O mercado imobiliário finalmente está dando seus primeiros sinais de reaquecimento, depois de uma longa crise econômica.
De acordo com Indicadores Imobiliários Nacionais, publicado pelo Câmara Brasileira da Indústria da Construção, no início de 2019 os lançamentos dentro do segmento apresentou um aumento de 4,2% em relação ao mesmo período do trimestre do ano anterior.
Essa perspectiva otimista foi também alavancada pelo uso do novo marketing imobiliário, que abrange o uso de ferramentas tecnológicas e estratégias de otimização de conteúdo bastante relevantes.
Uma das estratégias utilizadas é a de vender imóveis pelo WhatsApp. Trata-se do uso de uma das redes sociais mais populares do mundo com foco na venda imóveis. A ferramenta, que apresenta custo zero, oferece benefícios e inteligência artificial no design que agregam valor para a venda de imóveis por meio:
- do potencial de aproximar as empresas dos seus clientes;
- de atrair novos leads;
- e de torna as operações comerciais muito mais céleres e descomplicadas.
Por isso, para ajudar você a implementar aplicativo de troca de mensagens à rotina operacional da sua imobiliária, reunimos nesse artigo 16 dicas de mestre para vender imóveis pelo WhatsApp. Aqui você aprenderá:
- quais as vantagens de usar o aplicativo na sua imobiliária;
- como vender imóveis pelo WhatsApp
- erros frequentes;
- técnicas que têm dado certo.
- resultados que podem ser alcançados através da utilização da ferramenta.
Com essas dicas, você conseguirá alavancar os níveis de produtividade e vendas do seu negócio.
Tenha uma boa leitura!
- Quais as vantagens de vender imóveis pelo WhatsApp?
-
16 dicas infalíveis de como vender imóveis pelo WhatsApp
- 1ª dica: trace um planejamento estratégico
- 2ª dica: confira a disponibilidade do seu cliente
- 3° dica: use o WhatsApp Business
- 4ª dica: mantenha o profissionalismo
- 5ª dica: não importune seu cliente
- 6ª dica: não faça spam
- 7ª dica: destine um número apenas para isso
- 8ª dica: esteja disponível
- 9ª dica: não deixe seus clientes “no vácuo”
- 10ª dica: segmente e otimize os contatos da sua lista de leads
- 11ª dica: personalize ao máximo o atendimento ao cliente
- 12ª dica: use o WhatsApp juntamente com uma ferramenta de CRM imobiliário
- 13ª dica: utilize a versão Web do aplicativo
- 14ª dica: envie conteúdo de fácil visualização e compartilhamento
- 15ª dica: use listas de transmissão à grupos
- 16ª DICA BÔNUS: Conte com a ajuda de empresa especialista em soluções tecnológicas
- Conheça a Vista
- Faça o teste gratuito do Vista CRM e tenha tudo em uma só plataforma
Quais as vantagens de vender imóveis pelo WhatsApp?
As principais vantagens de vender imóveis pelo WhatsApp são:
- Gratuidade da plataforma;
- geração de leads qualificados;
- privacidade e aprimoramento da qualidade no atendimento ao cliente;
- personalização do contato;
- aumento do engajamento dos potenciais clientes.
Afinal, atualmente, o WhatsApp é a maior plataforma de troca de mensagens do mundo.
São mais de 1,5 bilhão de usuários espalhados pelo globo, de acordo com a página da própria empresa na internet.
No Brasil, o último registro aponta a existência de 130 milhões de pessoas conectadas ao aplicativo. Segundo um relatório da startup Opinion Box e do portal Mobile Time, 89% de usuários de smartphones utilizam a rede social todos os dias.
A popularidade é tão grande que o aplicativo ganhou um “apelido carinhoso” entre seus usuários e passou a ser chamada de “zap zap”.
Diante desses números fica fácil entender porque o WhatsApp tem sido utilizado como instrumento de marketing e vendas por empresas das mais diferentes áreas, como no mercado imobiliário. Trata-se do WhatsApp Marketing.
Inclusive, sua relevância no mundo dos negócios aumentou bastante depois da aquisição do aplicativo de mensagens feita pelo Facebook (US$19 bilhões).
É por isso que para você obter os melhores resultados, vender imóveis pelo WhatsApp se apresenta como uma solução assertiva e de alto retorno (quando a estratégia é bem aplicada).
