Todo projeto de vida exige comprometimento e organização para chegar ao resultado esperado e no competitivo ramo imobiliário isso é particularmente importante. Esse segmento de negócio requer um planejamento para imobiliária cada vez mais robusto e definido, com metas claras e estratégias certeiras. Só assim, é possível prever um resultado positivo em médio e longo prazos.
O planejamento, no entanto, não é estático. Precisa de revisão periódica a fim de possibilitar o realinhamento das metas e objetivos para o próximo período, tudo baseado nas mudanças que ocorrem no mercado e com a participação de toda a equipe de trabalho. Essas ações facilitam uma projeção de acordo com a realidade da sua empresa.
Mas, como planejar de forma precisa? Neste post, destacamos algumas ações que fazem toda a diferença durante o processo de planejamento para a sua imobiliária. Fique com a gente e entenda o passo a passo!
Faça um diagnóstico do mercado
Em primeiro lugar, para saber se os seus objetivos estão em sintonia com o que acontece no mercado atual, é fundamental fazer uma análise bem detalhada desse cenário. Garanta uma boa estratégia, considerando as principais tendências do mercado de imóveis dentro dos próximos anos, a economia, as políticas do setor e as tecnologias disponíveis, além das que surgirão no futuro.
Os fatores externos também devem ser considerados, uma vez que sua influência é indiscutível. Analisar o que está acontecendo fora da sua organização é tão importante quanto dar atenção ao que está dentro. Por mais que suas metas sejam bem definidas, com o passar do tempo, elas não farão sentido se não estiverem em conformidade com o mercado.
Defina a missão e a visão do negócio
Você já tem absoluta clareza sobre a definição da identidade da sua imobiliária? É preciso determinar corretamente a visão, a missão e os valores da sua marca para transmitir o que a empresa oferece, onde ela pretende chegar, seus princípios e outras características essenciais.
É importante esclarecer que a identidade não pode ser elaborada para engessar os propósitos das empresas, e sim, para servir como um guia, um norte. Todas as decisões devem considerar os preceitos adotados pela empresa.
Por exemplo: se o objetivo de uma imobiliária é investir em uma comunicação transparente com os clientes, dando a eles acesso aos processos desenvolvidos pela empresa, podemos entender essa iniciativa como algo altamente benéfico.
É o tipo de objetivo que pode facilitar muito o entendimento entre os clientes e a organização, já que esse mercado é especialmente complicado para quem é leigo. Contudo, não se pode perder de vista que todas as decisões e eventuais mudanças terão que considerar esse princípio básico, que a própria empresa estabeleceu como ponto de partida.
Determine os objetivos principais
A exemplo de que foi dito logo acima, quando o objetivo do seu negócio estiver em fase de definição, ele precisa ser descrito com muita precisão, ou seja, não pode pairar nenhuma dúvida.
Além disso, ele deve ser mensurável, mas, o que isso quer dizer? Significa que, mesmo esperando ter um lucro de 100%, em primeiro lugar, é necessário ser realista e analisar as possibilidades concretas de que isso ocorra no prazo e na forma ajustada.
Importa, também, saber se os recursos disponíveis são suficientes para atingir o seu intento. Lembre-se de que tentar dar um passo maior que a perna costuma ser sinônimo de frustração para todos os envolvidos na empreitada.
Desenvolva as estratégias
Comece o desenvolvimento das estratégias decidindo como poderá alocar os recursos que estão acessíveis durante um determinado tempo. É muito comum acreditar que essa medida deve ser tomada apenas no final do ano, prevendo o que será feito no próximo.
No entanto, o momento ideal para um desenvolvimento de estratégias é aquele que permite o investimento de dinheiro e tempo. Isso precisa ser realizado quando os recursos estão à mão, nesse caso, tempo e dinheiro.
Então, transforme a sua imobiliária, seja para expandir, mudar de trajetória, diversificar o negócio com novos serviços, produtos e outros caminhos possíveis. Tenha certeza sobre o que deseja fazer, trace uma meta e saiba onde quer chegar. Só assim a sua equipe terá condições de acompanhar seus movimentos e contribuir com o planejamento.
Considere os pontos fortes e os fracos
É muito importante ter a exata noção dos seus pontos fortes e fracos. Saber como a sua empresa está estruturada, se é necessário fazer mais contratações, apostar mais em marketing, investir em tecnologia etc. O seu atendimento tem um reconhecimento satisfatório pelos clientes? Tudo isso precisa estar bem ajustado.
Todos os passos necessários para alcançar as metas formuladas dentro da sua estratégia estão atrelados a essa avaliação. Entenda que alguns desses recursos exigirão um investimento mais pesado no setor e poderão demandar processos que não constituam o ponto forte do seu negócio.
Aposte na tecnologia
Fazer um planejamento imobiliário sem contar com a ajuda da tecnologia é impensável nos dias de hoje. As pessoas usam a internet para tudo, principalmente quando precisam pesquisar sobre produtos e serviços. Por isso, as imobiliárias também devem apostar nas ferramentas virtuais, se quiserem se destacar no mercado.
Sabemos que as transações imobiliárias passaram a ser muito mais dinâmicas desde que os sites e os portais começaram a divulgar inúmeras opções de imóveis para todos os públicos, com riqueza de detalhes, tanto para compra quanto para aluguel.
Assim sendo, não deixe de apostar nos meios digitais. Tenha um site próprio e faça parte de um portal imobiliário. Com isso, você terá uma infinidade de recursos à sua disposição para divulgar a sua carteira de imóveis de forma ágil e fácil.
O uso da tecnologia é hoje uma das estratégias mais eficientes para atingir o público certo para consumir o seu produto. Tudo o que você precisa fazer é marcar presença na internet, manter o seu canal digital sempre atualizado, enquanto fica de olho nos indicadores certos para saber se os seus clientes estão interagindo com o seu produto.
Mantenha o consumidor bem informado por meio de um blog com conteúdo relevante e de qualidade. Além disso, compartilhe esse mesmo conteúdo nas redes sociais mais indicadas para o seu negócio imobiliário e se mantenha sempre em evidência.
Ofereça novos tipos de garantia locatícia
Uma das maiores preocupações dos locadores de imóveis é ter a certeza de que seus aluguéis serão pagos em dia. Por isso, é indispensável fazer uma análise cuidadosa da vida do interessado antes de firmar um contrato. No entanto, nada garante que um bom inquilino ou um fiador de confiança não possam sofrer algum problema financeiro que os impossibilitem de cumprir suas obrigações.
Hoje, já existem outras formas de garantir um contrato de locação com mais praticidade e que oferecem muito mais tranquilidade para todos os envolvidos em uma transação imobiliária. Elas dispensam toda a burocracia ainda presente na fiança tradicional e asseguram o recebimento dos aluguéis.
Estando ciente que o oferecimento de garantias locatícias mais eficientes faz parte de um bom planejamento para imobiliária, considere a adoção da garantia por cartão de crédito criada pela CredPago. Ela surgiu para facilitar a rotina das imobiliárias e dos inquilinos. Seu trâmite é feito totalmente on-line, sem burocracia, em apenas alguns minutos, com as menores taxas do mercado. Assim, o seu planejamento fica mais completo, moderno e eficiente.
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