O slogan atrai os clientes porque cria com eles uma conexão com a marca. Quem não se lembra de “Just Do it”, “Todo mundo usa” e “A gente se vê por aqui!” sem pensar imediatamente na Nike, Havaianas ou na TV Globo? O propósito dessa frase curtinha é esse: ficar na memória.
Com o slogan para corretor de imóveis não deve ser diferente. Ele deve ser impactante e cativante, ressaltando o bom relacionamento com o cliente e os esforços para atender às suas necessidades. Mas como criá-lo?
A resposta você encontra neste artigo, por isso continue a leitura e veja 8 dicas para desenvolver o seu próprio slogan como corretor imobiliário!
O que é um slogan?
O slogan é uma frase curta que uma marca utiliza para se fazer representada no mercado e perante seus clientes. Essa frase faz com que o consumidor crie uma conexão com a marca, já que, ao escutá-la, ele se lembrará da empresa ou organização.
Portanto, a principal utilidade do slogan é auxiliar as pessoas a se recordarem de um serviço ou produto, associando-o ao seu dia a dia. A ideia também é se destacar da concorrência e fazer com que as pessoas pensem na marca sempre que precisarem dos seus serviços. O ideal é que ele seja original e curto para se tornar popular.
Qual a importância de ter um bom slogan?
Como você viu, profissionais e empresas utilizam o slogan para serem lembrados e fortalecer a sua identidade. Portanto, o corretor imobiliário que é criativo ao compor a frase que representa a ele e seu serviço consegue mais visibilidade — em especial, diante dos outros profissionais do mercado.
Por meio da pequena frase que compõe o slogan há o poder de mostrar ao público sua proposta de valor. Ou seja, o corretor consegue revelar aos seus clientes o que ele tem de especial. Além disso, frases marcantes ficam na memória, gerando uma associação mais rápida com o profissional.
De modo geral, prender a atenção dos seus futuros clientes é fundamental. Mas por que eles optariam por você? Qual o seu diferencial? Que benefícios você oferece? O slogan pode responder a essas perguntas e conquistar aqueles que buscam seus serviços.
Quais os elementos de um slogan?
Conforme você aprendeu, é necessário ter um slogan para corretor de imóveis, mas é mais importante que ele seja bem feito. Para isso, há elementos que são comuns aos slogans marcantes de grandes e pequenas marcas.
Confira a lista a seguir, para implementá-los no seu:
- poucas palavras: como você viu, o slogan deve ter poucas palavras e o motivo é que isso faz dele mais fácil de decorar e repetir;
- simplicidade: utilizar linguagem complicada ou técnica faz com que a frase seja de difícil entendimento;
- identidade: a frase escolhida deve estar atrelada à essência do profissional;
- diferencial: frases comuns não se destacam da concorrência, por isso o ideal é que seu slogan mostre como seu serviço é único;
- apelo emocional: despertar emoções nas pessoas é uma das formas mais fáceis de se fazer lembrar. Cative-as e elas não se esquecerão da sua marca;
- memorabilidade: produza sua frase com palavras fáceis de memorizar, para permanecerem na mente do seu público-alvo;
- consistência: reforce a mensagem da marca utilizando seu slogan de forma coerente em suas campanhas de marketing;
- linguagem persuasiva: a persuasão pode convencer seu público a contratar você.
Como fazer um bom slogan? Veja 8 dicas!
Um slogan que contém esses elementos tem grandes chances de fazer sucesso com seus possíveis clientes. Para incorporá-las a uma frase que realmente faça sentido, vale a pena entender quais passos seguir, certo?
Na sequência, confira 8 passos para acertar na criação do slogan para corretor de imóveis!
1. Conheça o seu público
Antes de partir para a prática, entenda para quem você está produzindo sua frase de efeito. A criação de um slogan para corretor de imóveis deve considerar o perfil do público que o contatará como profissional.
Dessa forma, saiba a faixa etária daqueles que procuram a corretagem de imóveis e faixa de renda, por exemplo. Também é essencial que você se aprofunde nas características e desejos dos seus clientes e possíveis clientes.
