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Construção de patrimônio, preferência por casas e buscas por imóveis online: conheça as escolhas de moradia dos jovens

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Pesquisa feita pela Loft com a Offerwise ouviu moradores de São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

28 de fevereiro de 2025

Autor Imprensa Loft
Atualizado: 28 de fevereiro de 2025 6 min de leitura

A segunda edição do Índice de Confiança no Setor Imobiliário – Loft, que mede a percepção dos consumidores sobre o mercado imobiliário, revelou as preferências dos jovens adultos quando o assunto é moradia. E para essas pessoas, nascidas entre o final da geração millenial e o início da geração Z (ou seja, que tem entre 25 e 34 anos), a procura por um imóvel passa por algumas particularidades.

No consolidado das capitais analisadas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre), 16,4% dos jovens pretendem comprar um imóvel nos próximos 6 meses – índice ligeiramente maior do que a média de toda a população, que está em 14,3%.

Para eles, construir patrimônio (40,2%) e sair do aluguel (36,6%) são, respectivamente, os principais motivos para esta decisão. Segundo a pesquisa, 7 em cada 10 destes jovens comprarão o primeiro imóvel.

“Um ponto interessante da pesquisa é a construção do patrimônio ter sido elencada como um fator mais determinante que sair do aluguel. Conseguimos enxergar aqui uma característica de comportamento dessa geração, que já enxerga o imóvel como uma possibilidade de investimento”, explica Fábio Takahashi, gerente de Dados da Loft. “E como parte desses jovens fica mais tempo na casa dos pais, consegue acumular capital para esse investimento”, observa.

As preferências destes jovens também passam pelo tipo de imóvel: 74,4% desejam morar em uma casa. E em relação a região do imóvel, segurança (56,1%), proximidade a mercados, padarias e comércios (52,4%) e a tranquilidade do bairro (47,2%) são as principais preocupações.

“Essa também é uma escolha curiosa, já que mais da metade (56,1%) destes jovens pretende gastar até R$ 350 mil para a compra do imóvel – e geralmente o valor de casas é mais elevado nas grandes cidades. Além disso, as regiões que suprem as preocupações elencadas refletem bairros com uma qualidade de vida alta, que acabam sendo mais caros e podem frustrar as expectativas destes jovens”, argumenta Takahashi. “No consolidado de todas as faixas etárias da pesquisa, a título de comparação, 7 em cada 10 pessoas estão dispostas a pagar até R$ 800 mil”.

Um outro dado revelado pela pesquisa foi a forma como estes jovens estudam e buscam imóveis: 47,6% começam pelo site das imobiliárias.

“Conseguimos enxergar um movimento no mercado imobiliário de transformação digital justamente em busca deste público”, destaca Takahashi. “Cada vez mais vemos corretores e donos de imobiliárias investindo nos anúncios e no portfólio online, mostrando imóveis nas redes sociais e se transformando em influencers para atrair estas novas gerações tão acostumadas a consumir no meio digital”, completa.

O estudo, feito pela Loft, empresa de tecnologia e serviços financeiros para imobiliárias, em parceria com a Offerwise, empresa líder global em insights do consumidor, foi conduzido com 1.200 moradores das cidades de todas as idades, em uma amostra representativa das capitais. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, num intervalo de confiança de 95%.

O que você vai ler
  • Nos próximos 6 meses, você pretende fazer alguma dessas movimentações?
  • Qual dos motivos abaixo mais te motivam a comprar um imóvel?
  • Qual dos tipos de imóveis abaixo você pretende comprar, preferencialmente?
  • E quais são as características que você procura na região do imóvel desejado?
  • Qual o valor aproximado do imóvel que você pretende comprar?
  • Como você tem pesquisado ou pretende começar a pesquisar por imóveis?

Nos próximos 6 meses, você pretende fazer alguma dessas movimentações?