Veja abaixo algumas vantagens que usar o WhatsApp agrega às etapas do processo de venda de imóveis e às ações de marketing.
#1 A plataforma é gratuita
Logo de cara, começamos com uma vantagem que vai deixar o departamento financeiro da sua empresa contente.
Além de não cobrar nada para fazer download, o WhatsApp também possibilita o envio de mensagens gratuitamente para uma base de contatos, sem custos adicionais, oq ue pode ser interessante para sua estratégia.
Diferentemente de outras redes sociais – como Instagram, Twitter e Facebook – o alcance do conteúdo enviado no WhatsApp não é limitado por algoritmos. Nessas redes sociais, para ampliar a quantidade de pessoas atingidas pela mensagem, é preciso pagar por publicidade ou investir em patrocínio.
Por isso, vender imóveis pelo WhatsApp é financeiramente vantajoso. Você não arca com maiores despesas para se comunicar em tempo real e com quantos leads você quiser.
#2 Geração de Leads Qualificados
Através do WhatsApp fica mais fácil identificar e qualificar os leads que constam no seu CRM imobiliário.
Afinal, como o contato feito entre corretor e cliente é muito mais direto, a comunicação estabelecida estreita os laços entre sua imobiliária e seu lead.
Consequentemente, isso possibilita uma compreensão mais profunda acerca das necessidades, dúvidas e anseios que seu potencial comprador tem.
Dessa forma, vender imóveis pelo WhatsApp pode gerar um drástico aumento da sua taxa de conversão, considerando também que a plataforma permite a construção de mensagens mais personalizadas e estratégicas.
Sendo assim, os gatilhos feitos pela sua imobiliária podem ser ainda mais persuasivos, gerando fechamento de vendas.
#3 Privacidade e qualidade no atendimento
Essa vantagem faz muita diferença na hora de vender imóveis pelo WhatsApp.
Isso porque, como o software oferece privacidade por design, o cliente se sente muito mais à vontade para estabelecer uma comunicação honesta e direta com o corretor.
Assim, tal conexão gera mais confiabilidade, humanização além de otimizar o relacionamento com o seu cliente. Ou seja, a ferramenta incrementa a qualidade no atendimento ao cliente.
Outra vantagem que a privacidade do aplicativo afere ao negócio é que, se houver alguma insatisfação por parte do seu comprador, a situação não estará automaticamente exposta nas redes, além de ter a possibilidade de resolver direta e rapidamente.
#4 Engajamento
De acordo com uma pesquisa feita pela DigitalDefynd, no WhatsApp, cerca de 70% das mensagens são visualizadas em poucos minutos.
Para quem quer vender imóveis pelo WhatsApp isso é uma vantagem enorme, pois o engajamento do público acontece de forma rápida e próxima.
16 dicas infalíveis de como vender imóveis pelo WhatsApp
Existem alguns scripts persuasivos para vender imóveis pelo WhatsApp, além de formas eficientes de abordagens e erros que você deve evitar.
Para organizar sua gestão de vendas, conheça a seguir 16 dicas infalíveis para vender imóveis pelo WhatsApp e saiba como conquistar resultados ainda melhores em vendas.
1ª dica: trace um planejamento estratégico
Não se afobe. Antes de começar a enviar mensagens para vender imóveis pelo WhatsApp, tenha bem definido como você quer que a sua marca se posicione por meio da plataforma.
Afinal, isso norteará a postura adotada pela sua equipe de corretores – desde a primeira abordagem até o fechamento da compra – e também do conteúdo que será compartilhado.
No final das contas, com um planejamento estratégico em mãos, sua imobiliária terá coesão e coerência em todos os processos operacionais.
2ª dica: confira a disponibilidade do seu cliente
Mesmo sendo usado por quase todo mundo, nem todos se sentem confortáveis em receber mensagens de números desconhecidos ou corporativos.
Então, no primeiro contato com o cliente, seja cordial e pergunte se ele está disponível para manter essa troca de mensagens.
Isso demonstra que você respeita seu comprador e valoriza sua disponibilidade em estabelecer contato.
3° dica: use o WhatsApp Business
A plataforma de mensagens possibilita o uso de uma versão para empresas: o WhatsApp Business.