Afinal, todas as suas formas de comunicação se direcionam a eles e visam captar a sua atenção. Assim, ainda que sua frase seja bem elaborada, ela não trará resultados se não tiver esses indivíduos como foco, concorda?
Nesse caso, vale responda a perguntas como:
- Por que seus clientes procuram você?
- O que eles desejam, além de encontrar o imóvel ideal para comprar ou alugar?
- As aspirações do público envolvem segurança? Espaço para que pets e crianças possam brincar? Um local confortável para viver com a família?
Ao saber o que é relevante para seu público, você pode incorporar seus valores no seu slogan. Eles chegarão até você ao perceberem que você entende as reais necessidades que envolvem a busca por um imóvel.
2. Defina o que você deseja transmitir
Você já conhece seu público-alvo, mas precisa saber a mensagem que deseja transmitir a ele. Suponha que, ao responder às perguntas acima, você chegou à conclusão que as pessoas comprando e alugando imóveis desejam encontrar um espaço com algumas características.
Acompanhe o exemplo:
- boa infraestrutura: com comércio próximo, acesso a hospitais, farmácias, bancos, escolas e outros;
- segurança: para que suas famílias possam caminhar pelo bairro, chegar e sair sem preocupações;
- tranquilidade: em uma vizinhança silenciosa, em um bairro residencial;
- boa localização: com acesso facilitado ao centro ou a outros bairros;
- um espaço maior: para que seus filhos ou pets possam brincar.
Essa é uma lista grande de desejos, que vai além de simplesmente morar em um espaço novo. Contudo, não é possível abordar todos eles em apenas uma pequena frase, certo? Dessa forma, entre o que for mais relevante para seus clientes, defina qual é a prioridade deles, em geral.
Dependendo do caso, você pode reunir todas essas coisas em uma ou duas palavras, como “qualidade de vida”. Você pode começar a ter ideias a partir dessa prioridade do seu público, focando em criar um slogan que reforce o seu empenho em satisfazer essa necessidade.
Além disso, não se esqueça do elemento “identidade”, que você viu. Seu slogan deve mostrar quem você é como profissional de forma atraente, que passe credibilidade e confiança a quem conhecê-lo.
3. Faça uma lista de palavras e combine-as
Após determinar qual é a mensagem que deseja transmitir, faça uma lista de palavras relacionadas a ela. Suponha que “qualidade de vida” resuma o que é o mais relevante quando um cliente seu procura por um imóvel. E que “persistência” seja a palavra que define você como profissional.
É possível, então, buscar sinônimos delas e fazer uma lista de palavras que poderão ser combinadas em uma frase. Por exemplo, como sinônimos de qualidade de vida há:
- bem-estar;
- conforto;
- comodidade;
- satisfação.
Já os sinônimos de persistência podem ser os seguintes:
- determinação;
- paciência;
- afinco;
- esforço.
Exerça sua criatividade ao fazer a lista, porque quanto mais palavras você tiver, mais combinações poderá fazer com elas. Entretanto, cuide para evitar o uso de palavras difíceis de entender, pronunciar ou lembrar.
Como ficou claro, manter a simplicidade é a melhor forma de se fazer lembrar e palavras curtas e simples são mais memoráveis. Assim, ao finalizar a lista, exclua aquelas que não cumprem esses requisitos.
Com uma lista enxuta em mãos, comece a desenvolver o seu slogan para corretor de imóveis. Faça isso combinando as palavras em frases criativas e não se preocupe, ainda, em selecionar as melhores.
4. Reforce seu diferencial
Lembre-se que no mercado há outros corretores imobiliários, que também estão criando seus próprios slogans. Portanto, pense fora da curva para compor frases chamativas, sem perder o profissionalismo.
Elas devem destacar os motivos pelos quais você é o profissional adequado para o serviço, e não a concorrência. O que torna você único ou o melhor para fazê-lo? Pode ser a sua forma de atendimento, sua expertise ou outra característica. O necessário é deixar isso claro no seu slogan!
