Santo Agostinho: como é viver onde tudo acontece em BH

Compartilhar a notícia

05 de fevereiro de 2022

Atualizado: 05 de fevereiro de 2022 8 min de leitura
bairro-santo-agostinho-bh

Quem mora em Belo Horizonte sabe que a capital mineira oferece regiões dos mais variados perfis para se estabelecer. Mas o bairro Santo Agostinho, no coração de BH, consegue uma façanha: é um dos mais centrais e ao mesmo tempo um dos que têm maior qualidade de vida e infraestrutura para se morar. 

Com localização privilegiada, prédios modernos, inúmeras ofertas de lazer, gastronomia e comércio, o Santo Agostinho é aquela opção perfeita para quem quer morar perto de tudo, mas com qualidade, tranquilidade e segurança. Vamos conhecer melhor o que o bairro Santo Agostinho (BH) tem a oferecer para quem mora ou pensa em se mudar para lá.

Onde fica o bairro Santo Agostinho em BH

O Santo Agostinho é um bairro de classe média alta da Zona Sul de Belo Horizonte, coladinho no centro da capital de Minas. A localização do Santo Agostinho é bastante estratégica por estar pertinho do centro, mas ele ao mesmo tempo é um dos bairros mais nobres de BH, com qualidade de vida excelente, ótima mobilidade urbana, infraestrutura e muitas opções de imóveis residenciais de padrão mais alto. 

A poucas quadras dos principais pontos do centro, o Santo Agostinho é cercado por outros bairros importantes e centrais, como Prado, Gutierrez, Lourdes, Barro Preto, Savassi, Funcionários e Cidade Jardim. Dentro do bairro e no seu entorno também estão avenidas bem importantes da capital, como a do Contorno, Amazonas, Olegário Maciel, Barbacena e Álvares Cabral.

Para achar onde fica o bairro Santo Agostinho, nem precisa de muito esforço: é procurar a região mais central de Belo Horizonte no seu aplicativo ou site de mapas e você logo encontra esse bairro de formato praticamente triangular. Ele fica a poucas quadras a oeste da Praça da Liberdade, a principal da cidade. Confere só no mapa:

A localização do Santo Agostinho na região central de BH.

Central, moderno e prático

O Santo Agostinho ganhou esse nome após a construção do Colégio Santo Agostinho, em 1930, e se desenvolveu em sua fase urbana mais moderna somando um pouco de cada coisa: avenidas grandes ao redor, ruas arborizadas, edifícios residenciais altos, prédios comerciais imponentes e sedes administrativas/governamentais. 

Hoje, estão no Santo Agostinho construções importantes e bem variadas, como a Assembleia Legislativa de MG, a sede estadual do Banco Central, o shopping Diamond Mall, a sede social do Clube Atlético Mineiro, o edifício JK, o hospital Mater Dei e o edifício-sede da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). 

Agora que a gente viu onde fica o Santo Agostinho em BH, vale conhecer alguns apês que a Loft oferece por lá, não?

Como é morar no Santo Agostinho, uma das zonas mais agitadas de BH

De todos os bairros e zonas de BH, a região Centro-Sul concentra algumas das áreas mais nobres da cidade. E o Santo Agostinho se destaca dentro dela, sendo inclusive considerado um dos melhores bairros para se morar em Belo Horizonte. Seja pela praticidade enorme, pela infraestrutura super completa (perto de tudo que é necessário) e pela qualidade de vida que o bairro oferece. 

Infraestrutura, serviços e lazer

Hoje, o bairro Santo Agostinho tem uma das infraestruturas urbanas mais completas de Belo Horizonte - com todo tipo de serviços públicos e privados. No comércio, por exemplo, estão agências bancárias, farmácias, supermercados, padarias, academias, lotéricas e lojas, entre outros. No Santo Agostinho também está o shopping Diamond Mall, muito bem equipado. Quanto aos hospitais, a área tem o Mater Dei, o Felício Rocho e o São José. 

Para quem busca opções de educação, estão ali o tradicionalíssimo Colégio Santo Agostinho e outros que vão do infantil ao ensino médio, como os colégios Pio XII, Marconi e Bernoulli. Na região também ficam o Centro Universitário Unihorizontes e as Faculdades Santo Agostinho. E, bem pertinho, você também encontra outras faculdades particulares, cursos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e escolas técnicas.

Também não faltam opções de lazer: museus, centros culturais, cinemas, teatros e casas de shows. Entre eles, o Teatro Santo Agostinho, o Teatro da Assembleia e o Instituto Cultural Cecília Meireles. E, como não poderia faltar em BH, há muitos bares e restaurantes no bairro e em seus arredores, podendo ir até mesmo a pé!