IntençãoTotal18-2425-3435-4445-5455 ou mais
Pretende alugar 6,1% 7,7% 6,4% 7,1% 6,1% 3,8% 
Pretende comprar 14,3% 16,8% 16,4% 17,7% 10,7% 11,4% 
Tem imóveis para venda ou locação 17,0% 10,5% 13,2% 17,9% 18,6% 21,6% 
Não vai alugar, comprar, vender ou locar 68,6% 68,5% 68,7% 65,9% 70,1% 69,5% 
Fonte: Loft/Offerwise

Qual dos motivos abaixo mais te motivam a comprar um imóvel?

Motivo25 a 34 anos
Deixar de pagar aluguel 36,6% 
Queda no valor do(s) imóvel(is) 4,9% 
Momento oportuno 15,9% 
Desejo de fazer um investimento seguro  (para diversificar minha carteira de ativos) 9,8% 
Desejo de fazer um investimento seguro (não me sinto seguro em deixar o dinheiro parado em uma conta bancária) 11,0% 
Construir um patrimônio 40,2% 
Vou casar/Casei 14,6% 
A família aumentou/vai aumentar 14,6% 
Minha situação financeira melhorou e desejo um imóvel melhor 17,1% 
Outro motivo 6,1% 
Fonte: Loft/Offerwise
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Qual dos tipos de imóveis abaixo você pretende comprar, preferencialmente?

Tipo de imóvelTotal25 – 34 anos
Apartamento de até 2 quartos 28,2% 22,0% 
Kitnet/Estúdio 9,7% 7,3% 
Casa 59,2% 74,4% 
Casa em condomínio 23,5% 19,5% 
Casa geminada 17,0% 19,5% 
Chácara/sítio/fazenda 16,7% 14,6% 
Apartamento com mais de 2 quartos 23,8% 17,1% 
Outro 4,4% 2,4% 
Fonte: Loft/Offerwise

E quais são as características que você procura na região do imóvel desejado?

Características25-34 anos
Bairro tranquilo 51,2% 
Mercado/Padaria/comércio nos arredores 52,4% 
Perto de trem/metrô 23,2% 
Perto de ponto de ônibus / linha de ônibus específica 34,1% 
Segurança 56,1% 
Perto da família 32,9% 
Rua silenciosa 26,8% 
Próximo ao meu trabalho 35,4% 
Próximo a vias de acesso (avenidas, rodovias etc) 25,6% 
Bairro conhecido/tenho familiaridade com o bairro 29,3% 
Bairro perto de escola 26,8% 
Não sei 1,2% 
Outro 1,2% 
Fonte: Loft/Offerwise

Qual o valor aproximado do imóvel que você pretende comprar?

ValorTotal18-2425-34 35-4445-5455 ou mais
Até R$ 350 mil reais 42,8% 41,7% 56,1% 36,0% 41,5% 36,8% 
Entre R$ 351 mil a R$ 800 mil reais 25,8% 16,7% 18,3% 31,5% 29,2% 31,6% 
Entre R$ 801 mil a R$ 2 milhões de reais 11,7% 14,6% 6,1% 14,6% 16,9% 7,0% 
Mais de R$ 2 milhão de reais 2,3% 2,1% 3,7% 2,2% 1,5% 1,8% 
Não sei 17,3% 25,0% 15,9% 15,7% 10,8% 22,8% 
Fonte: Loft/Offerwise

Como você tem pesquisado ou pretende começar a pesquisar por imóveis?

Meios de busca25 – 34 anos
Na imobiliária (pessoalmente) 29,3% 
Através de uma rede social 19,5% 
Em um grupo de WhatsApp 9,8% 
Através de uma placa de “vende-se” no imóvel 20,7% 
Pedindo indicação de amigos/familiares 14,6% 
Através de um corretor 28,0% 
Em um leilão 11,0% 
Através de propaganda/anúncio em redes sociais 13,4% 
Presencialmente, andando ou passando pelas ruas de interesse 20,7% 
Perguntando a moradores na região do seu interesse 11,0% 
Sites de imobiliárias 47,6% 
Através de propaganda/anúncio em sites 25,6% 
Em um site que reúne várias imobiliárias 24,4% 
Em site/aplicativo de uma imobiliária 25,6% 
Outra forma 6,1% 
Fonte: Loft/Offerwise

Autor Imprensa Loft

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