteira de trabalho ou extrato do FGTS;
- Autorização para movimentação de conta vinculada ao fundo de garantia.
Já os documentos do imóvel solicitados pelo banco são:
- Matrícula atualizada (certidão com validade de 30 dias)
- Folha do carnê do IPTU
- Certidão de ônus reais e ações reipersecutórias
- Certidão negativa de tributos municipais (emitida por prefeituras)
- Certidão de habite-se (se não tiver averbado na matrícula do imóvel)
Na Loft, você financia com mais segurança
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