Portal Loft
  • Morar com estilo
    Decoração Ambientes
  • Vizinhança
    Bairros Condomínios Apartamentos Casas
  • Mercado imobiliário
    Anunciar apartamento Comprar apartamento Vender apartamento Assuntos financeiros Financiamento imobiliario +Loft
  • Dados e pesquisas
    Sala de Imprensa Sobre a Loft
  • Negócios
    Espaço Corretor Fechar negócio Loft mais negócio Planejar a venda Receber visitas
  • Imóveis à venda
    Imóveis à venda em São Paulo Imóveis à venda no Rio de Janeiro Imóveis à venda em Porto Alegre Imóveis à venda em Belo Horizonte Vender imóveis Contato
  • Web Stories
  • Home
  • Decoração

Painel ripado: o que é e como aplicá-lo na decoração?

Compartilhar a notícia

O painel ripado pode compor diferentes ambientes, mas alguns cuidados são necessários, especialmente na escolha do material e no estilo das ripas

15 de dezembro de 2022

Autor Time Loft
Atualizado: 11 de setembro de 2023 6 min de leitura

Se você se interessa e acompanha de perto o universo de decoração e arquitetura, com certeza já se deparou com vários projetos que apostam no painel ripado como uma forma de trazer mais estilo e sofisticação para o ambiente. 

Essa tendência já se consolidou e entrou no gosto de muitas pessoas que desejam trazer um elemento mais marcante para a composição do ambiente. O segredo está, em especial, na versatilidade que esse item possui. A arquiteta Jéssica Tunari contou como eles podem ser usados em todos os ambientes, seja na parede como painéis, em móveis, teto, portas, varandas e até como brises da fachada. 

Apesar de muito estilosos, é importante dosar o uso do ripado na decoração, justamente por ele ser um elemento marcante. Além disso, é necessário escolher materiais duráveis e de fácil manutenção.

O que você vai ler
  • O que é painel ripado?
  • Qual o material recomendado para fazer painel ripado?
  • Onde usar o painel ripado (e onde não usar)?
  • Painel ripado de MDF
  • Painel ripado de PVC
  • Painel ripado para sala
  • Painel ripado para o quarto

O que é painel ripado?

O painel ripado, como o próprio nome sugere, é uma estrutura – geralmente de madeira – composta por diversas “tiras” com distâncias pequenas entre elas que criam um visual mais moderno e despojado para o ambiente. 

Geralmente, esses painéis são usados na sala de estar – mais especificamente no home theater, mas, a popularidade e beleza desses painéis têm tornado mais comum o uso em outros itens decorativos, como cabeceiras, armários, rodapé, e mais. 

Qual o material recomendado para fazer painel ripado? 

painel ripado sala de estar
Apartamento MNM. Projeto de Jéssica Tunari. Crédito da foto: Erika Waldmann

A madeira é a principal aposta para criar painéis ripados. O toque amadeirado tem o poder de trazer um aconchego enorme para o projeto, e por isso é sempre a melhor escolha. No entanto, esse revestimento precisa de um cuidado especial para a manutenção. 

Os cuidados são semelhantes ao piso de madeira: a limpeza deve ser feita usando um pano úmido e uma vassoura de pelo que não arranhe a superfície. Para uma manutenção mais profunda, é possível utilizar produtos de verniz à base d’água. 

Banner Loft Mais Negócio desktop

Onde usar o painel ripado (e onde não usar)?

onde usar painel ripado
Projeto de Jéssica Tunari. Crédito da foto: Erika Waldmann

O painel ripado pode ser usado tanto em ambientes internos como externos, mas é na sala de estar que eles costumam ganhar protagonismo. Patriarcha disse que prefere incluir os ripados no living principal, seja em um trecho da parede ou em toda a extensão, inclusive, para ocultar a porta do corredor ou lavabo – em espaços pequenos, isso ajuda a passar uma sensação de amplitude para o projeto.

Em projetos mais criativos, também é possível adotar o ripado nos móveis como cabeceiras, racks ou nos armários da cozinha.

 “No nosso projeto do apartamento MNM fizemos um armário em que as portas têm essa cara de painel, mas na verdade são portas de correr que escondem a área de serviço”, explica Tunari. 

Alguns cuidados são necessários para usar o ripado nos móveis, em especial eletrodomésticos que precisam de ventilação. A recomendação da arquiteta, nesse caso, é usar o ripado vazado, que traz o estilo moderno do painel, mas não compromete o funcionamento dos aparelhos da cozinha. 

Outra recomendação é não adotar os painéis ripados de madeira em locais com alta umidade e presença de água – como banheiros e áreas externas. Nesse caso, as especialistas indicam o uso do ripado de aço, que imita a madeira e é usado geralmente para fachada de casas. 