Seja autêntico, evitando mensagens genéricas e que não o diferenciam dos outros corretores. Porém, é essencial evitar exageros, porque seus clientes não chegarão até você se sentirem que sua mensagem é enganosa.
6. Tenha um posicionamento
Além de reforçar seu diferencial, seu slogan deve mostrar qual é o seu posicionamento no mercado. Pense em você como uma empresa, que precisa refletir na frase a forma como quer ser vista.
Se seus clientes, geralmente, são pessoas de classe média, criar uma frase que remeta ao luxo não os atrairá. Inclusive, isso pode gerar o efeito contrário e afastá-los. Mas o contrário também pode acontecer: clientes que buscam imóveis luxuosos se interessarão por slogans que representem grandiosidade, diferenciação e alto padrão.
Portanto, certifique-se de que seu slogan seja consistente com sua estratégia de posicionamento. Ele reforçará a mensagem que você quer transmitir e ajudará na construção da sua reputação no mercado.
5. Use tecnologia nesse processo
Atualmente, existem tecnologias que podem auxiliar na criação de slogans para corretor de imóveis, sem perder a originalidade. É possível conseguir ideias por meio delas, para aperfeiçoá-las depois. Um exemplo é a inteligência artificial (IA).
Ela pode auxiliar em cada um dos passos do processo de criação do seu slogan. Por exemplo, traçando o perfil dos seus clientes e enumerando seus desejos. O recurso também pode sugerir mensagens interessantes para transmitir a eles, com a frase que será a cara da sua marca.
Também é possível solicitar uma lista com sinônimos das palavras que definem as prioridades dos seus clientes e quem você é como profissional. Ainda, você pode pedir à IA que combine essas palavras em frases, para ter uma gama maior de combinações e ideias para trabalhar.
Cuide apenas para não utilizar frases prontas, feitas pela IA, porque elas podem parecer artificiais. Ainda, como muitas pessoas têm acesso a elas, talvez o seu slogan não seja o único criado por ela. Então não se esqueça de personalizar os resultados, utilizando-os apenas como inspiração.
7. Escreva as melhores ideias
Após criar diversas frases e selecionar aquelas que representam melhor seu trabalho como corretor, é o momento de otimizá-las.
Faça as mudanças que desejar, acrescente ou tire palavras, troque palavras de lugar e substitua por sinônimos para verificar quais soam melhor. Também vale tentar reduzir as frases, sem que percam o sentido. A ideia é formar uma sentença mais simples.
Além disso, outras formas de personalizar as frases é utilizar nelas rimas e aliterações, que conferem fluidez na fala e facilitam a memorização. Ao realizar essas mudanças, pense em deixar seu slogan com o seu tom de voz e marcado por sua identidade.
8. Escolha as melhores ideias
Por fim, o último passo do processo de criação do slogan é a seleção das melhores ideias. Você pode ter muitas frases para escolher, mas com certeza gostará mais de umas que de outras. A escolha das melhores frases deve ser bem pensada e estratégica, porque ela deve alcançar o objetivo traçado até aqui.
Pense em qual delas construiu uma ideia utilizando os elementos mais comuns em slogans de sucesso. Selecione aquelas que soaram mais originais e capazes de transmitir seu posicionamento e destacar o seu diferencial competitivo.
Nessa etapa, a ideia é que restem poucas frases na lista, para que você consiga experimentá-las com seus clientes, antes de oficializar o seu slogan. Para saber quais delas fazem mais sucesso, vale até fazer uma pesquisa de mercado ou testes com seu público.
Além disso, pergunte aos seus amigos e conhecidos qual frase eles mais gostam. O feedback obtido será de grande relevância para você fazer as trocas e adaptações necessárias para conseguir um slogan satisfatório.
Neste conteúdo, você viu o que é o slogan e entendeu a importância de criar uma frase do tipo para corretor de imóveis. Para se destacar da concorrência com ele, vale usar essas 8 dicas e utilizar elementos comuns a slogans de sucesso na hora de elaborar o seu!
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