Qualidade de vida, segurança e tranquilidade

Apesar da centralidade e da cara muitas vezes “comercial” do Santo Agostinho, o bairro tem muita qualidade de vida e um lado tranquilo para quem mora. Mesmo com tanta coisa que acontece nesse espaço central e cheio de prédios altos, o bairro também manteve um pouco de um clima mais nostálgico, sendo comum encontrar casas e prédios mais antigos e baixos.

O Santo Agostinho é bastante arborizado e tem opções para se exercitar ou fazer passeios na semana e nos fins de semana. Vale passear com os cachorros ou usar os equipamentos de ginástica no parque Rosinha Cadar, assim como também dá para descansar ou correr na Praça da Assembleia (Carlos Chagas), vendo os jardins de Burle Marx e a Igreja Nossa Senhora de Fátima. Ali também ocorrem atividades culturais e oficinas.

Ah, e além de boa parte da população do Santo Agostinho ser formada de famílias, os indicadores de segurança na região são considerados acima da média de outras zonas de BH, ajudando a dar ainda mais tranquilidade para os moradores.

assembleia-legislativa-bh
A Assembleia Legislativa e o projeto paisagístico de Burle Marx dão a cara da Praça Carlos Chagas (da Assembleia).

Mobilidade

Nem precisa dizer, mas ir, vir e transitar pelo Santo Agostinho são coisas super fáceis: as ruas e avenidas são asfaltadas, bem sinalizadas e também ficam bem iluminadas à noite. Pela Avenida do Contorno, que margeia o bairro, facilmente se acessa outras partes mais distantes da cidade. Há ônibus para várias partes da cidade, também, e muitas atividades podem simplesmente ser feitas a pé para quem mora por ali. 

Custo

Como dá para ver, o Santo Agostinho em BH tem ótima infraestrutura, qualidade de vida, um comércio bem aquecido e vários imóveis de alto padrão, qualidades que o diferenciam e agregam bastante valor. Dá para imaginar, naturalmente, que os preços dos imóveis sejam mais altos que a média – mas, ao mesmo tempo, com uma boa capacidade de valorização, caso você cogite vender mais para a frente.

Apartamento à venda em Santo Agostinho (BH): onde acho boas opções?

Dentro de BH, o Santo Agostinho é um bairro com muitas possibilidades de se achar um apartamento lindo, perto de tudo e com muita qualidade de vida. De uma coisa a gente sabe: vale dar uma olhada em alguns exemplos de apês listados na Loft em algumas ruas importantes dele, com diferentes perfis, para ter um gosto de como é o mercado imobiliário no bairro.

No Santo Agostinho, a Loft tem listadas várias opções de coberturas, de apês com pelo menos duas vagas de garagem, com o condomínio tendo piscina ou até mesmo unindo salão de festas e quadra! Ou seja, oportunidades de sobra.

E, comprando com a Loft, você já sabe o que tem na palma da sua mão na hora de se planejar: 

  • Um catálogo personalizado de apês, com a documentação em dia e tudo previamente conferido e com descrição verificada
  • Busca personalizada por cidade, bairros preferidos, preço, quantidade de cômodos, tipo de imóvel, comodidade, condomínio, gastos mensais, metragem e a possibilidade de filtrar por propriedades Loft (compradas e escolhidas a dedo pela Loft, prontas para morar e com uma experiência diferenciada – da primeira visita à entrega das chaves)
  • Fotos de qualidade de todos os cantos do apê, e ainda a possibilidade um tour 360º direto da telinha, sem sair de casa
  • Agendamento de visitas diretamente pelo app
  • Financiamento facilitado com nossa assessoria gratuita e especializada

A gente tem certeza que o apartamento que você busca está à venda no bairro Santo Agostinho, no coração de Belo Horizonte. Bora realizar esse sonho?

Especialista de SEO e conteúdo com mais de uma década de experiência em agências de publicidade, mercado financeiro e decoração. Já trabalhou com grandes marcas como Itaú e Banco Pan, além de ter sido empreendedor. Possui MBA em Marketing pela FGV e pós em Gestão de Produtos Digitais pela BBI Chicago.

Veja também

lavanderia dentro armario sala estar marcenaria

Morar com estilo

24 de junho de 2022

Inspiração: A lavanderia deste apê fica dentro do armário da sala de estar

plantas apartamento sala vaso pleomele

Morar com estilo

23 de junho de 2022

Plantas e folhagens para apartamento: 10 opções para você cultivar

SBPE Sistema Brasileiro de Poupanca e Emprestimo

Mercado imobiliário

22 de junho de 2022

SBPE: saiba o que é e para quem vale a pena

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.