Com fim comercial, o WhatsApp Business pode ser muito útil para médios e pequenos negócios.
Apresenta uma série de funções que vão te ajudar a vender mais, como:
- a possibilidade de utilizar um telefone fixo para registro. Isso faz uma enorme diferença para os clientes que já estão em contato com você.
- as métricas de negócio que são sempre imprescindíveis para aplicação de estratégias de vendas. Assim, elas informam os números de mensagens entregues, enviadas, lidas e recebidas, com direito à etiquetas para marcar os clientes com informações do tipo “pagamento realizado” ou “pedido pendente”.
É uma forma de organizar melhor suas operações comerciais durante o trato com o cliente.
4ª dica: mantenha o profissionalismo
Uma vez que o cliente se mostrou disposto a conversar com sua equipe de corretores, utilize uma linguagem que seja próxima daquela usada no próprio aplicativo.
Mas não se esqueça! É muito importante que você encontre o equilíbrio entre a pessoalidade e uma postura profissional, já que o profissionalismo não deve ser deixado de lado nunca!
Sendo assim, para vender imóveis pelo WhatsApp procure não ser inconveniente ou indelicado.
Isso nos leva para a próxima dica.
5ª dica: não importune seu cliente
Planeje um cronograma para as mensagens que serão disparadas pelo sua equipe de corretores e respeite os horários propícios.
Sendo assim, não encha o WhatsApp de seu cliente com inúmeras notificações. Isso é irritante!
Procure respeitar os horários comerciais e aqueles horários sinalizados por eles. Espere que suas mensagens sejam respondidas para enviar novas.
6ª dica: não faça spam
Se por um lado vender imóveis pelo WhatsApp agrega mais pessoalidade e humanização no trato com o cliente, enviar mensagens genéricas e prontas gera o efeito completamente contrário.
Ao invés de se sentir conectado com seu negócio, seu lead ficará mais distante.
Afinal, você estará quebrando a confiança que seu cliente tem na sua marca, muito provavelmente, de maneira irremediável.
7ª dica: destine um número apenas para isso
Jamais vincule um número pessoal às ações de WhatsApp Marketing da sua imobiliária.
Você, enquanto gestor, precisa separar um aparelho e linha telefônica apenas para essa finalidade.
Afinal, confundir a vida pessoal com o trabalho pode acarretar inúmeros problemas de ordem logística, financeira e até de relacionamento. Então, evite contratempos.
8ª dica: esteja disponível
Diferente do seu cliente, que não precisa estar disposto a estabelecer contato com seu time de corretores, você, por outro lado, tem a obrigação de estar disponível para sanar suas dúvidas e entrar em contato.
Isso ajuda a melhorar a comunicação com o cliente. Portanto, para vender imóveis pelo WhatsApp, dê outras possibilidades e indique todos os canais que seus leads podem entrar em contato com sua equipe.
Isso atribui confiabilidade à sua imobiliária.
9ª dica: não deixe seus clientes “no vácuo”
Estar disponível para seus clientes significa respondê-los o mais rápido possível. Por isso, não responder a todos os seus clientes é um erro muito grave.
Além de causar uma quebra na comunicação, isso pode manchar a imagem da sua imobiliária, e até mesmo gerar perda de prospects.
Então, não deixe seus leads “no vácuo” de jeito nenhum.
10ª dica: segmente e otimize os contatos da sua lista de leads
Ao adicionar o número de seus clientes, procure atribuir diferentes classificações a partir da fase de compra em que eles se encontram, levando em consideração as métricas do funil de vendas.
Assim, na hora de construir e disparar mensagens automáticas para cada MQL, você pode ser bem específico e organizado, não perdendo a humanização, mesmo em mensagens mais genéricas
11ª dica: personalize ao máximo o atendimento ao cliente
Essa é uma estratégia que, quando bem aplicada ao WhatsApp, pode disparar as suas taxas de conversão.
Afinal, você já percebeu que a própria ferramenta possibilita abordagem mais pessoal e humanizada.
Por isso, personalize sua comunicação com o cliente: o trate pelo nome, saiba se ele gosta de ser tratado por “você” ou “senhor(a)”, sempre revise as informações que ele lhe passou para não perder o contexto etc. Essas são alguns itens que você pode se atentar.
