Organização imobiliária: 7 dicas para implementar e melhorar sua gestão

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Sabia que a organização imobiliária pode te ajudar a expandir seu negócio? Sabia como superar os desafios e melhorar a gestão!

11 de abril de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 12 de abril de 2024 8 min de leitura

Toda empresa precisa de rotina administrativa e de gestão. É isso que garante a otimização dos processos e a boa gestão do negócio. Mas ainda há muitos desafios quando falamos da organização imobiliária para corretores e gestores.

O setor imobiliário é competitivo, lida com evolução e concorrência o tempo todo. Para atuar em  um cenário desafiador assim, controle, planejamento e adoção de práticas tecnológicas são pontos valiosos a seu favor.

Neste artigo, vamos mostrar a você como fazer uma gestão imobiliária eficiente pode ajudar a alcançar o sucesso e expandir o seu negócio a longo prazo.

Como se organiza uma imobiliária? Veja as 7 dicas

Quem está no mercado há mais tempo sabe que as imobiliárias são regidas pelas mudanças econômicas, políticas e sociais. Tudo o que interfere no poder de aquisição do cliente é considerado um desafio para o setor. Por isso, gestores e corretores normalmente vivem em constante mudança e adaptação.

Nesse caso, as rotinas administrativas de uma imobiliária devem seguir o ritmo do mercado. Não dá para gastar horas em um processo sendo que seus concorrentes fazem isso em um clique, certo?

Ou seja, quando sua empresa se organiza assim, ela sai à frente da concorrência adotando boas práticas otimizando processos que fazem parte do dia a dia. São esses detalhes da gestão de imóveis bem definida que melhoram a performance das equipes e, consequentemente, os resultados do negócio.

Quer saber como a organização imobiliária funciona na prática? Veja 7 dicas para uma jornada administrativa mais eficiente que vai te diferenciar da concorrência.

  1. Tenha um CRM Imobiliário

Um CRM imobiliário é essencial para organizar e ajudar as equipes a ganhar produtividade de vendas. É uma ferramenta que permite fazer a gestão dos imóveis com qualidade e praticidade. Assim, seu time fica pronto para qualquer situação de compra e venda e realiza processos internos com mais rapidez.

Esse tipo de organização da imobiliária ajuda o gestor a ter todas as documentações em mãos de forma rápida e a traçar estratégias assertivas para otimizar as tarefas cotidianas dos corretores.

Ou seja, o CRM é eficiente no cotidiano de uma imobiliária e mais assertivo do que um controle feito por planilhas, que podem não ser práticas e ficar inacessíveis aos funcionários quando estão fora do escritório.

  1. Use o funil de vendas na organização imobiliária

funil de vendas de uma imobiliária também precisa ser acompanhado de perto por gestores e corretores em cada etapa. É um método estratégico e essencial para alavancar as vendas de um negócio e ficar atento às novas oportunidades.

Para colocar em prática, é necessário gerenciar como está a jornada de compra dos clientes. Assim, a equipe descobre as necessidades e os desejos de cada um para abordá-los de forma assertiva para ter mais chances de fechar a venda.

Com o funil, fica mais simples saber qual a oferta ideal para cada perfil e se o lead está próximo da tomada de decisão ou se precisa de abordagens mais estratégicas para auxiliá-lo no processo.

  1. Otimize a gestão da carteira de imóveis

Gerenciar a carteira de imóveis e clientes é organizar todas as informações, todos os registros e os documentos essenciais para simplificar o dia a dia dos corretores.

Faça o cadastro dos imóveis, registre a circulação de chaves, que é um problema comum em imobiliárias e que pode ser o diferencial da sua equipe. Além disso, monitore a expansão da carteira escolhendo ferramentas que evitam o retrabalho na busca por dados.

Nesse caso, é preciso manter a gestão imobiliária o mais organizada possível, com uma carteira de imóveis acessível e focada no ganho de produtividade das equipes. Isso significa atualização constante.

  1. Faça a análise de relatórios

Você sabe como identificar oportunidades de melhoria de processos quando os times não acompanham métricas de vendas por meio de relatórios imobiliários? Fica realmente difícil.

Com a geração de relatórios, é possível visualizar informações de forma prática e rápida, promovendo a organização imobiliária. Essa é uma dica importante, pois ajuda a entender o alto volume de dados de seu negócio e fazer uma análise com foco na otimização de processos e vendas.

Com esse tipo de organização imobiliária, todos os setores também passam a ficar mais bem orientados rumo a tomadas de decisão assertivas. Além disso, o gestor consegue analisar as métricas e saber quais pontos precisam de melhorias para ampliar as chances de sucesso da imobiliária.

Acompanhar as métricas é muito importante para entender como anda o funcionamento de seu negócio.

  1. Otimize suas negociações

otimização das negociações está diretamente ligada à organização imobiliária. Quem se enrola nas tarefas básicas perde oportunidades incríveis de vendas.

Para enfrentar esse desafio, controle os contratos em um sistema de gestão. É uma forma de garantir um acesso rápido à negociação de compras, vendas ou locações. 

Basta colocar todas as informações em um banco de dados e demonstrar que sua imobiliária sabe gerenciar bem os negócios. E não se engane: os clientes percebem a agilidade de sua gestão.

Tendo a tecnologia como aliada da sua imobiliária, fica mais fácil conduzir as negociações e se tornar mais eficiente com o controle das propostas.

  1. Tenha assinatura eletrônica

Os dados em formato eletrônico de contratos imobiliários tornam o processo de fechamento mais prático e rápido, dois pontos fundamentais nesse mercado. Por isso, ter um ambiente digital à disposição com uma assinatura de validade jurídica ajuda a evitar desistências ou atrasos para renovações de contratos.

Tenha a assinatura eletrônica para imobiliária e assine qualquer tipo de documento de forma segura com essa alternativa tecnológica, validando com token ou certificado digital. Além disso, é uma ótima forma de diminuir burocracias que consomem o tempo de todos os envolvidos em uma negociação.

  1. Faça uma gestão horizontal

Já parou para ver o organograma de uma imobiliária? Há vários tipos de gestão e um deles é a gestão horizontal, que pode ser muito vantajosa para negócios imobiliários.

O modelo de gestão tradicional, com hierarquias de cima para baixo, afasta o poder colaborativo em uma imobiliária e impossibilita a integração de gestores e corretores. 

Já com a gestão horizontal, os times ficam mais produtivos e voltados a bater metas no processo de vendas. Isso porque os colaboradores assumem outro tipo de visão, lado a lado com os demais profissionais.

Ou seja, melhora a performance de suas equipes e faz com que o time tenha a sensação de pertencimento à empresa, já que são vistos, ouvidos e participam dos processos de melhorias.

Percebeu como dicas simples podem fazer toda a diferença no seu negócio e ajudar a aumentar vendas? Para entender melhor a tecnologia que está por trás do CRM, conheça a seguir a ferramenta que pode te ajudar em todas as etapas!

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