De maneira geral, é possível usar o painel ripado de diversas maneiras em casa, e apostar na criatividade para conseguir tirar o máximo proveito é a principal estratégia. 

Painel ripado de MDF

painel ripado de mdf
Projeto de Luciana Patriarcha. Crédito da foto: Matheus Bione e Cadu Nickel 

A arquiteta Luciana Patriarcha recomenda fortemente o uso do MDF para criar painéis ripados, por oferecerem uma variação maior de cores, com diferentes opções aos seus clientes. Jéssica Tunari também tem preferência por MDF, em especial os de tipo freijó, nogueira cadiz e jequitibá que, segundo ela, tem mais cara de madeira natural e tornam-se “coringas” em diversas composições. 

“O lado ruim desses tipos de MDF é que, por terem essa cara de madeira natural, são mais caros. Uma alternativa que encontrei para baratear os projetos são os mdfs com o padrão do ripado, então, não temos ripas individuais”, explica Tunari. 

Outra forma de reduzir os custos com painéis ripados é escolher bem onde posicioná-los. Luciana Patriarcha alerta para a dosagem do elemento, já que em excesso, além do alto custo, pode sobrecarregar a decoração. 

Painel ripado no quarto com iluminação
Projeto de Luciana Patriarcha. Crédito da foto: Matheus Bione e Cadu Nickel

Patriarcha afirma que o segredo para uma boa utilização do painel ripado é a escolha correta de locais estratégicos para utilizá-lo, aproveitando, assim, todo o seu charme e aconchego, além da atemporalidade que ele proporciona. 

Painel ripado de PVC

Outro material bastante usado para fazer ripas é o PVC. O material costuma ser mais barato e já existem modelos (vendidos inclusive online) que imitam a aparência da madeira. 

A grande diferença é que, especialmente em relação à textura e resistência, eles costumam ser mais frágeis do que os painéis ripados de madeira MDF. Por outro lado, a higienização é bastante facilitada, bem como a instalação, que também é mais simples. 

Painel ripado para sala

Painel ripado para sala
Projeto de Helô Marques. Crédito da foto: Pedro Mascavo

A sala de estar costuma ser o espaço mais comum onde o painel ripado é colocado. Isso porque esse é um ambiente considerado como “cartão de visita” de qualquer casa, e, os ripados ajudam a trazer mais aconchego, além de serem um bastante atrativos. 

Trata-se de trazer uma nova textura. Recomenda-se na sala usar no home theater, mas, há maneiras de explorá-lo com maior criatividade, como no bar, criar um rack ripado ou até mesmo apostar em portas ripadas. 

Painel ripado para o quarto

Painel ripado no quarto
Projeto de Barbara Dundes. Crédito da foto: Marco Antonio

Um dos lugares em que o painel ripado tem ganhado destaque é na decoração do quarto. É possível incluí-los tanto no suporte da televisão (e brincar com as ripas assim como foi feito no projeto de Barbara Dundes na foto acima).

Além disso, é bastante comum incluir as ripas na cabeceira também, atrás do estofado, para deixar o visual mais elegante e divertido.  

Colaboração Yeska Coelho

Logo-Loft

Autor Time Loft

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Arquitetura Design de interiores

Notícias relacionadas

piso de taco em apartamento

Decoração

Decoração

20 de julho de 2024

Piso de taco: o segredo por trás da elegância

Ambientes

Ambientes

02 de julho de 2024

Moldura de gesso: veja como usar em diferentes ambientes

Posts mais lidos

vila-mariana-loft

Bairros

Bairros

10 de junho de 2024

Vila Mariana: um bairro residencial e bem localizado

Imobiliárias

Imobiliárias

05 de abril de 2024

Leads imobiliários: saiba como captar clientes qualificados para a sua empresa

Banner Loft Masi Negócio lateral

Deixe seu comentário

Cancelar resposta

Veja também

Sala de Imprensa

10 de abril de 2025

Loft começa a indicar imobiliárias a proprietários por região, com ajuda dos novos sócios Angélica e Huck

Sala de Imprensa

19 de março de 2025

Tremembé, Campos Elísios e Itaquera lideram valorização de imóveis em São Paulo em 2025

Sala de Imprensa

19 de março de 2025

Botafogo, Vila da Penha e Tijuca lideram valorização de imóveis no Rio em 2025

Assine nossa Newsletter

  • Morar com estilo
  • Vizinhança
  • Mercado imobiliário
  • Dados e pesquisas
  • Negócios
  • Web Stories
  • Contato

Portal Loft © 2022 Loft - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.