Além de atribuir confiabilidade à sua imobiliária, esse fator torna o lead muito mais suscetível ao fechamento da compra.
12ª dica: use o WhatsApp juntamente com uma ferramenta de CRM imobiliário
Vender imóveis pelo WhatsApp, por si só, gera ótimos resultados de vendas, mas fazer uso da plataforma aliada a um CRM para imobiliária vai otimizar ainda mais os resultados que você pode ter com o manuseio da plataforma.
Se você escolher por um CRM que se integre à plataforma WhatsApp, poderá ter acesso direto aos contatos no seu no aplicativo, sem ter que fazer esse repasse de números manualmente.
Além disso, existem inúmeras outras tecnologias, como aplicativos, sistemas e chatbots, que vão tornar a comunicação com seus clientes mais eficiente, assim como a gestão da sua imobiliária se tornará muito mais prática.
13ª dica: utilize a versão Web do aplicativo
Utilizar o WhatsApp diretamente pelo celular é bastante prático. Mas sua versão Web é também muito vantajosa pois, na hora de redigir cada mensagem, o corretor terá uma melhor visualização do conteúdo e conseguirá estruturar melhor a sua mensagem.
Dessa forma, o cliente receberá uma mensagem livre dos famosos erros ortográficos ocasionados pelo corretor ortográfico do celular e com as informações mais organizadas.
Portanto, a versão web do WhatsApp ajuda a evitar ambiguidades e pode atribuir mais clareza à mensagem.
14ª dica: envie conteúdo de fácil visualização e compartilhamento
Ao elaborar o conteúdo compartilhado no WhatsApp, leve em consideração que ele precisa ser de fácil carregamento, visualização e compartilhamento.
Afinal, você não quer entediar o seu cliente, e sim, deixá-lo interessado naquilo que você tem a dizer. Assim como também é interessante para sua imobiliária que seu material seja compartilhado entre muitas pessoas.
Por isso, priorize o envio de textos curtos, poucas imagens e, no caso de vídeos, sempre se atente ao tamanho do arquivo e se será possível baixá-lo apenas com o uso da rede móvel (4G).
15ª dica: use listas de transmissão à grupos
Ratificamos ao longo do artigo o quanto é importante personalizar as mensagens enviadas para os seus leads.
Mas isso não significa que o envio de mensagens em massa deve ser abolido.
Isso é válido em situações específicas, como em datas comemorativas, anúncio de promoções e semelhantes.
Nesses casos, listas de transmissão do WhatsApp são uma ótima estratégia para conseguir gerar engajamento e estabelecer uma comunicação simultaneamente com muitos dos seus clientes. Além disso, é uma funcionalidade que agrega agilidade ao processo.
Isso porque, através delas as mensagens enviadas em massa podem ser personalizadas e direcionadas para cada tipo de lead.
Mas, mais uma vez: utilize com parcimônia.
16ª DICA BÔNUS: Conte com a ajuda de empresa especialista em soluções tecnológicas
Essa dica bônus é para você que quer desfrutar de um gerenciamento bem feito, coeso e que dê resultados.
E esse benefício se aplica não apenas ao uso do WhatsApp, mas também de outras ferramentas tecnológicas de comunicação.
Atualmente, é possível encontrar empresas especializadas em desenvolver, implementar e estruturar sistemas para imobiliárias que otimizam cada processo que integra a rotina de uma imobiliária.
Mas não adianta contratar qualquer uma! Na hora de procurar soluções tecnológicas, prefira uma empresa que tenha experiência de mercado e sejam consolidada no segmento, como o Vista Software.
Conheça a Vista
A Vista Software é uma empresa de base tecnológica sediada em Florianópolis/SC que há mais de 20 anos vem trabalhando para oferecer as melhores soluções em aplicativos, CRM, sites e integração com portais e ferramentas a imobiliárias, incorporadoras e corretores.
A empresa cresceu licenciando softwares para as maiores imobiliárias do país e aplicando tecnologia e inteligência comercial para ajudá-las a crescer em alta velocidade.
Atualmente, a Vista está presente em mais de 20 estados do Brasil, tem em sua carteira pouco mais de 1.000 clientes nacionais e internacionais (na Argentina e em Angola, por exemplo) e conta com cerca de 20.000 usuários ativos mensais.
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